MH Magazine WordPress Theme

O que é banda larga?

o que e banda largaJá faz um certo tempo que a internet banda larga vem substituindo a internet discada.

Apesar da popularização da banda larga, muita gente se confunde ao explicar o que, de fato, é essa tecnologia.

Há pessoas que arriscam dizer que a banda larga é “concorrente” ou diferente da 3G e etc. Mas na verdade a conexão 3G, assim como a conexão a cabo, é um dos tipos de conexão à internet banda larga!

Pois bem… Para acabar de vez com essas dúvidas, decidimos escrever este artigo explicando definitivamente o que é banda larga.

O que é banda larga?

Banda larga é um termo utilizado para especificar a internet de alta velocidade. Ou seja, uma internet que suporta um grande tráfego de informações e que permite a execução com alto desempenho de conteúdos audiovisuais online, videoconferências e etc.

Pode ser considerada banda larga qualquer velocidade de conexão que ultrapasse 128KB para download e upload, que possua uma conexão estável e que dispense a ocupação da linha telefônica.

O que difere a banda larga da conexão discada?

Tudo, mas principalmente:

  • Velocidade – a velocidade e a capacidade de processar grandes volumes de informações são significativamente maiores na banda larga.
  • Estabilidade – ou a falta dela, no caso da conexão discada. Já a banda larga tem a conexão mais uniforme.
  • Ocupação da linha telefônica – se você ainda utiliza conexão discada, com certeza deve se incomodar bastante com o fato de não poder efetuar e receber chamadas no telefone fixo quando o computador está conectado à internet.
  • Preço – OK, tudo bem que o preço da banda larga do Brasil ainda está em fase de redução, mas comparada ao preço da conexão discada, sem sombra de dúvidas a banda larga é muito mais econômica.

Principais tipos de conexão banda larga

Existem vários tipos de conexão banda larga, vamos ver os principais:

Tipos Prós Contras

Internet a cabo

Tem transmissão de dados por meio de cabos digitais ou aproveitando cabos de linhas telefônicas comuns, isso permite altas velocidades de tráfego.

Alta velocidade

Conexão estável

Cobertura limitada

3G/4G

A transmissão é sem fio e feita através de um modem 3G ou 4G que pode ser acoplado em notebooks, propiciando o acesso em movimento.

Entenda mais em “O que é internet 3G?“.

Ampla cobertura

Possibilita grande mobilidade

Possui pouca estabilidade

Via rádio

Conexão sem fio, a transmissão do sinal é feita por antenas em locais estratégicos como no alto de prédios e torres.

Possibilita grande mobilidade Possui pouca estabilidade

Via satélite

Conexão sem fio, a transmissão depende de antena específica para recepção do sinal.

Possibilita grande mobilidade alto custo

Possui pouca estabilidade


dicaPrefira a tecnologia a cabo se você tem o costume de utilizar muito a internet: fazendo downloads, assistindo vídeos, jogando online e etc. E para ter mais mobilidade dentro de casa e acessar à internet de vários dispositivos, configure uma rede Wi-fi.


Segurança

Para navegar com segurança: realizar compras online, fazer transações bancárias e proteger suas senhas é preciso tomar algumas medidas de segurança.

Para proteger seu dispositivo contra vírus e demais invasores,  independentemente do tipo de conexão (3G, a cabo, via satélite ou via rádio), verifique se sua operadora possui algum serviço de segurança de dados.

Algumas operadoras possuem antivírus grátis para clientes, são elas:

 

algar Gratuito.
Claro Gratuito por 30 dias.
Oi Gratuito.
Vivo Gratuito por 60 dias.

 

Ainda não entende os termos: kbps, MB, ADSL, download, upload e etc? Acesse o Glossário Explica Telecom e entenda o significado dos principais termos de telecom!

Para verificar quais operadoras possuem internet banda larga disponível para sua região, acesse o nosso Verificador de Cobertura.

Be the first to comment

Leave a Reply