MH Magazine WordPress Theme

5 coisas que você faz que comprometem a velocidade da sua internet

velocidade da internetVocê já parou pra pensar que a baixa velocidade da internet da sua casa pode não estar, necessariamente, ligada ao plano contratado ou à qualidade de sinal da operadora?

Ok, pode ser que o seu problema seja mesmo o plano ou a operadora.

Mas, para certificar-se disso, é importante que você confira a lista com as 5 coisas que você pode estar fazendo, que comprometem a velocidade da sua internet fixa.

Veja agora:

5 coisas que você deve parar de fazer para melhorar a velocidade da internet

1. Navegar na internet com inúmeras janelas abertas

Está aí uma coisa que muita gente faz sem ter ideia de que isso compromete a velocidade da internet. Navegar com muitas guias e janelas abertas no navegador pode afetar não apenas a velocidade da sua internet, mas também a memória RAM do seu computador.

Portanto, ao acessar a internet, opte por deixar abertas somente as páginas que você esteja utilizando.

2. Ouvir música e assistir a conteúdo online em vez de fazer o download

Você sabia que, enquanto assiste a vídeos e ouve músicas online, você está consumindo largura de banda da sua internet? Logo, você está comprometendo a velocidade da internet para realizar outras ações.

Caso você tenha costume de ouvir as mesmas músicas e assistir a vídeos online – principalmente no YouTube -, prefira fazer o download dos seus conteúdos favoritos para acessá-los offline.

Isso evitará que você consuma boa parte do seu pacote de dados (caso sua internet seja limitada), além de melhorar o desempenho e a velocidade da sua internet.

3. Utilizar uma versão muito antiga de um navegador

Como as versões antigas dos navegadores não foram adaptadas para suportar mecanismos que viriam posteriormente, é bem provável que, com o passar do tempo, você perceba uma certa redução na velocidade e na performance do seu navegador.

Para se livrar deste problema, basta atualizar o seu navegador para a versão mais recente.

No item ‘6‘ do artigo “Como deixar a internet mais rápida utilizando 9 métodos confiáveis“, disponibilizamos os links para download das versões atuais dos principais navegadores: Internet Explorer, Google Chrome, Firefox e Safari.

 4. Não certificar-se da existência de vírus ou malware no computador

Outro problema que também pode afetar a velocidade da internet é a existência de vírus ou malware no computador.

Se você não costuma certificar-se da existência de vírus e outros invasores, é melhor repensar. Realize uma varredura pelo antivírus em seu computador e tente detectar a existência de algum programa/arquivo que você não tenha instalado ou de fonte duvidosa e exclua-o.

Caso você não possua um antivírus, verifique quais operadoras possuem internet com antivírus grátis e considere fazer uma migração.

Das principais operadoras de internet do Brasil, as que possuem antivírus grátis são:

algar Gratuito.
Claro Gratuito por 30 dias.
Oi Gratuito.
Vivo Gratuito por 60 dias.

5. Conceder acesso a muitas pessoas

Dividir internet com muitas pessoas é, sem dúvidas, uma das causas da internet lenta, a menos que você tenha um plano ilimitado e de alta velocidade.

Quanto mais pessoas utilizarem a mesma conexão, menor será a velocidade da internet de todos os usuários e mais rapidamente será consumido o seu pacote de dados, no caso de uma internet limitada.


Neste caso, a solução é verificar qual tipo de internet melhor atende às suas demandas.

No Guia dos Serviços Ideais para seu Perfil  você pode conferir as características de todos os tipos de planos de Internet, Telefone Fixo e TV no Brasil, do mais barato ao mais caro, e verificar se a melhor opção é migrar para uma internet ilimitada e mais potente.


Esperamos que este artigo tenha sido útil para você!

Ah! Não se esqueça de que aqui no Explica Telecom você pode consultar grátis e online a cobertura de serviços e operadoras em sua região, basta clicar aqui.

Sobre Explica Telecom 229 Articles
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!

Be the first to comment

Leave a Reply