MH Magazine WordPress Theme

Hospedagem de site grátis: vale a pena?

hospedagem-de-site-gratisEstar na internet é pre-requisito para qualquer empresa. O primeiro passo a ser dado é ter uma página online. E antes de mais nada, é preciso definir qual será a hospedagem desse site. O processo normalmente se dá por meio de plataformas de hospedagem de sites, que podem ser gratuitas ou pagas. Conheça agora os motivos para contratar ou não uma plataforma gratuita:

Hospedagem de site grátis: vale a pena?

Para economizar, muitas pessoas abrem mão de um serviço pago e optam pelas hospedagens de site grátis. Grande parte destes usuários não sabe as vantagens e desvantagens em utilizar esse tipo de plataforma gratuita. Hoje vamos listar os benefícios e os malefícios que essa modalidade de contratação pode trazer para seu site.

Vantagens da hospedagem de site grátis

  • A primeira vantagem já está descrita no título deste tópico: o serviço é gratuito. Para colocar um site no ar em uma plataforma gratuita, muitas vezes basta fazer um cadastro com as redes sociais e iniciar o trabalho de personalização do layout. Para ter o seu site em funcionamento, não é necessário realizar nenhum tipo de pagamento – a não ser que o usuário deseje ter acesso às condições dos planos pagos.
  • Outra vantagem é a qualidade dos layouts gratuitos. Apesar de se tratar de uma hospedagem de site grátis, é possível criar uma página com um design responsivo e detalhado utilizando apenas os layouts da plataforma. Mesmo sem cobranças, portanto, o site da plataforma gratuita pode ter uma alta qualidade visual.

Desvantagens da hospedagem de site grátis

  • Uma das maiores desvantagens da hospedagem de site grátis é a falta de estabilidade. Por não realizar cobranças, o número de páginas cadastradas pela plataforma tende a oscilar muito. Com um número extenso de sites e uma plataforma que não comporta grandes quantidades de acessos, é muito comum que páginas fiquem fora do ar. Para uma empresa, a instabilidade pode representar uma queda de visitas e uma desistência crescente de contato. Por que eu devo contratar a melhor hospedagem para minha empresa?
  • Outra característica bastante incômoda na hospedagem de site grátis são os anúncios. Já que a renda não vêm dos usuários da plataforma, a empresa compensa com a exposição de anúncios. Isso implica no comprometimento do design, uma vez que esses anúncios nem sempre estarão relacionados ao segmento da sua página.
  • Por fim, um problema significativo na hospedagem de site grátis é o domínio. Diferente dos planos pagos, nas plataformas gratuitas você não consegue ter acesso a um domínio totalmente personalizado. Isso significa que o endereço do seu site provavelmente conterá elementos como o nome da plataforma utilizada. Além de ter um resultado estético maléfico para a página, endereços deste tipo costumam ser mais difíceis de decorar e, por isso, sofrem as consequências na redução de acessos. O que você deve observar ao escolher a hospedagem de domínio do seu site?

Precisa de ajuda para escolher a melhor hospedagem? Clique aqui.

Sobre Explica Telecom 358 Articles
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!

Be the first to comment

Leave a Reply