MH Magazine WordPress Theme

Como vender pela internet? – Descubra em 3 passos

Como-vender-pela-internetVender pela internet é, essencialmente, o mesmo que vender em uma loja física. Mas é preciso ficar atento, pois esse tipo de comércio possui características próprias que podem se tornar fatores de sucesso ou de fracasso. Pensando em ajudar quem quer migrar do mundo “real” para o mundo online e também para quem está entrando no mundo do comércio pela primeira vez, criamos um passo a passo para quem quer descobrir como vender pela internet. Confira os 3 primeiros passos e comece a vender o mais rápido possível:

Conheça seu produto e mercado

Para vender um produto, antes de mais nada, é preciso conhecê-lo a fundo. Se você já comercializa esse produto no mundo offline, provavelmente você já conhece cada detalhe dele. Nesse caso, não há necessidade de gastar muito tempo nessa etapa. Mas se você está começando a vender uma determinada mercadoria agora, esse passo é fundamental.

Vamos supor que você vai iniciar um e-commerce de roupas. Nesse caso, você precisa conhecer o material que as roupas são confeccionadas, por exemplo. O motivo é que seu cliente pode querer saber detalhes técnicos do produto no chat da sua loja e você precisará conhecê-lo muito bem. Ter segurança na hora de vender é fundamental para passar credibilidade para seu cliente.

Conhecer o mercado é outro ponto fundamental. Isso vale tanto para seus concorrentes quanto para seus fornecedores. No caso da concorrência, é preciso ficar atento, pois se você oferecer um valor muito mais alto, por exemplo, a chance do seu cliente ir para outro e-commerce é muito alta. Dessa forma, antes de colocar sua Loja Virtual no ar, é necessário conhecer a fundo tudo que seus concorrentes estão praticando.

Já no caso dos fornecedores, é preciso fazer uma pesquisa sobre quais são mais confiáveis, quais praticam o melhor preço, quais tem mais experiência, etc. A escolha do fornecedor pode determinar o sucesso ou fracasso do seu negócio virtual. Sendo assim, é preciso ser bem criterioso!

Leia mais: Como vender mais na internet – 3 dicas infalíveis

Planeje o lado financeiro e a logística

O bom planejamento financeiro irá impedir que o seu negócio feche as portas antes nos primeiros anos de existência. Nessa etapa você deverá projetar os gastos e receitas da sua empresa. Entre os gastos é preciso considerar o quanto você vai gastar com a manutenção do site, toda a parte de tecnologia, a compra de matéria-prima ou de produtos para revender, marketing, etc.

No lado da logística é preciso ficar atento aos dois pontos cruciais de um e-commerce: o estoque e a entrega.

Onde você irá armazenar todos os seus produtos? Quem irá administrar esse estoque? Você irá produzir várias unidades de cada produto? Quantas unidades serão? Será produzido uma grande quantidade inicial, ou serão produzidos poucas unidades por vez? Todas essas perguntas precisam ser respondidas antes de você iniciar seu comercio virtual.

Mas e a entrega? Ter um produto de qualidade e uma loja virtual atrativa sem ter como realizar a entrega desse produto não adianta. Nesse quesito você pode optar por duas opções: Correios ou transportadora. O serviço da estatal é aconselhável para o pequeno e médio empreendedor, que vende poucas quantidades. O órgão oferece, inclusive, um serviço exclusivo para varejistas virtuais.

Se você optar por utilizar o serviço estatal, procure uma plataforma de loja virtual que já tenha integração com os Correios. Isso irá te poupar muito trabalho, por isso, fique atento ao nosso próximo tópico: a plataforma!

Leia mais: Por que criar uma loja virtual para minha empresa?

Escolha a plataforma ideal

Este é um dos itens fundamentais para o bom desempenho de uma loja online. A plataforma é a base inicial de um negócio na internet e é através dela que o seu material será disponibilizado para os clientes. Portanto, avalie opções e faça uma excelente escolha.

Opte por plataformas que podem ser customizadas e atendam às necessidades dos clientes a longo prazo. Elas precisam garantir uma boa experiência de navegação e fornecer tudo o que seu negócio precisa.

Encontre opções que permitam integrações com as redes sociais, Mercado Livre, Correios e pagamento online via cartão de crédito. Este último item é fundamental para a sua loja, pois é através desta integração que você receberá pelo produto vendido.

Além disso, as integrações de pagamento atuam contra fraudes e protegem os dados pessoais dos visitantes e consumidores.

Quer encontrar a empresa de Loja Virtual ideal para você? Conheça a Melhor Plataforma E-commerce.

 

Sobre Explica Telecom 320 Articles
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!

Be the first to comment

Leave a Reply