MH Magazine WordPress Theme

Comprar Telefone Fixo ainda vale a pena?

comprar telefone fixoComeçamos a ficar em dúvida na hora de comprar telefone fixo com o boom da telefonia móvel. Nos últimos 5 anos, as operadoras de celular lançaram planos pré-pagos e pós-pagos com muitos atrativos para ligação, além dos indispensáveis pacotes de internet.

Mas e aí? Será que a era da telefonia fixa passou? Em pleno século 21, vale a pena comprar um plano de telefone fixo?

Bom, para responder, precisamos primeiro entender quais são as vantagens e desvantagens da telefonia fixa. Listamos aqui os pós e contras de contratar um plano de telefone fixo.

Desvantagens de comprar telefone fixo

  • Falta de mobilidade

Com o fixo você fica disponível somente no endereço de instalação. Além disso, como depende de instalação da operadora, escolhe um cômodo só para colocar o aparelho principal. Isso restringe o acesso para quem precisa falar com você. Se não estiver em casa ou estiver longe do aparelho, perde a ligação.

Claro que isso pode ser resolvido com os serviços de Identificador de Chamadas, que você vê o número chamador, e o Siga-me, que você pode direcionar as chamadas recebidas no Fixo para outro telefone. Além disso, pode instalar uma extensão da linha em outros cômodos da casa.

  • Tarifas mais caras para celular

A maioria dos planos de telefone fixo tem ligações ilimitadas para fixo intra-rede ou ligações mais baratas para outras operadoras. Para ligar para um celular, as tarifas geralmente são mais altas. Algumas empresas, como a Oi e a Net, oferecem pacotes de ligações ilimitadas do fixo para o celular, então vale pesquisar antes de contratar um pano.

Porque vale a pena comprar telefone fixo

  • Mais rápido para falar com quem está em casa

A mobilidade do celular é, ao mesmo tempo, vantagem e desvantagem. Principalmente para falar com pessoas mais velhas é melhor ligar no fixo. Apesar de você provavelmente fazer isso, nem todos ficam com o celular o tempo todo. Com o fixo você não tem problema de acabar a bateria, ficar no silencioso, ou não ver a ligação no momento.

  • Não fica sem créditos

Com certeza você já precisou fazer uma ligação do celular e descobriu que seus créditos acabaram. Pior ainda: recebeu a conta do plano pós-pago e percebeu que gastou demais.

Quando escolhe comprar telefone fixo,o  valor do plano é fixo e pode ter alteração somente se você fizer ligações ou adquirir serviços que não estavam incluídos no plano. A operadora Oi, por exemplo, oferece um plano chamado Oi Fixo Controle, no qual as ligações são bloqueadas quando atinge o limite, impedindo gastos extras. Além disso, você também pode fazer bloqueios de ligação para celular, à cobrar e para outros DDDs.

  • Mais vantagens para montar um combo

Já falamos aqui da Oi, provando que é bem melhor contratar um combo do que serviços separados. Quando você adquire um plano de telefone fixo, pode incluir internet banda larga e pacote de TV com descontos e mais benefícios.

  • Ligações mais baratas ou gratuitas para fixo

É muito fácil achar planos com ligações ilimitadas para fixo, inclusive com DDD. Indicamos o Oi Fixo Ilimitado, com ligações ilimitadas para fixo de todo o Brasil. É melhor dar preferência também para operadoras que disponibilizam serviços de Fixo e Móvel. Nos planos da Oi, por exemplo, você fala ilimitado do Fixo para celulares Oi por apenas R$5,00, pagos na própria conta do Fixo.

Conclusão

Sim! Vale a pena comprar telefone fixo!

Qualquer serviço ou produto que você queira comprar tem pontos positivos e negativos. O mais importante é pesquisar bastante antes de comprar. Apesar de estarmos acostumados com a praticidade do celular, o fixo nunca perderá seu espaço. Mesmo tendo um bom plano de celular, é importante e mais econômico também ter um fixo. Os dois não são rivais: eles se complementam!

 

Ainda não tem telefone fixo? Veja aqui a cobertura das operadoras para sua região.

Sobre Explica Telecom 358 Articles
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!

Be the first to comment

Leave a Reply