MH Magazine WordPress Theme

Reduza o valor da conta do seu fixo com essas 11 dicas efetivas

fixoVocê já parou pra pensar que mau uso do telefone fixo, falta de controle e escolha errada de um plano podem levar o valor da sua conta nas alturas?

Identificando alguns descuidos que já listamos você pode reduzir significativamente o valor da sua fatura.

Mas para te ajudar definitivamente, reunimos 11 dicas que farão uma boa diferença para o seu bolso!

11 dicas que irão reduzir significativamente a conta do seu fixo

1. Escolha um plano com benefícios que você realmente irá utilizar

Infelizmente, ao pedir uma linha de telefonia fixa, esquecemo-nos de analisar se realmente usaremos os benefícios ofertados. Assim pagamos um valor superior ao que pagaríamos se escolhêssemos um plano que oferecesse apenas o necessário.

Antes de contratar qualquer plano, a primeira coisa que deve ser feita é a análise dos benefícios. Por exemplo, se você não faz ligações DDI, não faz sentido escolher um plano com 300 minutos para ligações DDI.

2. Contrate pacotes de ligações para celular

Se na sua casa vocês fazem muitas ligações para celular, o que sem dúvidas pode aumentar o valor da sua conta do fixo, contrate um pacote extra com minutos de ligações para telefone móvel.

Mas como eu irei economizar contratando mais um pacote?

É simples. Boa parte das pessoas excede o consumo do seu plano e acaba pagando até mais do que se tivesse contratado um benefício extra por um valor fixo.

Por conta dessa oscilação, não há controle dos gastos, levando a um “valor surpresa” a cada fatura.

Existem operadoras que oferecem minutos de ligações de fixo para celular, por até 5 reais mensais. Com certeza é muito mais econômico do que pagar ligações excedentes, não é mesmo?

3. Evite atender chamadas a cobrar

Uma forma de reduzir esses gastos é rejeitando ou pelo menos evitando atender muitas chamadas desse tipo.


dica

Entendemos que, até em razão de importância ou emergência, não podemos ignorar chamadas a cobrar.

Por isso, indicamos o uso do serviço de identificação de chamadas, que a maioria das operadoras oferece gratuitamente. Ele é bastante útil para identificar se o número que está ligando é realmente importante.

Para utilizar esse serviço, você precisará de um aparelho identificador de chamadas, que pode ser encontrado por menos de R$10.


 4. Não ultrapasse os minutos contratados

Se você não possui um plano ilimitado, procure controlar o tempo das suas ligações ou continuará pagando valores excedentes na conta do seu fixo!

5. Troque a internet discada pela banda larga

A forma de cobrança da internet discada é feita de acordo com o tempo de conexão. Isso a torna mais cara que um plano de internet banda larga que, na maioria das vezes, possui um valor fixo. Além do mais, a velocidade e qualidade da banda larga são infinitamente superiores à discada.

Saiba o que é banda larga e conheça seus principais tipos em “O que é banda larga?“.

6. Fale nos horários com tarifas reduzidas

Caso seu plano não seja ilimitado, procure realizar chamadas nos horários com tarifas reduzidas e economize! Veja abaixo os dias e seus respectivos horários com tarifas reduzidas:

Horários com tarifas reduzidas
De fixo para fixo De fixo para móvel
Seg. a sexta: das 00h às 6h Seg a sábado: das 21h às 7h
Sábados: após as 4h Dom. e feriados: o dia inteiro
Dom. e feriados: o dia inteiro

Verifique com sua operadora mais informações sobre valores.

7. Utilize o código da sua operadora (quando necessário)

Os códigos das operadoras foram criados para indicar por qual operadora serão realizadas as chamadas não locais.

Geralmente quando usamos nesse tipo de ligação o código da operadora contrata dá para aproveitar tarifas especiais e ligações mais baratas.

Veja abaixo os códigos das principais operadoras do Brasil:

Operadora Código
algar  12
logotipo_da_claro  21
net  21
oi2 31 ou 14
tim 41
Vivo 15

8. Oriente sua família quanto ao uso do fixo

É preciso conscientizar a todos sobre o uso moderado do telefone fixo. Afinal, não adianta muito uma pessoa seguir todas as dicas e o restante dos moradores não, né!?

9. Saiba a operadora do número discado

Ligações para número de fixo ou móvel entre a mesma operadora têm promoções e condições especiais . Para aproveitar essas vantagens, é importante verificar a que operadora pertence o número discado.

Clique aqui para descobrir a operadora do número desejado.

10. Verifique planos similares de outras operadoras

Com o passar dos anos muitos planos das operadoras são atualizados, mas os clientes antigos não têm suas ofertas alteradas.

É importante verificar não apenas com sua própria prestadora se há algum plano mais econômico com as mesmas vantagens do atual.

Pesquise também planos similares de outras operadoras. Fazendo isso, você tem grandes chances de encontrar uma oferta significativamente melhor e mais barata do que a do seu plano atual.

Você pode verificar gratuitamente as operadoras disponíveis na sua região e solicitar um contato para conhecer os planos e serviços de cada uma no nosso verificador de cobertura:

 

11. Se necessário, faça a portabilidade do seu fixo

Se você seguiu todas as dicas dadas neste artigo e ainda assim continua pagando caro em sua conta de telefone fixo, considere mudar de operadora sem mudar de número através da portabilidade do fixo.

Gostou deste artigo? Leia também: Portabilidade Fixo: o que é?

Sobre Explica Telecom 320 Articles
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!

Be the first to comment

Leave a Reply