Antivírus no Celular: saiba como acabar com os vírus do seu celular

Antivírus no CelularMesmo o smartphone sendo responsável por mais da metade dos acessos à internet no Brasil, pouco se diz sobre os antivírus no celular.

Claro que as pessoas mal intencionadas por trás dos vírus querem atingir o maior número de usuários possível. Então, onde você acha que eles irão atacar mais? Exatamente: no celular!

O seu celular pode estar infectado por vírus!

Uma pesquisa feita pela empresa de segurança digital Kaspersky em maio de 2017, mostra que os vírus de celular são uma realidade! Foram detectados nada menos que 1.333 milhão ataques de vírus em celulares no mundo somente entre janeiro e março de 2017.

E para nós brasileiros a situação ainda fica um pouco pior:

Na listagem dos 10 países mais atacados por vírus para celular, o Brasil aparece no oitavo lugar. Os dez países mais atacados são, nesta ordem: Rússia, Índia, Alemanha, Estados Unidos, Ucrânia, Indonésia, Irã, Brasil, Inglaterra e Itália.

Já o estado mais afetado pelas infecções de malware para dispositivos móveis é São Paulo. A lista completa é a seguinte: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Paraná, Pernambuco, Distrito Federal, Pará e Rio Grande do Sul.

Quais são os tipos de vírus de celular

Os vírus de celular mais comuns nos celulares são chamados de Adware. Diferentemente de outros tipos de vírus mais elaborados, o Adware nem sempre quer roubar informações pessoais ou danificar o aparelho. Na verdade, a missão deles é instalar aplicativos pagos e exibir propagandas que trazem algum lucro para os criadores. Conheça mais detalhes:

  • Vírus que aumenta o número de propagandas dos sites

Ao se instalar no dispositivo, ele passa a apresentar o maior número de propagandas possíveis ao usuário. O criminoso ganha por cada clique que conseguir arrancar do dono do celular na propaganda. Como, em geral, a propaganda cobre toda a tela, o usuário acaba clicando na tentativa de fechá-la. Esse tipo de vírus pode infectar o seu celular a partir de downloads ou ao clicar em algum banner malicioso em sites não tão confiáveis.

  • Vírus que cadastra serviços que acabam com seus créditos

Em vez de roubar seus dados ou aumentar o número de propagandas nos sites, esse tipo de vírus cadastra subterraneamente o dono do celular em serviços que descontam valores semanalmente de seus créditos de celular. Esse tipo de vírus se contrai na instalação de um aplicativo. Veja um exemplo: quero instalar um joguinho de paciência. Procuro o arquivo na loja do Android, instalo e, junto com ele, vem o código malicioso, que vai colocar o Adware no seu dispositivo. A infecção acontece sempre a partir de um download.

Essas propagandas e apps que são instalados involuntariamente são mais inofensivos do que vários vírus existentes por aí. De qualquer maneira, ter isso presente no celular pode comprometer o desempenho do aparelho, o deixando muito mais lento e fazendo com que a autonomia da bateria vá por água abaixo.

Como evitar que o seu celular fique infectado

A guerra contra os vírus de celular segue o mesmo caminho que a guerra contra os vírus de computador.

De um lado estão as empresas de antivírus atuando diariamente para aprimorar seus softwares e garantir maior segurança para os usuários. Desse mesmo lado estão os usuários ficando cada vez mais atentos a atividades suspeitas na internet.

E do outro lado estão pessoas mal intencionadas fazendo o possível e o impossível para conseguir dados dos usuários com vírus cada vez mais avançados.

Para fugir dos vírus, é preciso ficar muito atento, pois a cada dia são criados novas formas de infectar o seu celular. Confira algumas dicas:

  • Só instalar aplicativos das lojas oficiais (Google Play e App Store);
  • Só instalar aplicativos bem cotados por outros usuários;
  • Utilizar os apps mais conhecidos e testados por muita gente;
  • Conferir se as permissões requisitadas pelo aplicativo são compatíveis com a função do app;
  • Nunca abrir links que não conhece (seja em e-mails, WhatsApp, etc);
  • Não modificar ou substituir arquivos do sistema;
  • Conferir sempre as atividades telefônicas de seu smartphone. Principalmente o registro de envio de mensagens de texto e débitos inesperados na fatura ou no saldo de créditos.

Nem nas lojas oficiais estamos seguros

Ainda em 2012, uma pesquisa afirmou existirem quase 12 mil vírus para o sistema móvel da Google. Até mesmo joguinhos disponíveis no Google Play escondiam adware. Já imaginou o nível que isso se encontra hoje?

Hoje, vários vírus se encontram nas lojas oficias de aplicativo disfarçados de apps comuns. No início de 2017 foram identificados ao menos sete adwares disfarçados de antivírus no sistema operacional Android. Ou seja, você abre a loja oficial de aplicativos e escolhe o antivírus no celular que te parece mais confiável. O resultado não poderia ser mais desastroso: além de não deixar o seu celular mais seguro, o app de antivírus na verdade era o próprio vírus!

Além dos vírus disfarçados de app, foram detectados ao menos 508 antivírus que levantaram o alerta vermelho no detector de adwares. Considerando que existem cerca de 4300 apps de antivírus na loja da Google, um usuário comum tem cerca de 10% de chance de instalar um vírus em vez de uma solução genuína de proteção para o sistema.

Por isso, é preciso ficar muito atento à marca que você vai escolher para o seu antivírus no celular.

Antivírus de celular 1

Como tirar os vírus presentes no celular

Para tirar os vírus do seu celular você tem duas opções:

  • Restaurar configurações de fábrica

Essa opção é indicada para quem está com o celular infectado em estado crítico. Se você tentou outras formas de retirar o vírus e não conseguiu, essa será sua última saída. Esse método só é indicado em casos extremos, pois isso irá apagar todos os dados do seu aparelho. Confira o passo a passo:

Passo 1: Acesse o aplicativo “Configurações” do seu dispositivo Android;

Passo 2: Procure pela opção “Fazer backup e redefinir”. Esta opção pode ter diferentes nomes dependendo da marca e modelo de seu aparelho;

Passo 3: Selecione “Configuração Original”. Esta opção pode ter diferentes nomes dependendo da marca e modelo de seu aparelho também;

Passo 4: Você agora vai ser avisado de que todos os dados do telefone serão deletados, então tenha certeza de ter guardado e feito backup de todos os arquivos;

Passo 5: Nesta tela você deve encontrar uma opção para também limpar o “Armazenamento Externo” ou o “Cartão SD”, dependendo do modelo está opção poderá vir com nomes diferentes. Recomenda-se que marque ela também, para apagar definitivamente tudo;

Passo 6: Clique em “Redefinir telefone” e o seu telefone irá reiniciar. Quando voltar, estará zerado como se tivesse acabado de sair da caixa, e livre dos vírus.

  • Instalar um antivírus no celular

Esse método é menos agressivo e também tem ótimos resultados. Ele é indicado para 99,9% dos casos de celular infectado com vírus. Agora a questão que não quer calar é: qual antivírus para celular escolher?

Todas as operadoras de celular oferecem antivírus como um serviço de valor agregado. Nós do Explica Telecom acreditamos que escolher um Antivírus da sua operadora é a melhor escolha a se fazer.

Como vimos ali em cima, existem vírus disfarçados de antivírus nas lojas oficias de app. Ou seja, é preciso ter muito cuidado nessa escolha. Por isso, ao escolher o antivírus da sua operadora, você terá certeza da procedência e qualidade.

Depois de algumas simulações, conseguimos escolher quais as operadoras com os melhores antivírus no celular. Algar Telecom, Claro e Nextel oferecem o mesmo antivírus, o Hero. Essa é uma ferramenta completa e muito interessante para quem quer proteger todos os dispositivos da casa. Conheça mais detalhes sobre o antivírus Hero.

Além disso, a maior parte dos antivírus no celular, como é o caso do Hero, oferece outras ferramentas que podem ser de interesse do usuário. Recursos para limpeza remota de dados importantes ou rastreamento do aparelho via GPS são apenas alguns dos serviços apresentados além do antivírus em si. Veja quais operadoras atuam na sua região e conheça o antivírus de cada uma antes de contratar!

Sobre Explica Telecom469 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!