Cobertura celular: o que você precisa saber para escolher sua operadora

cobertura celularQuando falamos em cobertura celular é muito importante saber se a operadora que está planejando escolher possui sinal em todos os locais que você precisa.

Muito mais que ter sinal em todos o lugares que você costuma ir, é essencial que ele seja de qualidade. Dessa forma você não vai ficar na mão quando mais precisar.

Por isso, estamos aqui para te ajudar. Mas o que você vai encontrar neste artigo?

  • Área de cobertura das maiores operadoras;
  • Qualidade de sinal 3G e 4G;
  • Dados da Anatel sobre a satisfação dos clientes com as maiores operadoras;
  • Passo a passo para verificar cobertura
  • Área de cobertura celular das operadoras

A cobertura celular das operadoras

Para que uma operadora possa atuar em uma cidade, a Anatel exige que ela cubra um mínimo de 80% da sua área urbana. Essa obrigação é acompanhada periodicamente pela Agência. Na prática, isso quer dizer que, em qualquer cidade que esteja, caso ela tenha cobertura de uma operadora você terá sinal na maior parte dela.

Confira agora quantos municípios cada operadora cobre:

Logo Algarlogo sercomtellogo timVivo logo
 Municípios atendidos1063.779 4103.40723.4613.762
Porcentagem da população coberta2,1%92,7%  47,2% 88,9% 0,3% 91,5%91,3%

Você notou que algumas operadoras possuem uma cobertura bem menor não é mesmo? Mas isso não é problema. Operadoras que atendem a poucas cidades têm se destacado muito na qualidade de sinal e atendimento nos rankings da Anatel.

  • Sercomtel: é uma empresa paranaense e sua cobertura móvel está disponível apenas nas cidades Lodrina e Tamarana;
  • Algar Telecom: atua em algumas regiões de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul;
  • Nextel: está presente em todos os estados brasileiros, mas cobre somente as principais cidades de cada um.

Sinais 3G e 4G

As operadoras estão na corrida para aumentar a sua área de cobertura. Elas têm investido cada vez mais para que o maior número de municípios sejam atendidos com o sinal 4G. Atualmente temos 2.654 cidades com sinal 4G no Brasil, isso representa 84% da população.

Sabe o motivo disso? O sinal 4G, ou de quarta geração, é muito melhor que o 3G. A velocidade de sua conexão pode chegar a ser dez vezes mais rápida que a 3G. Uma grande diferença para quem utiliza muito a internet pelo celular, não é mesmo?

Por isso, é muito bom verificar qual o sinal a operadora oferece para você. Vamos te ajudar a ter uma ideia de qual operadoras possuem esses sinais e em quantos municípios. Veja só:

Logo Algarlogo sercomtellogo timVivo logo
 Municípios com sinal 3G873.2514101.19822.8863.701
 Municípios com sinal 4G141.06210284 –1.4651.001

Comparando essa tabela com a anterior podemos perceber que o sinal 3G já é uma realidade na maioria dos municípios que as operadoras cobrem. A Nextel, por exemplo, oferece o sinal em todas as cidades que atua, em contrapartida, o número de locais com 4G ainda é bem baixo.

Tim é líder em número de municípios com o sinal 4G e a Vivo lidera a cobertura 3G. Confira qual operadora tem a melhor cobertura 4g.

Qualidade do sinal

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a cobertura celular das operadoras e os tipos de sinais oferecidos por elas você precisa saber mais a respeito da qualidade do sinal da operadora.

Anatel possui um ranking que avalia a qualidade técnica do serviço. Nesse gráfico é medido se as operadoras estão ou não cumprindo a meta estabelecida e entregando uma qualidade mínima de serviço.

A média entre as operadoras na pesquisa foi de 69,0%. Confira o resultado no gráfico ao lado.

Entre agosto e dezembro de 2016 a Anatel realizou outra pesquisa, dessa vez com os clientes das maiores operadoras, para avaliar a satisfação geral com relação ao serviço prestado. O resultado você pode conferir neste gráfico:

satisfação geral anatel

O que podemos ver com nesse gráfico?

As notas dadas pelos cliente para a sua operadora. Ou seja, nele você se as pessoas estão satisfeitas ou não com o serviços que estão recebendo.

A direita há a média das notas em 2015 e 2016 e a diferença entre os dois anos. O ranking ficou dessa forma:

  1. Vivo: 7,03
  2. Nextel: 7,02
  3. Claro: 6,93
  4. Algar: 6,91
  5. Tim: 6,81
  6. Oi: 6,24

Atendimento ao cliente

Muitas pessoas não levam essa questão em conta, mas é um detalhe muito importante. É sempre bom contratar uma operadora que esteja disposta a resolver o seu problema repidamente quando algo acontecer.

A Anatel faz mensalmente uma pesquisa para medir o Índice de Desempenho no Atendimento (IDA). Nessa pesquisa são avaliados pontos como a quantidade de reclamações, a rapidez em responder a elas e quantas reclamações voltam a ser feitas.

Quanto maior a nota, melhor o atendimento e resolução das reclamações. Confira os gráficos:

Telefonia móvel

Passo a passo para verificar cobertura celular

 

Você já tem quase todas as informações para escolher a melhor operadora para você. Só falta aprender a consultar a cobertura celular de sua região e ver quais operadoras estão disponíveis.

Por isso vamos te dar um passo a passo ensinando a verificar a cobertura da sua região utilizando nosso simulador. Veja:

  1. A primeira coisa a ser feita é abrir nosso Simulador. Ele pode ser encontrado em nossa barra de menus, na parte superior do site:
  2. O próximo passo é inserir o CEP de todos os locais que você frequenta e verificar qual operadora está presente em todas. Caso esteja com dúvidas em relação aos CEPs você pode procurá-lo no site dos Correios através do endereço.passo 2
  3. Ao inserir o CEP aparecerão todas as operadoras disponíveis e os serviços que elas oferecem para sua região:passo 3
  4. Quando você seleciona o serviço desejado um box aparece. Preencha os seus dados e receba uma ligação gratuita com mais informações sobre os serviços escolhidos.passo 4

Viu como é fácil consultar a cobertura celular da sua região? Faça o passo a passo quantas vezes achar necessário para encontrar a operadora ideal para você.

Mas, o que posso concluir com essas informações? 

Sabemos que são muitas informações para avaliar antes de escolher a melhor operadora. Por isso, a primeira coisa é descobrir as operadoras disponíveis para você, consultando a cobertura.

Depois de ver quais operadoras têm sinal onde precisa, avalie o que é mais importante: ter um sinal de melhor qualidade, ter cobertura em vários locais (inclusive os que você não vai muito) ou ter um atendimento melhor.

Coloque tudo na balança e pesquise também os planos oferecidos. Conheça bem os planos pós-pago e os planos controle e faça a escolha que atender melhor às suas necessidades.

  Consulte Cobertura

 

Sobre Explica Telecom469 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!