Como abrir uma loja virtual em 5 passos

como-abrir-uma-loja-virtualComodidade, preços competitivos e ausência de custos com estrutura física são apenas alguns dos benefícios de se ter uma loja online. A boa notícia é que há como abrir uma loja virtual sem gastar muito e, ainda assim, contar com uma estrutura bem organizada. Mas por que criar uma loja virtual?

Como abrir uma loja virtual

Pode parecer simples. Afinal, muitos pensam que basta lançar um site e começar a vender, não é mesmo? Porém, para dar certo, é preciso pensar em uma série de pontos para garantir o sucesso do seu negócio e um aumento significativo no seu faturamento.

1. Saiba o que vender

Você já deve ter uma ideia do que oferecer, mas é essencial que tenha em mente algumas questões. Avalie se o produto precisará ser enviado fisicamente, se há necessidade de ter um estoque ou se serão produtos exclusivos.

Caso o produto seja de criação própria, certifique-se de que exista capacidade de produção para suportar qualquer tipo de demanda. Se o produto não for fabricação própria, estabeleça um bom relacionamento com os fornecedores e fabricantes.

Ofereça produtos originais e pesquise a concorrência. Reflita! Por que o consumidor deverá comprar/contratar seus produtos e serviços se existem 500 iguais? Inove no atendimento e conquiste seu espaço!

2. Crie um plano de negócios

Saiba exatamente quanto você poderá gastar para a implantação da loja virtual e coloque no papel todos os seus custos atuais, como produção, impostos, salário de funcionários (caso aplicável), custos de entrega e demais itens indispensáveis para o bom funcionamento do seu negócio.

Fuja da ideia de que tudo na internet é baratinho e que dá para fazer no improviso. O planejamento inicial é o carro-chefe para o sucesso de uma loja virtual e você precisará estar preparado para os investimentos iniciais.

3. Registre um domínio e contrate um serviço de hospedagem

O domínio é o endereço online do seu negócio. Escolha um nome que lembre a sua marca e que seja de fácil memorização. Se o nome desejado não estiver disponível, adicione uma pequena palavra ou coloque um traço para diferenciá-lo. É possível também receber sugestões de novos domínios próximos ao que você deseja.

A hospedagem é a responsável por armazenar todas as informações da loja virtual e disponibilizá-las na internet. É através dela que a sua loja poderá ser encontrada e acessada a qualquer momento e de qualquer lugar.

Estes dois itens são imprescindíveis para o funcionamento da loja virtual e podem ser contratados separadamente ou em pacotes completos que já possuem a plataforma de vendas online.

4. Escolha a plataforma ideal

Este é um dos itens fundamentais para o bom desempenho de uma loja online. A plataforma é a base inicial de um negócio na internet e é através dela que o seu material será disponibilizado para os clientes. Portanto, avalie opções e faça uma excelente escolha.

Opte por plataformas que podem ser customizadas e atendam às necessidades dos clientes a longo prazo. Elas precisam garantir uma boa experiência de navegação e fornecer tudo o que seu negócio precisa.

Encontre opções que permitam integrações com as redes sociais, Mercado Livre, Correios e pagamento online via cartão de crédito. Este último item é fundamental para a sua loja, pois é através desta integração que você receberá pelo produto vendido.

Além disso, as integrações de pagamento atuam contra fraudes e protegem os dados pessoais dos visitantes e consumidores.

Leia sobre a Melhor Plataforma E-commerce.

5. Cadastre os produtos

Após o fechamento do domínio, hospedagem e plataforma, está na hora de cadastrar os produtos e informações da sua loja. Após o cadastro, coloque a loja no ar, acompanhe os pedidos e sempre busque novas estratégias de divulgação para promover cada vez mais o seu negócio na web.

Agora você já sabe como abrir uma loja virtual, escolha entre loja virtual paga ou grátis.

Sobre Explica Telecom476 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário