Como economizar bateria do notebook?

como economizar bateria do notebookO ponto chave de se ter um notebook é a possibilidade de carregá-lo para vários lugares. Não precisar ficar o tempo todo conectado a um cabo de energia é uma grande vantagem desses aparelhos. Mas aí surge uma nova preocupação. Como economizar bateria do notebook para usar por mais tempo?

Aqui você vai encontrar dicas essenciais para fazer com que a bateria do seu notebook não descarregue tão rápido.

Assim, quando você não tiver uma fonte de energia por perto ainda conseguirá utilizar o seu notebook.

Como economizar bateria do notebook

O primeiro passo para começar a economizar a bateria do seu notebook é saber o que mais a consome.

consumo bateria notebookA tela, por exemplo, é a principal vilã. O LCD do seu notebook consome em torno de 43% da carga.

O restante fica dividido entre:

  • o hardware, que inclui o processo, placa mãe, placa de vídeo, enfim, o que faz o computador funcionar;
  • a rede, como a internet e outras conexões.

Para entender melhor, veja o gráfico ao lado.

Agora vamos às dicas para poupar a bateria do notebook!

 

1. Diminua o brilho da tela

Como dissemos e você pode confirmar pelo gráfico, a tela é o que mais consome a bateria do seu notebook. Então, a melhor coisa a se fazer é reduzir o brilho o máximo possível. Deixe somente o necessário para que você consiga utilizar o aparelho. Nada de deixar a tela bem luminosa, beleza?

Para fazer isso é bem fácil. A maioria dos notebooks tem essa opção bem acessível no teclado, basta pressionar o Fn e a tecla de função indicada (o F2, por exemplo):

2. Altere as opções de energia

Os fabricantes já conhecem a limitação das baterias dos notebooks e sabem como os usuários lutam contra ela. Por isso, eles vêm com uma opção predefinida exatamente com a finalidade de fazer com que a bateria dure por mais tempo. É o modo Economia de energia.

Habilite este modo sempre que desconectar o seu PC da tomada. Ele desativa automaticamente algumas funções e faz com que o consumo de energia diminua bastante. Você pode fazer isso clicando no ícone da bateria que fica em sua barra de tarefas:

Ou você pode ir pelo Painel de Controle, lá você consegue alterar algumas opções, como o tempo que a tela fica ligada. Confira o passo a passo:

  1. Abra o Painel de Controle;
  2. Clique em Hardware e Sons;
  3. Clique em Opções de Energia;
  4. Selecione o modo Economia de Energia;
  5. Aqui você pode personalizar as configurações clicando em Alterar configurações do plano.

 

3. Feche os programas que não está utilizando

Se não está sendo utilizado não há porque continuar aberto, certo? Agora não é hora de fazer mil coisas ao mesmo tempo. Já que você precisa que sua bateria dure o máximo possível, foque no que você realmente precisa fazer e reserve sua carga para isso.

Ter um milhão de coisas abertas ao mesmo tempo faz com que o processador do seu notebook precise trabalhar bem mais, logo, ele vai consumir a bateria rapidinho.


Melhore o desempenho do seu computador: aprenda como fazer uma limpeza no PC em 4 passos


 4. Tire os acessórios que não estão sendo utilizados

Uma coisa que pouca gente lembra quando quer economizar a bateria do notebook é de tirar os dispositivos que não estão em uso. Pen drives, cartões de memória, mouse USB e até fone de ouvido podem ajudar a sua bateria a acabar mais rápido.

Retire tudo que está conectado à toa. Dê preferência para o touchpad. Sei que ele pode ser bem ruim para determinadas tarefas, mas se você quer mais umas horinhas com seu notebook ligado talvez valha a pena fazer este sacrifício.

5. Desative Wi-Fi e Bluetooth

Se você está usando o seu notebook em um avião ou em um local onde não há rede de Wi-Fi disponível uma boa forma de poupar mais um pouquinho da sua preciosa carga é desligar o seu Wi-Fi.

Desligue também o bluetooth se ele não estiver em uso. Mesmo que não esteja enviando ou recebendo dados, esses dispositivos podem sugar sua bateria bem rápido, principalmente quando estão buscando redes próximas.

6. Evite programas e aplicativos pesados

Usar softwares pesados como jogos e editores de foto ou vídeo pode acabar com a sua bateria em pouquíssimo tempo. Como eles são bem exigentes, demandam de vários tipos de processamentos de diferentes componentes (placa de vídeo, CPU, tela, etc).

Fuja deles quando não estiver conectado a uma fonte de energia.


Evite que seus arquivos sejam perdidos, aprenda agora como fazer backup do seu computador e celular


7. Use o modo de hibernação

Uma alternativa se você vai parar de utilizar o notebook por um tempinho mas vai voltar logo é a hibernação. Esse processo desliga o computador e salva dados dos aplicativos abertos, assim você pode retomar suas atividades quando voltar.

Fazer isso é melhor do que usar o modo de espera porque ele só desliga o monitor, fazendo com que o disco rígido continue consumindo a bateria. Além do mais, processos agendados (como a procura de vírus, por exemplo) podem desativar o modo de espera e voltar a utilizar a bateria sem o seu conhecimento.

8. Evite assistir vídeos

Se você quer usar o notebook pelo maior tempo possível sem a necessidade de conectá-lo ao carregador, evite assistir vídeos. Netflix nem pensar, nessa situação.

Se for realmente necessário assistir a algum vídeo não use o modo tela cheia, ele consome ainda mais energia.

bateria

Agora que você já sabe como economizar bateria do notebook veja outras formas de melhorar o uso do seu aparelho. Veja coisas que você faz e comprometem a velocidade de sua internet e mude já esses hábitos.

Sobre Explica Telecom469 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!