Como entrar na internet: aprenda três métodos simples

Como entrar na internet

Para aproveitar tudo que a Internet tem para oferecer, o primeiro passo é estabelecer uma conexão. E existem várias formas de fazer isso. Confira o passo a passo de como entrar na internet pelo WiFi, modem 3 e 4G e pelo cabo:

Como entrar na internet via Cabo

Acessar a internet através de um cabo significa que você possui banda larga em casa. E se você adquiriu a internet de uma boa operadora, a instalação foi feita corretamente e esse passo a passo será mais fácil do que você esperava. Confira o passo a passo para uma conexão ADSL, a mais comum no Brasil:

Como entrar na internet - equipamentos para acessr interent ADSL1 – Certifique-se que a operadora de internet fez todas as configurações necessárias

Se a instalação da sua internet foi feita de maneira correta, você deverá ter acesso aos seguintes itens: modem (1),  microfiltro duplo (2), um cabo de telefone (3), um cabo ethernet (4), uma fonte de energia (5), um adaptador simples (6).

2 – Conecte o modem ao computador

Com o cabo ethernet (o cabo azul com duas pontas transparentes), conecte uma ponta ao modem e outra ao computador.

3 – Conecte o modem à tomada

A fonte de energia é o carregador que irá manter o modem ligado. Ligue uma ponta da fonte na tomada e a outra no próprio modem.

4 – Conecte o modem ou microfiltro

O microfiltro serve para garantir a qualidade tanto da linha telefônica quanto do sinal da internet. Você deve utilizar o cabo de telefone para conectar uma ponta no modem e a outra no microfiltro. Muitas vezes o esse filtro possui duas entradas, fique atento para inseri-la na saída do modem e não do telefone.

5 – Conecte o microfiltro à tomada de telefone.

Como entrar na internet via WiFi

Para quem não sabe, WiFi significa Wireless Fidelity (fidelidade sem fio) e foi registrado pela empresa WiFi Alliance. Após ter se tornado tão popular, chamamos de Internet Wifi qualquer internet sem fio que permite a conexão entre diversos dispositivos. Confira o passo a passo para acessar a rede WiFi de forma muito simples:

1 – Certifique-se que o computador que você está utilizando possui a função WiFi

Notebooks mais antigos ou computadores de mesa sem placa de rede sem fio podem não conseguir se conectar à internet sem fio. Então, o primeiro passo é saber se o computador que você vai utilizar possui essa função.

2 – Procure o ícone do WiFi na barra de tarefas da área de trabalho

Como entrar na internet - símbolo wifi (1)

Dependendo da marca e modelo do seu computador e sistema operacional, o símbolo que corresponde ao WiFi poderá ser diferente. Por isso, fique atento e procure pelos símbolos na imagem ao lado. Eles estarão posicionados no lado direito da barra de tarefas da área de trabalho. Ou seja, na parte inferior da tela, próximo ao relógio.

Se você não encontrar nenhum dos ícones na barra de tarefas da área de trabalho, pode ser que o computador que você está utilizando não possua WiFi.

3 – Selecione a rede que você deseja se conectar

Ao clicar sobre o ícone do WiFi, um menu irá aparecer. Nele, serão listadas as redes disponíveis para conectar. O próximo passo é clicar sobre o nome da rede na qual você gostaria de se conectar e, em seguida, clique em “Conectar”.

4 – Digite a senha da rede

É provável que a rede que você esteja tentando se conectar possua senha. Se sim, basta digitar a senha e pronto! Todo o conteúdo da internet já estará disponível para você. Mas se você estiver tentando se conectar em uma rede desprotegida, apenas ao clicar nela você já estará conectado. Não sendo necessário inserir senha. Descubra como mudar senha do wifi em 3 passos simples.

Como entrar na internet via mini modem 3 ou 4G

Como entrar na internet mini modem 3g (1)

Essa forma de se conectar à internet está ficando cada vez mais comum. Principalmente em cidades onde os planos de internet fixa não conseguem chegar. Nesses casos, a saída mais simples é comprar um mini modem 3G. Com essa solução é como se você estivesse acessando a internet do seu celular, mas através de um dispositivo plugado na entrada USB do seu computador.

O passo a passo para utilizar esse aparelho varia de acordo com qual operadora você contratou. Então, vamos a um passo a passo simples:

1 – Conecte o dispositivo no seu computador

Insira o modem 3G em uma entrada USB do seu computador. Elas estão localizadas na parte frontal e posterior do seu computador. Em seguida você verá que irá aparecer um ícone no lado direito da barra de tarefas da área de trabalho. Ele indica que um dispositivo USB foi conectado.

2 – Inicie a instalação

O programa de instalação do modem será iniciado automaticamente. Se isso não acontecer, clique no Menu iniciar e depois no Meu Computador. Agora dê um clique no arquivo de entrada USB para que a instalação comece.

3 – Configure o modem

Quando você utiliza esse tipo de conexão de internet pela primeira vez, você deverá configurar certos aspectos. Desde idioma até outras preferências mais complexas.

4 – Siga os passos de Instalação

Quando finalizar a instalação, clique duas vezes sobre o ícone que aparecerá na área de trabalho e pronto, você estará conectado à internet.

 

Continua com dificuldade para entrar na internet? Conheça o serviço de Assistência a internet e tenha um profissional qualificado para fazer isso por você!

Sobre Explica Telecom476 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!