Como fazer backup? Aprenda para computador e celular

como fazer backup

Já perdeu documentos importantíssimos, só porque o computador pifou? Se a resposta é sim, você precisa conhecer e saber como fazer backup! Isso vai salvar seus documentos definitivamente de quaisquer imprevistos com seus eletrônicos.

Entenda o que é e como fazer com passos simples e práticos.

O que é backup?

O termo backup pode ser traduzido para o português como “cópia de segurança”. Isso significa que, se você tiver backup dos seus arquivos mais importantes, eles estarão seguros em caso de perda dos originais.

Quem nunca ouviu (ou viveu) uma história de perda de arquivos? “O computador parou de funcionar e eu perdi todas os arquivos do trabalho” ou “meu celular foi roubado e eu perdi todas as minhas fotos” e assim por diante.

Realmente, histórias tristes sobre perda de arquivos são muito comuns.

O ditado  “melhor prevenir do que remediar”, parece que foi feito para esse tipo de situação. Quem trabalha constantemente com arquivos virtuais ou armazena documentos pessoais, como fotos, boletos ou até mesmo músicas, precisa saber como se manter protegido deste tipo de situação. Se você é uma dessas pessoas, aprenda já, todas as formas de fazer backup de arquivos.

Como fazer Backup do computador

Se você quer fazer backup de arquivos do seu computador, o ideal é armazená-los também em outro local e não no próprio computador. O motivo? É simples: se o seu computador for roubado ou der uma pane geral, se seus arquivos estiverem no armazenados em dois ou mais locais dentro do próprio computador, você irá perder os arquivos originais e o backup.

Por isso, você precisa usar  outras plataformas. Conheça as principais opções e como realizar a cópia de segurança em cada uma:

Backup por pendrive

como fazer backup - pen drive1

Pendrive é um dispositivo portátil para armazenamento de arquivos. Ele se conecta ao computador via porta USB. Para utilizar essa forma de backup você irá precisar verificar o tamanho da cópia de segurança para comprar um pendrive com espaço de armazenamento compatível.

O espaço de armazenamento pode variar de 500kb até 2tb. Essa última opção pode armazenar até 80 filmes em alta definição ou 1000 jogos. Já em fotos digitais de alta resolução, seriam 640 mil e em músicas 32 mil horas (ou quase 3 anos). Incrível, certo?

Para enviar os documentos do seu computador para um pendrive é muito simples. Confira o passo a passo:

1 – Conecte o pendrive no computador pela porta USB

2 – Escolha a pasta que você deseja realizar o backup

3 – Clique com o botão direito em cima dela

4 – Encontre a opção “Enviar Para”

5 – Escolha a opção “Disco Removível (F:)”

como fazer backup - pen drive 2

6 – Dependendo do tamanho da cópia de segurança, isso pode demorar alguns minutos

Ao escolher esse método de backup, você deixa seus arquivos mais importantes em um local seguro. E o melhor de tudo: pode levá-lo com você para onde for!

Backup por HD Externo

como fazer backup - hd externo

De forma simples, o HD externo funciona da mesma maneira que o pendrive. É um dispositivo de armazenamento de dados, mas ao contrário do pendrive, ele possui vários formatos para diferentes utilidades. Você pode adquirir um HD externo para funcionar como um pendrive, ou seja, levá-lo para vários lugares. Ou optar por um HD externo mais robusto para ficar somente dentro de casa.

Muitas pessoas utilizam esse dispositivo para fazer backup, mas outra função muito comum é armazenar os documentos que já não cabem no computador principal. Nesse caso, ele irá funcionar como uma parte do seu computador só que do lado de fora, conectado via USB. Também chamado de memória externa.

Para enviar os documentos do seu computador para um HD externo, o método é igual ao do pendrive. Confira o passo a passo:

 

1 – Conecte o HD externo no computador via USB

2 – Escolha a pasta que você deseja realizar o backup

3 – Clique com o botão direito em cima dela

4 – Encontre a opção “Enviar Para”

5 – Escolha a opção “Disco Removível (F:)”

como fazer backup - pen drive 2

6 – Dependendo do tamanho da cópia de segurança, isso pode demorar alguns minutos.

Backup em nuvem

como fazer backup - na nuvem

Essa forma de backup é o que existe de mais moderno. Nas duas opções anteriores, você ainda dependia de um dispositivo físico. E isso significa que seus arquivos estariam sujeitos a serem perdidos, roubados ou corrompidos. Já com o backup em nuvem, isso não é um risco. Essa forma de armazenamento de arquivos funciona da seguinte maneira: pela internet, você envia seus arquivos que deseja fazer backup para uma empresa guardá-los em um servidor remoto.

Ou seja, eles não estarão armazenados com você e sim com uma empresa especializada. E isso oferece um grande benefício: lembra quando você poderia levar os arquivos para onde quiser com o pendrive ou HD externo? No backup na nuvem você não irá precisar levar seus arquivos para nenhum lugar. Eles estarão disponíveis para você na internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo, em qualquer momento você poderá acessá-los.

E você nem precisará se preocupar com esquecer o pendrive ou HD externo. Muito prático, né?

Para enviar seus documento para a nuvem é tão simples quanto os últimos métodos. Entretanto, realizar esse backup irá variar de acordo com a empresa de backup que você contratar. Normalmente funciona da seguinte maneira:

1 – Abra o site da empresa que você vai utilizar

2 – Arraste os documentos que você desejar salvar

3 – Pronto! Seus documentos já estão seguros na nuvem

como fazer backup - na nuvem2

Leia também: 11 dicas de segurança na internet que você deve parar de ignorar imediatamente

Como fazer Backup de dispositivos móveis

Se você tem celular Android ou IOS, será muito fácil fazer backup dos arquivos. Confira o passo a passo abaixo:

Celular Android

O Android já conta com uma opção de backup automático integrada ao sistema através da conta Google. O recurso se chama “Fazer backup e redefinir” e serve para vários tipos de dados: contatos, notas do Keep, fotos, músicas do Google Play Music, emails do Gmail, arquivos do Drive, favoritos, histórico e senha do Chrome, dados do Google Calendário e a lista de aplicativos instalados.

como fazer backup - celular androidpng

O caminho para encontrar esse recurso é:

1 – Clique em configurações

2 – Clique em Fazer Backup e redefinir

3 – Habilite a função

Mas para essa função ficar do seu jeito, é preciso configurar quais informações serão sincronizadas automaticamente. Para definir isso, você deve seguir o caminho:

1 – Clique em Configurações

2 – Clique em contas

3 – Clique em Google

4 – Assinale quais dados deverão ser sincronizados

Muito simples, né?

Celular IOS

como fazer backup - celular IOS

O celular IOS também tem uma função para backup de fábrica. É o ICloud, já ouvir falar? Veja o passo a passo abaixo:

1 – Conecte o dispositivo a uma rede Wi-Fi

2 – Acesse Ajustes e toque em iCloud.

3 – Toque em Backup do iCloud. Verifique se a opção “Backup do iCloud” está ativada.

4 – Toque em Fazer Backup Agora. Continue conectado à rede Wi-Fi até o término do processo.

 

Leia também: Antivírus no Celular: saiba como acabar com os vírus do seu celular

 

A Algar Telecom oferece um serviço de backup muito interessante para clientes de internet. Quer saber mais sobre o Hero? Conheça mais detalhes sobre a Internet da Algar Telecom.

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