Como fazer uma limpeza no PC em 4 passos

como fazer uma limpeza no pc (2)

Vários itens podem comprometer a velocidade do seu computador. E nessas horas, é importante “arrumar a casa“. Para isso, aprenda como fazer uma limpeza no PC em 4 passos simples. Vamos lá?

Aprenda como fazer uma limpeza no PC

Para fazer uma limpeza no PC sem precisar formatar, o mais importante é aumentar o espaço do computador. Quanto mais espaço em disco ele tiver, mais rápido irá operar.

E o outro passo muito importante é acabar com os vírus que estão diminuindo a performance.

Vamos ao passo a passo:

1 – Faça backup de arquivos que você não está utilizando

Se o objetivo é abrir mais espaço no computador, o primeiro passo é fazer um backup dos arquivos mais pesados do seu computador. Você sabe o que é backup? Veja como fazer backup de várias formas.

Para esse tópico é muito importante tomar cuidado para não tirar arquivos que o computador precisa para funcionar. Foque em guardar em outro local os arquivos que você inseriu no computador. Não os que já vieram de fábrica ou que foram inseridos juntos com os programas que você instalou.

Foque em fazer backup dos seguintes arquivos:

  • Fotos
  • Músicas
  • Filmes
  • Documentos de texto
  • Apresentações
  • Planilhas

Os arquivos citados ali em cima não são utilizados toda hora, certo? Então você pode armazená-los em outro lugar e acessá-los sempre que necessário. Para isso sugerimos fazer um backup na nuvem. Isso significa, contratar uma empresa para guardar seus arquivos em um servidor remoto pela internet. Dessa forma, você poderá ter acesso a eles a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo. Veja o passo a passo abaixo:

A forma de realizar esse backup irá variar de acordo com a empresa que você contratar. Normalmente funciona da seguinte maneira:

1 – Abra o site da empresa que você vai utilizar;

2 – Arraste os documentos que você desejar salvar;

3 – Pronto! Seus documentos já estão seguros na nuvem.

como fazer uma limpeza no pc

2 – Se livre do lixo

Outro ponto importante para fazer uma limpeza no computador é manter somente o essencial. Ao longo dos anos, o computador irá acumular muitos arquivos que podem ser facilmente descartados. Veja como limpar o seu computador e o seu navegador:

Exclua arquivos desnecessários

Se você utiliza o Windows existe uma forma muito simples de deletar os arquivos desnecessários sem correr risco de apagar algo indevido. Confira o passo a passo abaixo:

  • Clique no botão “Iniciar” > “Todos os Programas” > Desça a barra de rolagem até encontrar o diretório “Acessórios” > Clique em “Ferramentas do Sistema” e selecione a opção “Limpeza de Disco”;

Limpeza de disco Windows - como fazer uma limpeza no pc

  • Selecione o disco em que deseja realizar a limpeza e clique em “OK”;
  • Marque as opções que você deseja deletar. Lembre-se de só marcar se tiver certeza de que os arquivos excluídos não farão falta ou afetarão o funcionamento do sistema. Para não haver qualquer problema, indicamos assinalar as opções:
    • Arquivos de internet temporários
    • Arquivos do relatório de erros do Windows
    • Lixeira
    • Arquivos temporários
  • Após selecionar os itens desejados, clique em “OK”;
  • Uma aviso de confirmação será exibido. Clique em “Excluir arquivos” para que o Windows inicie a limpeza de disco.

Limpe o cache do navegador

Quando você visita uma página web, o seu navegador precisa baixar todos os recursos que a página web exige. Isto inclui imagens, folhas de estilo, arquivos javascript e qualquer outra coisa presente na página. O cache é o lugar onde o seu navegador armazena cópias desses arquivos, desta forma ele não terá que baixá-los novamente da próxima vez que você visitar uma página que precise deles. Mas deixar o cache muito cheio pode ser muito prejudicial para a velocidade do seu navegador.

Sugerimos limpar o cache pelo menos uma vez por mês. Veja como limpar o cache do seu navegador.

3 – Desinstale programas inúteis

Muitas vezes, instalamos um programa necessário em um determinado momento e nunca mais usamos, certo? E como dissemos ali em cima, o que mais importa para fazer uma limpeza no PC é abrir espaço no disco.

Por isso, verifique se não existem alguns programas que você não esteja mais utilizando. Se a resposta for positiva, é uma ótima ideia desinstalá-los. Mas o passo a passo para esse item não é tão simples quanto parece. Não basta apenas clicar no programa e apertar “delete”. Veja como fazer da maneira correta:

  • Clique no botão iniciar do Windows;
  • Selecione a opção “Painel de Controle”;
  • Escolha a opção “Programas” > “Desinstalar um programa”;

como fazer uma limpeza no pc - desistalar arquivos

  • Escolha qual programa irá desinstalar e escolha a opção “Desinstalar”;
  • Pronto! Agora o programa foi devidamente desinstalado.

4 – Acabe com os vírus

Outro ponto que compromete (e muito!) o desempenho do seu computador é a presença de vírus. Para dar um basta nesse ponto, duas ações são muito importantes:

  • Não tomar atitudes que permitam a entrada de vírus no seu computador
  • Ter sempre um antivírus instalado para acabar com aqueles que conseguiram entrar

Os vírus podem deixar o computador lento e alterar a forma com que alguns programas funcionam. Se você identificar qualquer um desses indícios, inicie uma limpeza profunda com o seu antivírus. Se houver algo malicioso, o programa irá te informar e sugerir que você exclua o arquivo suspeito ou coloque-o em quarentena.

O passo a passo para realizar essa ação irá depender de qual antivírus você tem instalado no computador. Por isso, quando o assunto é vírus o mais importante é saber escolher o melhor!

Depois de realizar esses passos, seu PC irá melhorar bastante o desempenho. Mas e a sua internet? Também está lenta? Não adianta melhorar o desempenho do PC e não conseguir acessar a internet direito.

Quer saber como anda a sua velocidade? Faça o teste e veja qual a velocidade da conexão em poucos segundos:

 

como fazer uma limpeza no PC

Sobre Explica Telecom 431 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!