MH Magazine WordPress Theme

O que é fibra ótica? Veja agora o que é e para que serve

Quer saber agora o que é fibra ótica? A fibra ótica é um “fio” de vidro ou plástico muito transparente que é utilizado para transmitir dados em forma de luz de forma bem mais rápida que os tradicionais fios metálicos.


O que é fibra ótica

Precisando enviar uma quantidade cada vez maior de dados e cada vez mais rápido é que se percebeu a necessidade de um sistema mais eficiente que os cabos de cobre.

Assim, com muitas pesquisas, viu-se a possibilidade de utilizar a fibra ótica, pela sua capacidade de transmissão da luz com menos perdas.

Quer entender melhor o que é a fibra e por quê ela tem se mostrado bem mais eficiente para os sistemas de comunicação? Você veio ao lugar certo!

 

Neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é fibra ótica?
  2. Como funciona a fibra ótica?
  3. Diferença entre a fibra e os outros cabos
  4. Vantagens e desvantagens do uso da fibra
  5. Operadoras e a fibra

O que é fibra ótica?

Agora vamos te falar melhor o que é fibra ótica.

Ela é um filamento flexível de vidro, ou plástico. É muito fino, tendo a espessura um pouco maior que um fio de cabelo. Ela é utilizada como condutora de dados em forma de luz. Dessa forma, consegue transmitir dados de forma rápida em longas distâncias sem perdas e distorções.

A estrutura de um cabo de fibra ótica pode ser bem parecida com um cabo metálico comum, mas seu interior é que interessa. Antes de chegar à fibra de fato existem várias outras camadas:

  • Proteção plástica (cabo): é a parte exterior do cabo. Normalmente é feita de plástico e serve para proteger o fio de desgaste e ações da natureza. Faz a aparência dos cabos de fibra ser bem parecida com a de outros cabos de rede;
  • Fibra de fortalecimento: vem logo abaixo da proteção plástica. Sua função é proteger a fibra de impactos e torções. Sem ela, qualquer movimento brusco poderia causar a quebra da fibra de vidro e impedir a transmissão do sinal;
  • Revestimento interno: é um revestimento interno com função bem parecida com o revestimento anterior. Ele evita que as fibras de vidro sejam atingidas pela luz natural, que poderiam causar grandes interferências no sinal. Além disso, ele isola todos os impactos externos;
  • Camada de refração: essa é a camada que cobre o filete de fibra de vidro. Ela é responsável pela propagação de todos os feixes de luz, evitando a perdas do sinal durante o trajeto. E ela que faz com que a luz vá sendo refletida por toda a fibra até chegar a seu destino;
  • Fibra ótica: este é o filamento de fibra, e é por ele que a luz é transmitida e faz o seu trajeto até chegar ao destino.

Estrutura fibra ótica

 Como funciona a fibra ótica?

Agora que você já sabe o que é fibra ótica, vamos ver como ela funciona? Entender o seu funcionamento é bem tranquilo. Veja só:

A transmissão de dados nesse tipo de cabo é feita através da luz. Na extremidade do cabo é lançado um feixe de luz que vai percorrendo o cabo.

A camada de refração, que citamos acima, faz com que a luz vá sendo refletida dentro do cabo e percorrendo o filamento até a luz chegar ao seu destino.

Na imagem você pode ver o que seria a camada de refração em azul e o núcleo de fibra ótica com a luz, em vermelho, sendo refletida pelo cabo.

Como o vidro não sofre interferências externas dos sinais eletromagnéticos presentes no ar, a qualidade do sinal transmitido via fibra é bem melhor e mais rápido.

Para você ter uma ideia, em alguns testes ela alcançou a velocidade de 255Tbs. O que significaria se essa velocidade chegasse até a sua casa? Fazer downloads de arquivos pesados em questão de segundos.

Diferença entre a fibra e os outros cabos

A maior diferença entre a fibra ótica e os cabos tradicionais é a velocidade para transmitir as informações.

Outro ponto positivo de se utilizar a fibra é que, devido ao seu material isolante, ela não é afetada pelas interferências eletromagnéticas do ambiente externo. Isso quer dizer que não há distorções do sinal no trajeto, evitando perda de informações.

O seu sinal é mais difícil de ser desviado. A fibra corre menos riscos de grampos. Isso a torna ideal para empresas que querem manter seus dados seguros.

Veja a estrutura dos diferentes cabos de transmissão de dados:

Comparação cabos transmissão

 

Vantagens e desvantagens do uso da fibra

Como nem tudo são flores, vamos te falar quais são as vantagens e as desvantagens de se usar a fibra ótica:

Vantagens Desvantagens
Capaz de transportar grandes quantidades de informação Custo elevado de produção
Não sofre interferência eletromagnética Custo elevado de implementação
Matéria-prima (sílica) abundante Fibras óticas sem encapsulamento são muito frágeis
Segurança do sinal
Menos deterioração com o tempo que os fios de cobre (não enferruja)

Operadoras e a fibra

Vendo as vantagens de se utilizar essa tecnologia, as operadoras têm investido cada vez mais em utilizar a fibra em sua rede. Todos os serviços via cabo – internet, telefonia fixa e Tv por assinatura – podem utilizar essa tecnologia.

Entretanto, como utilizar a fibra ainda é um processo caro, a maioria das operadoras usam esses cabos apenas em parte do trajeto do sinal até a sua casa.

Para que o sinal seja transmitido em longas distâncias são necessários retransmissores para replicar o sinal. Assim, as operadoras utilizam a fibra ótica de onde o sinal é convertido em luz, o transmissor, até o meio do caminho, o retransmissor.

Quando chegam nos retransmissores são utilizados cabos metálicos para levar o sinal até a sua casa.

Algumas operadoras já estão oferecendo para algumas localidades o sinal através da fibra até a residência do cliente. É o caso da Algar em Nova Lima – MG.

Veja como funciona:

funcionamento transmissão de dados

Agora que você já aprendeu o que é fibra ótica e como ela funciona, que tal conhecer melhor os serviços que a utilizam? Saiba tudo sobre os combos de Tv, internet e telefone e o que você precisa observar antes de contratá-los.

Sobre Explica Telecom 361 Articles

Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!