5 dicas essenciais para economizar dados móveis

economizar dados móveisEstá cansado de ver a internet do seu celular acabando antes do fim do mês? As redes sociais, os aplicativos pesados e downloads fora da rede Wi-Fi são alguns dos grandes vilões da sua franquia. Para te ajudar a acabar com isso, preparamos 5 dicas essenciais para economizar dados móveis! Confira:

 

 


1) Use as redes Wi-Fi sempre que puder

Parece bobagem, mas a primeira dica para economizar dados móveis é: desligar a internet do seu celular e usar ao máximo as redes Wi-Fi disponíveis.

Hoje em dia, é bem mais fácil fazer isso, pois praticamente todos os restaurantes, lojas, shoppings e aeroportos oferecem rede Wi-Fi de livre acesso.

Além disso, a maioria das operadoras de celular, como a Oi, Tim, Vivo, Claro e Algar, disponibilizam hotspots (pontos de Wi-Fi gratuitos) para seus clientes em vários locais do Brasil.

E para você não ter que ficar perguntando onde tem Wi-Fi free, existem aplicativos especializados para mapear as redes disponíveis, como o Wi-Fi Map, por exemplo.

 


2) Evite realizar downloads e uploads fora de casa

Você que usa muito o WhatsApp deve receber várias fotos, vídeos e áudios todos os dias. O que você talvez não saiba é que, ao fazer download desses arquivos, seus dados móveis estão descendo pelo ralo.

Para evitar que isso aconteça, dê preferência para as mensagens escritas e desative a função “Download automático” das mídias do WhatsApp para seu celular.

Outra coisa que acaba rapidamente com sua franquia de internet é baixar fotos nas redes sociais, como Instagram, Facebook ou Twitter. Por isso, evite esses uploads quando estiver fora de casa.

Essas redes sociais ainda podem te trapacear mesmo que você não esteja usando o aplicativo. O Facebook, por exemplo, costuma rodar vídeos automaticamente, acabando com seus dados.

Para desativar essa função Facebook, é só acessar seguir esse fluxo: Configurações>Vídeos e Fotos>Reprodução Automática e depois escolher “Apenas Wi-Fi” ou “Nunca reproduzir automaticamente”.

 


3) Prefira os serviços offline

Muitos dos aplicativos que você usa todos os dias te permitem acessar algumas de suas funções offline. No Google Maps, por exemplo, você pode baixar as áreas dos mapas que você precisa que funcionem offline.

Assim, será possível ver os nomes das ruas e direções escolhidas como se estivesse online. Para isso, basta fazer o download da regiões selecionadas em uma rede Wi-Fi e depois usar o serviço offline.

Além do Maps, você também pode usar outros apps sem estar conetado à internet, como o Spotify e a Netflix. No primeiro, você pode criar listas, baixá-las em rede Wi-Fi para escutá-las offline.

Na Netflix, também é só fazer o download dos conteúdos que quer assistir economizar seu pacote de dados.

 


4) Desative as atualizações dos aplicativos

Mesmo que você não veja, os aplicativos do seu celular podem estar em constante processo de atualização. Isso consome grande parte da sua franquia de forma bastante desnecessária, pois é algo que pode ser feito na rede Wi-Fi.

Para barrar esse tipo de consumo desnecessário, você pode configurar seu celular e definir que essas atualizações ocorram somente quando vocês estiver conetado a uma rede de banda larga.

Nos aparelhos Android, basta seguir esses passos: Configurações>Atualizar Apps Automaticamente e definir que as atualizações ocorram somente via Wi-Fi ou para que nunca ocorram de forma automática.

Já nos iOS, o caminho é: Ajustes>App Store e Itunes Store>Usar Dados de Celular. Em seguida, desabilite a função de atualização automática.

 


5) Controle seu consumo de dados

Outra maneira interessante de economizar dados móveis é controlando seus gastos diários. Assim, você sabe exatamente quanto já usou e quanto ainda pode gastar.

Para isso, as operadoras de celular já oferecem essa opção em seus próprios aplicativos (Minha Oi, Meu Tim, Minha Claro). Mas se você preferir, também existem outros aplicativos disponíveis para essa função.

O My Data Manager é um dele, que está disponível para Android e iOS. Com ele, você acompanha todos os seus gastos de internet e ainda avisa quando o seu pacote de dados está acabando.

 

Gostou das nossas dicas para economizar dados móveis? Então, que tal comparar todas as operadoras do Brasil em um só lugar e escolher o melhor plano para você, de acordo com o que precisa?

 Comparar operadoras móveis!

Sobre Explica Telecom469 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!