7 dicas sobre como economizar internet no celular

economizar internet no celularSeu plano móvel acaba antes do fim do mês porque você não sabe como economizar internet no celular? Isso acontece, principalmente, porque você utiliza sua internet para desenvolver atividades que não são adequadas para o seu plano.

Geralmente, os downloads e aplicativos de vídeos são os que mais consomem dados. Mas não se preocupe, preparamos algumas dicas valiosas para te ajudar a economizar internet no celular, sem precisar abrir mão dos seus aplicativos favoritos.

Vale lembrar que o plano de internet ideal é o que se adequa ao seu perfil de uso. No nosso comparador móvel você encontra uma relação de todos os planos móveis oferecidos pelas operadoras. Assim, pode comparar franquias e preços, e encontrar o melhor plano para você.

COMPARAR PLANOS DE CELULAR

7 dicas para economizar internet no celular

Pronto para economizar internet no celular? Então confira as dicas que trouxemos para você e faça a franquia seu plano durar muito mais.

1- Conecte-se ao wifi

Utilize uma conexão wifi sempre que possível, seja na sua casa ou ambientes públicos como shoppings, lanchonetes, quiosques. Atualmente muitos locais oferecem wifi grátis, desse modo, não é necessário utilizar seus dados móveis para ficar conectado. Também vale pedir a senha do wifi dos amigos para economizar ainda mais.

2- Desligue os dados móveis

Ainda que esteja conectado a uma rede wifi, se seus dados móveis estiverem ativos, serão consumidos. É importante desativá-los assim que se conectar ao wifi. Para isso, basta entrar na área de configuração do seu celular e fazer a mudança. Antes de navegar, sempre verifique se a alteração foi feita.

3- Não deixe aplicativos em segundo plano

Atenção! Aplicativos em segundo plano não economizam internet. Isso porque continuam ativos e rodando no seu aparelho. A função em segundo plano consome não só internet, mas também a bateria do seu celular. Então, sempre que sair de um aplicativo, lembre-se de fechá-lo até que acesse novamente.

4- Evite assistir vídeos e fazer downloads sem conexão wifi

Os vídeos e downloads consomem muita internet, isso porque geralmente são arquivos mais pesados e demandam uma conexão mais intensa. O mais indicado é assistir quando conectado a uma rede wifi, de forma que os dados móveis sejam usados para trocar mensagens ou realizar atividades que consumam menos dados.

5- Use a função offline

Alguns aplicativos de streaming, como Netflix e Spotfy, permitem baixar conteúdos para acessar em modo offline. Quando não tiver acesso a uma rede wifi, opte por assistir vídeos ou ouvir músicas na função offline. Dessa forma, seu plano tem maior durabilidade e você não precisa abrir mão das suas séries e músicas favoritas.

6- Bloqueie downloads com dados móveis

Além da opção offline, os aplicativos permitem fazer configurações que bloqueiam download com dados móveis, como Netflix e Whatsapp, por exemplo. Isso permite que você tenha mais controle do uso da sua internet quando estiver usando seu plano móvel.

7- Prefira mensagens de texto à áudios

É muito comum as pessoas enviarem áudios nos aplicativos de redes sociais para não terem que digitar. Porém, o que muitos não sabem é que os áudios consomem uma quantidade de internet maior que as mensagens de texto, impactando diretamente no consumo dos seus dados. Neste caso, priorize as mensagens de texto, e envie áudios quando estiver conectado ao wifi.

Wi-fi na rua

Muitas operadoras oferecem wifi fora de casa para que seus clientes mantenham-se conectados e economizem seu plano de internet móvel mensal.

Algar

Em parceria com a Linktel, a Algar libera 6 meses de wifi gratuito fora de casa para seus clientes se manterem conectados em diversos estabelecimentos, como bares, restaurantes, supermercados e universidades. O serviço é seguro e a internet funciona com alta velocidade.

Como conectar?

Para se conectar, o cliente precisa encontrar o SSID LINKTEL, em seguida será direcionado para página da LINKTEL na qual encontrará a Algar no box Parceiros. Ao selecionar a opção Algar Telecom, o cliente será direcionado para página de wifi da Algar, na qual digita seu login e senha.

Net

Os clientes NET aproveitam os benefícios da rede #NET-CLARO-WIFI, com mais de 2,5 milhões de pontos distribuídos em ambientes públicos de todo o Brasil. O acesso é gratuito e liberado para clientes NET com planos vírtua, com velocidade superior a 5 Megas e clientes Combo Multi.

Como conectar?

Para se conectar, basta localizar a rede #NET-CLARO-WIFI no seu celular, fazer seu cadastro, em caso de primeiro acesso, ou efetuar o login. Depois disso, é só navegar à vontade.

Claro

A Claro também oferece conexão fora de casa por meio da rede #NET-CLARO-WIFI. Todos os clientes Claro pós-pago com pacotes de dados acima de 500MB ou clientes Claro Banda Larga com planos acima de 2GB podem acessar, assim como clientes Net virtua Claro com plano acima de 5Mb.

Como conectar?

A forma de se conectar é a mesma da operadora NET. Localize a rede #NET-CLARO-WIFI no seu celular, cadastre-se ou efetue seu login. Pronto! Agora é só aproveitar as vantagens da conexão wifi.

Oi

A operadora Oi disponibiliza mais de 2 milhões de pontos de conexão em todo Brasil, com o Oi Wifi Fon. Todos os clientes Oi com internet Banda Larga acima de 5Mb, assim como clientes dos planos móveis podem se conectar gratuitamente em ambientes públicos, como praças, restaurantes, aeroportos e shoppings, por exemplo.

Como conectar?

Para acessar, o cliente Oi só precisa selecionar a rede Oi wifi nas redes wifi disponíveis. No primeiro acesso é necessário efetuar o cadastro, digitando nome de usuário, senha e o número Oi com DDD. Caso já seja cadastrado, basta simplesmente fazer o login e navegar à vontade.

Encontre o plano de celular ideal para você

Se quer economizar internet no celular, certamente seu plano atual não atende suas necessidades de conexão. Neste caso, está na hora de mudar para um plano que não limite seu acesso. Nem sempre é possível estar conectado a uma rede wifi, por isso, é importante escolher um bom plano de internet móvel.

Para te ajudar nessa tarefa, o Explica Telecom disponibiliza para você um comparador móvel, no qual você encontra de forma atualizada, os planos de celular mais procurados pelos consumidores. Desse modo, pode escolher o plano que melhor atende seu perfil de uso.

COMPARAR PLANOS DE CELULAR

Sobre Explica Telecom442 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!