Saiba mais sobre Internet 4G

Internet 4GA evolução das telecomunicações tem sido constante e acelerada e com a internet móvel não poderia ser diferente. A internet 4G, como é conhecida a mais nova tecnologia de acesso as redes de internet móvel, chegou para provar isso.

O 4G possui velocidades de acesso consideravelmente superiores em relação ao 3G, em torno de 20 a 40 vezes mais rápido. Por isso, essa nova tecnologia tem criado uma verdadeira revolução ao permitir ações que antes estavam limitadas à banda larga fixa.

Novas redes, nova tecnologia

Tecnicamente, o 4G funciona de forma diferente do seu antecessor 3G. As redes 4G são baseadas totalmente em IP e abandonam o padrão de espalhamento espectral até então adotado pelas redes 3G.

Na prática, isso se traduz na possibilidade de uso do 4G em diversos dispositivos que utilizam IP.

As novas redes também preveem velocidades muito superiores. O padrão de operação do 4G é de até 100 megabits por segundo (Mbit/s) para comunicações de alta mobilidade, como em trens e carros e 1 gigabit por segundo (Gbit/s) para comunicação de baixa mobilidade ou repouso, como pedestres.

O 4G possui basicamente 2 formas de implementação: o WiMax e o LTE. No Brasil, optou-se por utilizar o LTE, acrônimo de Long Term Evolution, que consegue manter a compatibilidade com tecnologias GSM e HSPA permitindo que as operadoras possam realizar a transição para o 4G sem descontinuidade de serviço nas redes já existentes.

4G na pŕatica

Para o usuário final o 4G abre um mundo de novas possibilidades, já que une a velocidade da banda larga fixa tradicional com a mobilidade dos smartphones atuais.

Exemplos de uso:

  • Vídeo chamadas em HD em tempo real;
  • Streaming de vídeo sem lags;
  • Dados na nuvem com maior rapidez;
  • Jogos Online sem interrupções;
  • E muito mais.

Comparativo entre tecnologias

internet 4g

Cobertura

No final de abril de 2013 todas as cidades sede da Copa das Confederações estavam cobertas pelo 4G.

A Claro foi a 1º operadora a cobrir as cidades sede, cumprindo com a meta estabelecida pela Anatel. Em seguida Oi, Vivo e TIM anunciaram em 30 de abril de 2013 o cumprimento da meta.

Há ainda o compromisso por parte do acordo entre Anatel e as operadoras para que, até o final de 2013, todos os municípios Sedes e Subsedes estejam atendidos pelas operadoras.

A cobertura 4G oferecida atualmente pode ser consultada através do nosso Verificador de Cobertura.

Sem dúvidas a internet 4G é a melhor opção de internet móvel, não é mesmo?

Esperamos que este artigo tenha esclarecido as suas dúvidas em relação à tecnologia 4G. Até breve!

  Consulte Cobertura

 

Sobre Explica Telecom469 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!