Internet lenta – Como resolver de forma fácil

internet lenta e como resolver

Você precisa acessar a internet para resolver algo de trabalho ou gostaria de navegar nas rede sociais, mas a velocidade da conexão não ajuda? Então veja as possíveis causas para cada uma delas:

Internet lenta e como resolver

1 – Verifique seu plano

O que mais influencia na qualidade da sua internet é o plano que você está utilizando. Se na sua casa estão disponíveis apenas 300kb de velocidade, dependendo do que você deseja fazer na internet, não será o suficiente. Isso significa que existem planos de internet para cada tipo de atividade.

Se você quiser acessar redes sociais, navegar na internet, jogar online, realizar download instantaneamente e ver filmes online com qualidade ultra HD, o plano de internet escolhido precisa ser muito poderoso! Já se você deseja apenas utilizar as redes sociais, sem baixar muitos vídeos ou fotos, por exemplo, um plano com velocidade menor pode te atender. Veja quais as diferenças entre as velocidades de internet.

Arraste e saiba os planos de internet disponíveis para sua casa!

Velocidade até: MB
Preço até: R$

2 – Verifique seu roteador

O roteador pode prejudicar muito a velocidade da sua internet. E existem dois pontos que você precisa ficar atento: a posição e a velocidade do roteador. Confira cada item abaixo:

Posição do roteador

Sabia que é preciso colocar o roteador fisicamente próximo de onde você irá acessar a internet? O roteador funciona por ondas e quanto mais longe estiver do seu computador, mais obstáculos ele encontrará no caminho e pior vai ficar a sua navegação. Para ficar mais claro, confira os desenhos abaixo:

Posição do roteador - internet lenta como resolver2 Posição do roteador - internet lenta como resolver3

 

No primeiro, é possível ver que o roteador está posicionado no centro do apartamento. Nesse caso, os quatro computadores da casa estão com bom sinal de wi-fi. Já no segundo desenho, o roteador está posicionado no quarto. Nesse caso, os dois computadores presentes nos quartos próximos ao roteador estão com um sinal de wi-fi de qualidade. Enquanto os computadores do outro quarto e da cozinha estão com pouco sinal e, consequentemente, com a internet lenta.

Outro ponto que é bom ficar atento quanto à posição do roteador é a possibilidade de interferência. Não é bom colocar o roteador perto de eletrodomésticos que emitem ondas. Alguns exemplos são: microondas e telefone sem fio. Como o roteador também trabalha com ondas, pode haver interferência.

Velocidade do roteador

Você sabia que além da velocidade do seu plano, também existe a velocidade do roteador? Cada roteador é indicado para uma determinada velocidade de conexão. Isso é medido pelo Mbps dos roteadores. Mbps (Mega bytes por segundo) significa a velocidade de transferência de dados que o roteador alcança. Ou seja, quanto mais megabit forem transmitidos em um segundo, mais rápido será a navegação. E essa informação é muito importante para atingir a velocidade máxima da sua conexão de internet.

O cálculo para saber se está levando o equipamento correto é mais simples que você pode imaginar. Basta dividir o Mbps por 8. Exemplo: comprou um roteador de 150 Mbps dividido por 8 = 18,75, logo, este equipamento é ideal para uma internet com velocidade de até 18 MB. 300 Mbps dividido por 8 = 37,5 que permite usar internet até 37 MB e por aí vai. Então, se o seu plano de internet é de 60MB e o seu roteador é de 300Mbps, a velocidade máxima que você vai conseguir no wi-fi é apenas 37MB. Para planos de internet com velocidades maiores, é necessário um roteador mais robusto.

Lembre-se de sempre fazer a conta que ensinamos ali em cima antes de comprar o roteador, hein?

3 – Otimize seu navegador

Outro ponto que pode influenciar na velocidade da internet é o navegador. O navegador é onde você irá acessar a internet. Existem várias opções e a escolha pode variar de acordo com sua preferência, marca do seu computador e outros fatores. Os principais exemplos são: Chrome, Firefox, Internet Explorer e Opera.

Confira os principais pontos para melhorar a velocidade da sua internet:

Limpeza no cache

Quando você visita uma página web, o seu navegador precisa fazer download de todos os recursos que a página exige. Isto inclui imagens, cliente não sabe o que é arquivos javascript e qualquer outro código presente na página. O cache é o lugar onde o seu navegador armazena cópias desses arquivos, desta forma ele não terá que baixá-los novamente da próxima vez que você visitar uma página que precise deles. Por isso, é bom deixar uma quantidade mínima de cache salvo no navegador.

Por outro lado, também não é bom deixar o cache cheio por muito tempo. Nunca limpar o cache significa que o seu navegador está guardando informações da sua navegação na internet há muito tempo. Inclusive de sites que você não entra mais. Então, essa “memória” já não é relevante, mas continua ocupando espaço e deixando o navegador mais lento.

Para manter um equilíbrio interessante, recomendamos que você faça a limpeza do cache uma vez por mês. Veja como:

1 – Clique nas três bolinhas ou três tracinhos situados no canto superior direito do seu navegador.

Limpeza do cache 1- internet lenta como resolver

2 – Clique na opção “Configurações”

3 – Selecione a opção limpar cache

Limpeza do cache- internet lenta e como resolver2

Utilize aplicativos de otimização de página

Se você utiliza o navegador Google Chrome, temos uma boa notícia: existe um aplicativo do próprio navegador que irá otimizar todas as páginas que você acessar, deixando o conteúdo até 45% mais leve. E o que isso significa? Que a sua internet precisará trabalhar menos para abrir cada página. Ou seja, muito mais rápido! Para baixar essa extensão é muito simples:

1 – Abra o Google Chrome;

2 – Vá para loja de extensões do Google;

3 – Procure por “Economia de dados”;

4 – Instale no navegador;

5 – Aproveite os benefícios!

Quer ver mais dicas sobre como melhorar a velocidade da internet? Então confira o vídeo no Canal do Explica Telecom no YouTube:

4 – Verifique as configurações do seu computador

O outro ponto que pode influenciar na velocidade da sua internet, são as configurações do computador. Alguns pontos precisam ser notados com mais atenção. Confira:

Mantenha o antivírus instalados

Outro fator que pode causar um impacto na velocidade da sua internet são vírus e malwares. Portanto, sempre mantenha o antivírus em dia e proteja a sua conexão contra ameaças. Use sempre um antivírus de qualidade, ainda que gratuito. Não usar um é uma roleta russa com grandes chances de você sair perdendo.

Faça uma varredura no seu computador em busca de vírus e programas que você não tenha instalado ou, se for necessário, procure a ajuda de um técnico de informática.

Manter tudo atualizado

Os drives do seu computador também podem influenciar o desempenho da internet. A placa de rede, principalmente, deve estar sempre atualizada. A qualidade da manutenção na parte física do seu computador é outro fator que pesa na velocidade da sua conexão. Não sabe atualizar os drivers, ou não consegue identificar os componentes? Contrate uma assistência especializada e não sofra mais com esse assunto.

Desative aplicativos que consomem muita internet

Se o seu hardware parece estar em boas condições de funcionamento, confira se todos os outros programas não estão monopolizando a conexão. Por exemplo, se você estiver baixando uma série de arquivos torrent, é normal que a navegação fique mais lenta.

Instalar extensões como o Adblock Plus ou FlashBlock também pode ajudar, pois elas bloqueiam anúncios que monopolizam a banda larga, como aqueles que trazem animações e vídeos. É provável que elas não resolvam todos os seus problemas, mas podem ajudar a melhorar um pouco a lentidão de sua conexão.


Praticamente tudo que você fizer no seu computador pode impactar positiva ou negativamente na velocidade da sua conexão. Por isso, é preciso ficar sempre atento a todos os aspectos citados acima. Que tal testar a velocidade da sua internet agora?

Sobre Explica Telecom476 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!