Internet para celular – Saiba o que é e conheça os principais tipos

internet para celularComprou um celular e quer conhecer os principais tipos de internet para celular e entender como cada um deles funciona?

Então você está no lugar certo!

 

O que é Internet para celular?

Como o próprio nome já diz a internet para celular, ou internet móvel, trata-se de um tipo de internet exclusiva para uso em celulares, smartphones e dispositivos móveis como tablets e afins.

Principais tipos de Internet móvel e como funcionam:

Internet EDGE

A tecnologia EDGE é chamada por vários especialistas de “2,75 G”, pois está apenas um degrau “abaixo” da tecnologia 3G e possui capacidade de banda de até 236 Kbps.

A conexão EDGE só deve ser escolhida na falta de uma internet 4G ou 3G, já que, apesar de permitir que o usuário acesse algumas páginas da internet, sua velocidade é muito limitada.

Internet 3G

A internet 3G possui esse nome por ser a terceira geração de internet móvel e, na ausência de uma internet 4G, é a mais indicada para acessar sites mais “pesados”, redes sociais, além de baixar e executar aplicativos em um celular.

Internet 4G

A internet 4G é a mais recente novidade do mercado de internet para celular no Brasil.

Além de utilizar a mobilidade da conexão 3G, ela conta com a alta velocidade que atualmente equivale a conexões de banda larga fixa. E pode ser até 40 vezes mais rápida que a tecnologia 3G.

Internet Wi-Fi

A internet Wi-Fi permite que o usuário tenha acesso à internet de alta velocidade através de redes sem fio disponíveis.

Mas lembre-se: nesse tipo de conexão você depende exclusivamente da disponibilidade de uma rede, que na maioria das vezes é fechada e/ou você precisa pagar para ter acesso.

Um outro fator é que com a internet Wi-Fi você só consegue manter-se conectado na área de alcance da rede, o que acaba sendo bastante inviável para quem procura mobilidade.

Comparativo – Internet 3G vs Internet 4G

No infográfico abaixo podemos ver a diferença de performance dos principais tipos de internet móvel, 3G e 4G:

internet para celular

O que difere a internet móvel da internet fixa?

Bom… muitas coisas diferem a internet móvel da internet para residência, começando pela mobilidade.

Geralmente quem contrata internet móvel está buscando internet banda larga para utilizar em um celular, Ipad ou tablet, e não em um computador de mesa, sem poder “levar a internet” para onde desejar.

A internet fixa é mais indicada para quem deseja compartilhá-la com mais pessoas ou para quem utiliza muitos dados de navegação fazendo download e upload de conteúdos mais robustos, como filmes, jogos e softwares.

Vantagens e desvantagens da internet móvel

Com base em todas as informações reunidas neste artigo, podemos listar as seguintes vantagens e desvantagens da internet móvel:

Vantagens:

  • permite ficar conectado fora de casa;
  • usando a tecnologia 4G, você poderá navegar em altíssima velocidade;
  • pode ser utilizada em celulares, tablets, notebooks e outros dispositivos móveis.

Desvantagens:

  • a maioria dos planos possuem navegação limitada;
  • não é indicada para fazer grandes downloads.

Agora que você já entende o que é internet móvel, continue acompanhando os artigos do Explica Telecom para saber mais sobre outros serviços de Telecom!

Sobre Explica Telecom476 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!