Internet para residência: respondendo às 6 dúvidas mais comuns

Internet para residênciaQuando o assunto é internet para residência, surgem muitas dúvidas sobre a tecnologia, a velocidade mais indicada ou até mesmo se é necessário a telefonia fixa.

Para acabar de vez com esses questionamentos, reunimos as 6 perguntas mais frequentes sobre internet residencial, feitas por inúmeras pessoas nos fóruns espalhados pela web.

 

Com o comparador de internet  do Explica Telecom, você verifica quais operadoras de internet tem cobertura no seu endereço. Além disso,encontra detalhes sobre os planos disponíveis  e os valores sempre atualizados.

COMPARAR PLANOS DE INTERNET

1. A internet para residência é sempre ilimitada?

Não. Apesar das operadoras oferecerem planos de internet residencial de alta velocidade, algumas colocam limite de dados na navegação dos seus clientes. Por isso, antes de contratar um plano é importante verificar quais operadoras oferecem navegação ilimitada.

Caso o plano de internet contratado possua limite de dados, quando o usuário atingir este limite, sua velocidade será reduzida e só voltará ao normal no outro mês

2. Posso usar a internet residencial no notebook?

Sim! É necessário apenas que você use um cabo de rede para conectar, ou por meio do modem Wi-Fi. Além disso, você também pode conectar sua internet residencial em tablets, celulares, vídeo games ou smart TVs.

3. Qual é melhor: internet a cabo ou 3G?

Tanto a tecnologia a cabo quanto a 3G são ótimas opções para acessar a internet em casa. Mas a internet a cabo é, sem dúvidas, a melhor opção. Com ela você pode navegar em velocidades mais altas, além de ter uma maior estabilidade no sinal.

Caso não tenha cobertura de internet a cabo em sua região, é bem provável que a internet 3G possa atendê-lo, já que a mesma abrange muitas regiões do Brasil.

4. É possível contratar uma internet a cabo sem telefone fixo ou com fixo de outra operadora?

Se você não possui um telefone fixo ou não tem interesse em solicitar, você pode sim, contratar um plano avulso de internet. Agora, se você quiser contratar um plano de internet associando-o ao número fixo de outra operadora, a menos que você peça portabilidade do seu fixo, não será possível fazer a associação.

5. Internet para residência é o mesmo que internet Wi-Fi?

Não. Internet para residência pode ser qualquer internet contratada para ser usada dentro de uma residência. Enquanto o Wi-Fi é um recurso que possibilita ao usuário navegar na internet sem precisar de cabos, conectado a dispositivos como, celular, smart Tv, notebook ou tablet.

6. Qual é a velocidade mais indicada?

A velocidade de internet mais indicada vai depender de seu uso diário. Na tabela abaixo você consegue analisar qual a velocidade ideal para cada tipo de atividade. Assim, pode identificar qual delas melhor se encaixa no seu perfil.

PlanosIdeal para
Até 5 MbChecar e-mails, fazer pesquisas na Web e trocar mensagens online
De 10 a 15 MbAcessar as redes sociais, assistir vídeos no Youtube e fazer pequenos download
Mais de 25 MbFazer videoconferências, jogar online, baixar filmes, vídeos e assistir séries

Conhecendo a internet para residência

A internet para residência geralmente é utilizada por pessoas que priorizam a navegação mais estável e com melhor velocidade. Além de permitir acessos simultâneos, ela é mais indicada para jogar online e fazer download de grandes arquivos.

Os principais tipos de internet para residência são:

  • internet a cabo/ADSL;
  • internet 3G;
  • internet via satélite;
  • internet fibra óptica;
  • internet via rádio.

A internet 3G/4G utiliza tecnologias de comunicação sem fio. Isso permite uma mobilidade maior para que o usuário também se conecte fora de casa. Porém sua velocidade pode ser reduzida dependendo da região na qual o usuário locomove ou com o término da franquia contratada.


Agora que você já é um expert em internet para residência, use comparador de internet do Explica telecom e compare as velocidades de internet banda larga disponíveis no seu endereço!

COMPARAR PLANOS DE INTERNET

Sobre Explica Telecom476 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário