MH Magazine WordPress Theme

11 dicas de segurança na internet que você deve parar de ignorar imediatamente

dicas de segurança na internetAlgumas dicas de segurança na internet são cruciais para manter a proteção do computador e, principalmente, dos seus dados e arquivos pessoais.

Infelizmente nem todas as pessoas se atentam à gravidade de navegar na internet sem tomar as devidas precauções.

Para evitar que seu computador fique desprotegido, siga as dicas de segurança na internet que listamos abaixo e mantenha seus dados e arquivos em segurança:

11 dicas de segurança na internet que você deve parar de ignorar imediatamente

1. Nunca feche o navegador antes de se desconectar das redes sociais

Sempre que acessar sites que requerem que você forneça seu nome de usuário, e-mail e/ou senha, esteja certo de que você fez logout, antes de fechar o navegador.

Caso alguém utilize seu dispositivo sem que você tenha se desconectado de algum portal (como Facebook, Twitter, loja virtual e etc), ele poderá ter acesso a sua conta e os dados cadastrados nela.

É claro que muita gente já têm consciência disso, mas dentre os mais de 100 milhões de internautas no Brasil, é claro que várias pessoas podem estar cometendo esse erro sem sequer terem ideia do risco.

2. Crie senhas “fortes” e altamente seguras

Evite criar senhas fáceis de serem descobertas, como nomes de amigos e familiares, datas de nascimento, números de telefone e etc.

O ideal é reunir uma combinação de números, letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais (como vírgulas, pontos e acentos) em um código de pelo menos 8 dígitos.

Veja um exemplo:

%kHdpIU*86@wP

Uma forma eficaz de criar e memorizar uma senha forte é elaborar uma frase, transformá-la em sigla e acrescentar um número e um símbolo.

Por exemplo: O nome do meu cachorro é Bob. Senha: OndmceB7*


3. Altere as suas senhas pelo menos uma vez a cada 3 meses

Essa é uma das dicas de segurança na internet que boa parte das pessoas sabe, mas insiste em ignorar. Pode parecer absurdo, mas há pessoas que “descobrem” senhas de outros usuários apenas para ficarem monitorando suas conversas e ações nas redes sociais, e-mails e afins.

Alterar sua senha periodicamente irá garantir que você não seja espionado, ou pelo menos, não por muito tempo.

4. Não instale programas desconhecidos em seu computador

Cuidado com os downloads feitos em sites suspeitos ou naqueles grandes sites de download, que condicionam o usuário a baixar determinado software ou arquivo para que ele tenha acesso ao que realmente deseja.

Ao realizar o download, certifique-se se não há nenhuma opção de baixar algum arquivo extra. Caso tenha, o recomendável é que você desmarque a opção e só depois conclua a ação.

5. Não clique ou evite clicar em banners com “presentes instantâneos”

Sabe aquele banner super chamativo dizendo que você é o usuário de nº 1.000 e foi contemplado com alguma coisa?

Ou aquele anúncio com sorteios de vários produtos como smartphones, tablets e afins, que basta você enviar seus dados para estar concorrendo?

A oferta é tão magnífica que você até duvida que ela seja real, não é? Pois bem, na maioria das vezes não é real mesmo.

Boa parte desses anúncios suspeitos, são criados por cibercriminosos que utilizam essa tática para terem acesso a informações que podem ser usadas em ataques de roubo de identidade.

6. Tome cuidado ao acessar à rede Wi-Fi pública

Vários estabelecimentos permitem que seus clientes se conectem à rede Wi-Fi gratuitamente. Mas é preciso ter cautela ao acessar a rede Wi-Fi pública, principalmente se você deseja fazer alguma transação no internet banking ou acessar algum dado confidencial.

Para realizar ações mais pessoais em lugares públicos, prefira acessar a internet 3G da sua operadora, em seu próprio dispositivo.

7. Mantenha os navegadores sempre atualizados

Com o passar do tempo, navegadores de internet são atualizados com novos recursos e correções de falhas das versões anteriores.

Portanto, atualizar o seu navegador de internet pode ajudar a manter seu computador protegido.

8. Nunca compartilhe senhas via e-mail

Nunca, em hipótese alguma, compartilhe suas senhas e dados de login de algum site ou banco via e-mail. E isso também é válido para quem salva senhas como rascunho.

Esta dica pode ser justificada pelo mesmo problema citado na dica 3 deste artigo. Caso seu e-mail esteja sendo monitorado por algum intruso ou cibercriminoso, qualquer informação confidencial trocada, pode resultar em ataques de roubo de identidade e etc.

9. Cuidado com e-mails suspeitos

Fique atento ao receber mensagens de e-mail com anexos suspeitos ou com cobranças de dívidas que você sequer se recorda. Geralmente esses e-mails não passam de Phishing, a não ser que você tenha solicitado o envio de algum boleto via e-mail.

Phishing é uma maneira desonesta que cibercriminosos usam para induzir o usuário a revelar informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias. Eles fazem isso enviando e-mails falsos ou direcionando você a websites falsos.

10. Evite assistir filmes em sites “piratas”

Sabe aqueles sites que fornecem filmes online ou para download, que geralmente obrigam você a clicar em algum anúncio para acessar o conteúdo?

Ou, na maioria das vezes, abrem um site desconhecido em uma nova guia do seu navegador, assim que você fecha o anúncio?

Cuidado!

Os sites que são abertos automaticamente podem instalar ferramentas que mudam a página inicial do seu navegador, buscadores de origem desconhecida e até mesmo extensõessoftwares maliciosos em seu computador.

Veja 5 ótimos canais de TV por assinatura para assistir a filmes e séries.

11. Instale e mantenha seu antivírus atualizado

Sem dúvidas esta é uma das principais dicas de segurança na internet. Instalar um bom antivírus e mantê-lo atualizado ajudará você a controlar a entrada e saída de arquivos suspeitos que são instalados em seu computador, além de permitir que você faça varreduras e elimine itens desnecessários.

Se você já tem internet fixa, talvez não precise se preocupar em adquirir antivírus, pois boa parte das operadoras já fornecem esse serviço aos clientes, basta que ele solicite a instalação.

Veja abaixo quais operadoras oferecem serviços de antivírus e segurança digital aos clientes:

algar
Incluso nos pacotes de internet.
Claro Gratuito por 30 dias.
Oi Gratuito.
Vivo Gratuito por 60 dias.

Por que se preocupar com a segurança dos seus dados?

É bom que você saiba: caso você não siga as principais dicas de segurança na internet, você estará colocando em risco a sua privacidade e segurança.

Quando suas contas e dispositivos estão desprotegidos, tudo que há neles fica vulnerável a ataques hackers e a sites maliciosos.

O que pode ocorrer caso você seja vítima de um cibercriminoso?

Inúmeras coisas, como:

  • compartilhamento de dados e arquivos armazenados em seu navegador ou no próprio computador. A partir do momento em que dados como CPF e números de cartões de crédito, por exemplo, tornam-se acessíveis para esses hackers, suas informações poderão ser utilizadas para a realização de compras indevidas e outras ações maliciosas em seu nome;
  • fotos e vídeos pessoais, poderão ser acessados sem sua permissão, por pessoas desconhecidas;
  • ações no computador e na internet poderão ser monitoradas.

Com estes exemplos, já dá pra você ter uma ideia do perigo que é deixar seu computador desprotegido, não é mesmo?

Agora que você conhece as principais dicas de segurança na internet, não deixe de colocá-las em prática o quanto antes.

Continue contando com o Explica Telecom para esclarecer suas dúvidas sobre internet e outros assuntos de telecom.

Até a próxima!

Leia também:

Sobre Explica Telecom 379 Articles
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!