MH Magazine WordPress Theme

Como bloquear sites e impedir o acesso de crianças a conteúdo impróprio

como bloquear sites impróprios para criançasEstá pensando em contratar uma internet para residência, mas tem receio que seus filhos acessem conteúdo impróprio?

Sua preocupação não é um exagero e tem total fundamento. Veja por que:

Segundo a Sociedade Irlandesa para a Prevenção da Crueldade contra Crianças, crianças a partir de 6 anos de idade já têm acesso a conteúdo adulto na internet.

Apesar disso, privar totalmente as crianças do acesso à rede pode não ser a melhor opção. A internet facilita a realização de trabalhos escolares, além de disponibilizar jogos e atividades que contribuem não só para o lazer, mas também para o aprendizado.

Então, o que fazer?

Nem tudo está perdido! Afinal, existem vários recursos que permitem que crianças e adolescentes naveguem com segurança e totalmente livres de conteúdos impróprios na internet.

Saiba como bloquear o acesso a sites impróprios em seu Windows ou Mac:

Como bloquear sites e proteger as crianças de conteúdo impróprio na internet

Como bloquear sites no Windows

1. Copie o código abaixo, abra o Windows Explorer e cole-o.

 C:/Windows/System32/drivers/etc

Caso o Windows não esteja instalado no drive C:, substitua o C: pela letra apropriada para o seu driver.

2. Dê um clique duplo em hosts e abra o documento utilizando o Bloco de Notas quando o Windows solicitar.

O arquivo hosts informa ao sistema o que ele tem que fazer quando um domínio ou  IP é aberto. Este é o arquivo que você terá que editar.

→ Caso o Windows te redirecione automaticamente, ou caso o arquivo hosts seja aberto em outro programa, basta abrir o Bloco de Notas (Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Bloco de Notas > e em seguida ir ao arquivo hosts e clicar em Arquivo > Abrir no Bloco de Notas.

3. Encontre a linha “127.0.0.1 localhost” ou “::1 localhost e posicione o cursor do mouse no final da linha que está mais abaixo no fim do arquivo. Em seguida, tecle Enter para criar uma nova linha.

4. Digite o endereço dos sites que você deseja bloquear. Você pode adicionar qualquer site, desde que digite “127.0.0.1” antes.

Para bloquear o site facebook.com, por exemplo, basta digitar “127.0.0.1” seguido de um único espaço, seguido de “facebook.com”.

→ Não se esqueça de adicionar todos os domínios do site, principalmente domínios para mobile (celulares e afins), em novas linhas.

Seu Windows pode bloquear o site “www.facebook.com” (versão para desktop), mas não “m.facebook.com” (versão mobile), caso você não insira o endereço da versão mobile.

5. Clique em ‘Arquivo’ e ‘Salvar’ para salvar o arquivo hosts.

Pronto! Agora é só verificar se todos os navegadores do seu computador estão impedidos de acessar o site que você escolheu.


Como bloquear sites no MAC

1. Abra o Terminal. Em seguida, vá para Aplicativos » Utilitários » Terminal.

2. Copie e cole o código abaixo no Terminal e pressione Enter:

sudo /bin/cp /etc/hosts /etc/hosts-original

O Terminal irá adverti-lo sobre o comando inserido e te pedirá uma senha.

Explica Telecom

Publicidade

Digite sua senha e tecle Enter. Enquanto você a digita, as teclas parecerão não estar funcionando, isso ocorre porque elas serão registradas de forma invisível.

3. Copie e cole código abaixo no Terminal:

sudo /Applications/TextEdit.app/Contents/MacOS/TextEdit /etc/hosts

O TextEdit executará o arquivo de hosts em uma nova janela.

4. Desbloqueie o arquivo de hosts caso ele ainda não esteja desbloqueado. Basta clicar no ícone de ‘Bloqueado’ e depois clicar em “Desbloquear”.

5. Localize no TextEdit a linha “fe80::1%lo0 localhost“. Em seguida, crie uma nova linha teclando Enter.

6. Digite o endereço dos sites que você deseja bloquear. Assim como no Windows, você pode bloquear qualquer site, mas precisará digitar “127.0.0.1” antes do endereço do mesmo.

Para bloquear o site ‘instagram.com’ por exemplo, basta digitar “127.0.0.1” e, depois de apertar a tecla ‘espaço’, digitar “youtube.com”.

É importante ressaltar que o ideal é inserir todos os domínios do site que você deseja bloquear (incluindo versão mobile), para impedir qualquer tipo de acesso ao site.

7. Salve o arquivo e feche o programa.


Apesar de não ser obrigatório, é viável fazer um backup do seu arquivo de hosts original antes de mudá-lo. Portanto, guarde uma cópia de segurança dos seus dados antes de fazer qualquer alteração importante no sistema.


Verifique se todos os navegadores do seu computador estão impedidos de acessar o site que você escolheu e pronto!

Caso o bloqueio não tenha sido efetuado com sucesso, tente repetir o processo.

Agora que você já sabe como bloquear sites impróprios, pode ficar tranquilo enquanto seus filhos navegam na internet.

Está com problemas com a velocidade da sua internet? Aproveita que você ainda está aqui e leia o artigo “Como deixar a internet mais rápida utilizando 9 métodos confiáveis“.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado. Até breve!

Sobre Explica Telecom 361 Articles

Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!

Be the first to comment

Leave a Reply