MH Magazine WordPress Theme

Como comparar planos de internet? Descubra em 4 passos

como comparar planos de internet (1)Ao escolher um novo plano de internet para sua casa, é preciso ficar atento a várias características importantes. E para quem não é especialista no assunto, pode ser um pouco difícil. Por isso, fizemos esse conteúdo para explicar de maneira simples como comparar planos de internet. Ao final, posso garantir que você estará muito mais preparado para escolher o plano ideal para sua família.

Como comparar planos de internet

Confira como analisar cada um dos itens abaixo e tenha propriedade para escolher o melhor plano de internet.

1 – Velocidade

A velocidade do plano é a primeira coisa que você precisa analisar na hora de fazer sua escolha. Ela irá definir o quão rápido ou devagar você irá acessar os conteúdos da internet.

E dependendo do que você for realizar na internet, é preciso ter atenção extra à velocidade. Afinal, algumas atividades online são condizentes com certas velocidades. Vamos a um exemplo prático:

Internet até 2MB é ideal para:
  • Acessar redes sociais;
  • Navegar na internet;
  • Enviar e receber e-mail;
  • Ver vídeos no YouTube na qualidade 480p;
  • Jogos simples e que não demandam muita conexão.
Internet entre 3MB e 10MB:
  • Acessar redes sociais;
  • Navegar na internet;
  • Enviar e receber e-mail;
  • Ver vídeos YouTube na qualidade 1080p;
  • Jogos mais complexos, mas que não demandam muita conexão;
  • Realizar reuniões online;
  • Ver filmes online com qualidade HD.

E por aí vai. Para saber qual a velocidade ideal para cada atividade online, conheça as diferenças entre as velocidades de internet.

2 – Wi-Fi

O segundo ponto importante que você precisa analisar é se o seu plano de internet já vem com Wi-Fi. O que irá determinar isso é o modelo do roteador, que pode possuir antena Wi-Fi ou não. Se você terá mais de uma pessoa acessando a internet da sua casa ao mesmo tempo, é muito importante que o plano escolhido já venha com a antena. Caso contrário, somente quem estiver com o computador conectado ao cabo poderá acessar.

Isso significa que nenhum dispositivo móvel, seja celular ou tablet, poderá usufruir da sua internet residencial.

Posso apostar que hoje, ninguém está disposto a contratar um plano de internet sem Wi-Fi, certo? Então fique atento à essa questão, pois algumas operadoras não oferecem Wi-Fi no planos mais básicos de banda larga.

3 – Taxas de Download e Upload

Quando as operadoras falam em Velocidade de Internet, estão falando na velocidade de download. E pouco se diz sobre a taxa de upload. Enquanto o download é a velocidade para baixar itens da internet, o upload é justamente o contrário: velocidade para enviar arquivos.

Apesar de nem sempre receber a atenção que merece, a taxa de upload também é muito importante para o bom desempenho do plano escolhido. Normalmente, a taxa de upload oferecida pela operadora não chega a ser nem metade do que é ofertado como download. E isso não costuma sem um grande problema. Porém, para alguns usuários é fundamental que a taxa upload seja alta. É o caso de quem gosta de jogar online.

O fator principal para garantir uma boa taxa de upload é o tipo de tecnologia do planos. E isso nos leva ao próximo tópico:

4 – Tipo de Tecnologia

É possível contratar um plano de 10MB por diversas tecnologias: fibra óptica, rádio, ADSL, VDSL e muito mais. E isso irá influenciar na qualidade desse trajeto. Por exemplo, a internet via rádio e a 3G, podem sofrer queda de sinal dependendo do clima e da quantidade de obstáculos até chegar à sua residência.

Já a ADSL é transmitida através de cabos de cobre, que são mais frágeis e perdem energia com mais facilidade.

A fibra óptica, por sua vez, é a tecnologia mais avançada de transmissão de dados que garante transmissão na velocidade da luz e com pouca perda no caminho.

Conheça mais detalhes sobre cada tipo de tecnologia de internet

Conclusão

Agora que você já sabe como comparar planos de internet e escolher o ideal, você pode verificar quais operadoras estão disponíveis na sua cidade.

Verifique a cobertura na sua região e boa escolha!

  CONSULTAR COBERTURA!

 

Sobre Explica Telecom 363 Articles

Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!