Controle, pré pago ou pós pago: o que são e qual desses tipos de plano é melhor pra você?

pré pago ou pós pagoPensando em contratar um plano para celular, mas não faz ideia de qual tipo de plano (pré pago ou pós pago) é melhor para você?

Não precisa se preocupar! Neste artigo esclarecemos os principais tópicos relacionados aos planos controle, pré pago e pós pago.

Continue lendo para saber:

Controle, pré pago ou pós pago: qual a diferença?

Pré pago:

No plano pré pago, o consumidor adquire créditos nos pontos de recarga e os serviços solicitados são descontados do valor recarregado.

A maior vantagem desse plano é que ele dispensa compromissos de pagamentos via boleto, débito e etc.

Mas infelizmente, se não houver controle de gastos, você pode acabar gastando mais do que pagaria num plano pós pago ou controle.

Pós pago:

No pós pago o cliente paga o valor do consumo dos serviços após utilizá-los.

A maior vantagem é que para esse tipo de plano as operadoras costumam oferecer mais benefícios.

Já a desvantagem é valor da conta, como não há limite, o cliente pode não controlar os gastos e receber uma surpresa (bem desagradável) no fim do mês.

Controle:

Já no plano controle, o cliente recebe uma conta mensal com um valor fixo, geralmente mais baixo que os planos pós pagos.

A maior vantagem do plano controle é saber exatamente quanto você irá pagar ao final do mês. Porém, ao chegar no limite dos gastos contratados, os serviços são suspensos e só ficam disponíveis novamente no próximo mês/ciclo.

Como saber qual tipo de plano (controle, pré pago ou pós pago) atenderá melhor às suas necessidades?

Veja abaixo os principais passos antes de optar por um plano Controle, pré pago ou pós pago:

1. Analise os tipos de conteúdo que você mais consome

A primeira coisa  é fazer um “balanço” dos conteúdos que você mais consome.

Analise se você tem acessado mais portais de notícias, blogs, redes sociais ou baixado aplicativos e assistido a vídeos online.

Por que é importante fazer essa avaliação?

Simples! Se você costuma consumir, por exemplo, conteúdos que requerem maior quantidade de dados de navegação, como vídeos e downloads de aplicativos, sem dúvidas você precisará de um plano mais robusto, ou seja, um plano pós pago.

Agora, se a maior parte do seu consumo de internet é com redes sociais, é mais viável contratar um plano pré pago ou controle que possua acesso grátis às redes sociais.

2. Saiba quais operadoras possuem planos com acesso grátis às redes sociais

Veja abaixo as operadoras brasileiras que, até a presente data (13/02/2017), oferecem planos de internet móvel com acesso grátis às redes sociais:

Operadora Serviço grátis Plano
pré pago ou pós pago algar

(Facebook)

Pré, controle ou pós
pré pago ou pós pago algar

(WhatsApp)

Controle ou Pós
pré pago ou pós pago algar

(WhatsApp)

Controle

3. Avalie a necessidade de realizar ligações

Você costuma realizar muitas ligações?

Caso  você tenha costume de realizar  muitas chamadas, é viável pesquisar um plano que tenha ligações ilimitadas, ou pelo menos uma boa quantidade de minutos disponíveis.

“Ah, mas os números que eu gostaria de ligar pertencem a outras operadoras…”

Nesse caso, você vai precisar de um plano que também possua minutos de ligações para outras operadoras.

Geralmente, pacotes com muitos minutos encontram-se em planos pós pagos. Ainda que pareçam ser mais caros, os pacotes de minutos fazem você economizar muito mais do que se você realizasse chamadas de forma avulsa.

4. Saiba quanto você tem gastado com recargas

Você já somou quanto você gasta com  recargas em um mês?

Muita gente não contrata plano controle ou pós pago porque não deseja ter o compromisso de pagar um valor mensalmente à operadora, mas acaba gastando muito mais com recargas.

Há operadoras que oferecem planos controle, por exemplo, a partir de 35 reais. Logo, se você realizou pelo menos 3 recargas de 15 reais, você já pagou mais caro do que se tivesse um plano controle, além de ter obtido menos benefícios.

Portanto, considere calcular seus gastos para evitar pagar mais por menos.

5. Divida o valor do plano por 2 ou mais

Caso você tenha identificado que o plano pós pago é melhor para você, mas não pensa em contratá-lo porque os valores não cabem no seu orçamento, não se preocupe!

Alguns planos pós pagos possibilitam ao cliente dividir os benefícios do plano com outra(s) pessoa(s). Isto é, você será o titular da conta, mas poderá combinar com um amigo, por exemplo, de cada um pagar a metade do valor total do plano.

Se ainda assim você continuar com receio de contratar, pode ser melhor optar por um plano controle para começar a controlar seu uso e medir suas necessidades.

6. Verifique a qualidade do sinal de internet das operadoras

Por último e não menos importante… Nunca se esqueça de avaliar a qualidade do sinal da internet móvel da operadora que você escolheu!

Você pode conferir abaixo o ranking com a qualidade de sinal 4G das principais operadoras do Brasil.

Ele é fruto de um levantamento realizado pela OpenSignal, organização que utiliza aplicativos de Android e iPhone para analisar as condições da conexão móvel em todo o mundo:

 

Posição Operadora Velocidade da rede 4G em Mbps 
pré pago ou pós pago algar 27,47 
Vivo 21,29
oi2 14,61
pré pago ou pós pago algar 12,05

Conclusão

Como vimos, os principais fatores que ajudam a identificar o melhor tipo de plano são relacionados com a forma e a intensidade do seu consumo.

Portanto, só você será capaz de escolher dentre o controle, pré pago ou pós pago, o plano que atenderá às suas necessidades.

Antes de contratar um plano, pesquise, calcule e certifique-se de que a sua escolha é realmente boa!

Até mais!


Verifique grátis a cobertura de planos de celular em sua região.

Sobre Explica Telecom 378 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!