MH Magazine WordPress Theme

O que é e como funciona o IP Fixo

O que é e como funciona o IP Fixo

Será que minha empresa realmente precisa de um IP Fixo? Assim como cada um de nós têm um CPF, que é nossa identificação, na internet cada site, serviço ou usuário também tem um IP, um protocolo de utilização. Confira a seguir o que é IP Fixo e em quais situações ele é necessário.

O que é IP?

 

Todo dispositivo conectado à internet possui um código (um número). Esse código é o IP. Ele pode ser considerado como o endereço desse dispositivo ou podemos até comparar a um número de telefone. Quando temos o número nós podemos ligar diretamente para uma pessoa, certo? E assim como um CPF, endereço ou telefone, o IP também é um número único.

Os computadores têm dois IPs diferentes e independentes entre si. Um é o código da sua rede interna, um número atribuído ao dispositivo (computador, por exemplo) e o outro é atribuído pela sua operadora e vinculado ao seu modem, fixo ou não, e será o endereço da sua rede na internet.

Os IPs se apresentam em duas versões: IPV4 e IPV6. O que diferencia as duas versões é a quantidade de bits (menor forma de informação na linguagem digital). Na prática, as versões indicam a quantidade de endereços diferentes em que é possível desmembrar. A versão 6 é a evolução da versão 4 que era bem mais limitada.

Como citado, os IPs ainda podem ser divididos em dinâmicos ou fixos.

IP Dinâmico

Ter um IP Dinâmico significa que todas as vezes que o computador se conecta à rede ele pode receber um endereço (código) diferente. A maior parte das conexões é realizada através desse tipo de IP.

Para clientes residenciais isso normalmente é irrelevante. Ter um IP dinâmico em certas situações pode ser bem vantajoso, para redes internas sem muitos equipamentos de segurança ou menos configurações, é mais difícil o acesso por hackers, já que o código é mutável.

Mas, para empresas pode fazer muita diferença.

IP Fixo

Já com IP Fixo o endereço é sempre o mesmo, ou seja, todas as vezes que o dispositivo se conecta à rede será com o mesmo protocolo.

É necessário um IP fixo sempre que computador for acessado remotamente. Voltando à analogia do telefone, é preciso saber o número para que possamos ligar para a pessoa que queremos. Ocorre da mesma forma com o IP.

Uma vez que as empresas normalmente possuem mais dispositivos conectados à internet, é interessante o uso do IP Fixo, assim não terão que “disputar” os IPs designados pela rede.  Além disso é mais fácil de gerenciar esses computadores.

Para criar VPNs e provedores também é necessário o uso do IP Fixo, pois será preciso estabelecer o endereço de conexão.

Veja abaixo o comparativo dos dois tipos de IP:

O que é e como funciona o IP Fixo

Conclusão

Como podemos certificar, não tem IP melhor ou pior. O importante é avaliar qual a necessidade da sua empresa e identificar com qual perfil de utilização ela se encaixa.

Entenda as necessidades de conexão da sua empresa e saberá qual tipo de IP é o ideal.

Sobre Explica Telecom 371 Articles

Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!