MH Magazine WordPress Theme

5 problemas que reduzem a velocidade de internet e como resolvê-los

Ao verificar a velocidade de internet da sua casa, você tem estado prestes a reagir como na gif ao lado?

Nós entendemos perfeitamente. Afinal, se tem uma coisa que tira qualquer pessoa do sério, é a baixa velocidade de internet.

Mas não se preocupe, porque neste artigo você conhecerá alguns fatores que reduzem a velocidade de internet e aprenderá como resolver de vez o problema.

Confira:

5 problemas que reduzem a velocidade de internet e como resolvê-los

velocidade de internet1. Invasão na rede

Uma grande quantidade de pessoas acessando a internet através de uma única rede pode comprometer a velocidade da conexão. E isso se torna ainda pior quando as pessoas que utilizam a sua conexão são invasores.

Se a sua rede não estiver protegida, maiores serão as chances dela estar sendo utilizada por outras pessoas nas redondezas, sem que você saiba.

Como resolver?

– Tenha certeza de que a sua conexão possui uma senha forte para oferecer segurança suficiente para sua rede. Dessa forma, ninguém poderá invadi-la ou pirateá-la.

Troque a senha regularmente para evitar que a sua conexão seja utilizada por vizinhos.

Evite passar sua senha para amigos ou pessoas que possam compartilhá-la com terceiros.

Consulte grátis a cobertura de Internet e operadoras em sua região.

2. Má qualidade do modem

Como o roteador e outros dispositivos eletrônicos, o modem também pode apresentar falhas e sofrer interrupções.

Para identificar se o problema é realmente o modem, o ideal é testar a velocidade da sua internet através de outro aparelho.

Como resolver?

– Caso seja o modem o responsável pela internet lenta, entre em contato com a assistência técnica do modem ou considere adquirir outro.

3. Roteador mal posicionado

Você sabia que, se o seu roteador Wi-Fi estiver posicionado em um cômodo diferente ou longe de onde você está conectado, a velocidade da sua conexão será inferior a de quem está no mesmo ambiente que o roteador?

E que, havendo um banheiro ou encanamento entre o roteador e seu computador, a perda de sinal será ainda pior?

Isso ocorre porque a água dificulta a transmissão do Wi-fi, por absorver as ondas de rádio.

Ou seja, a posição ou a localização do roteador são extremamente cruciais para que a entrega do sinal seja bem sucedida.


No artigo A água pode estar deixando a sua internet lenta, aprofundamos mais neste assunto e mostramos outros elementos que também absorvem o sinal da internet.


Como resolver?

– Neste caso, a única forma de acabar com a internet lenta é mudando o roteador de lugar.

4. “Congestionamento” da rede

Poucas pessoas sabem, mas o congestionamento da rede pode ser uma das causas da baixa velocidade de internet.

Podemos usar como exemplo o site do ENEM, que ao chegar a data da divulgação dos resultados em 2016, ficou congestionado nas primeiras horas.

Numa determinada hora do dia, o acesso a alguns sites (principalmente sites de vendas de ingressos, com grandes promoções ou instituições de ensino) pode ficar mais lento, devido ao número excessivo de pessoas acessando simultaneamente.

Como resolver?

Bom… Não há muito a ser feito em situações como essa. Você pode tentar entrar em contato com a instituição e reportar o erro ou tentar retornar ao site posteriormente, em horários menos concorridos (tarde da noite ou madrugada).

5. Limite de dados de navegação

Muitas pessoas contratam internet banda larga sem antes se certificarem da existência de limite de navegação. Não que uma internet limitada seja ruim… mas se você contratar e não souber qual o seu limite, poderá atingi-lo rapidamente devido à falta de controle e consequentemente terá a velocidade de internet reduzida.

Como resolver?

Entre em contato com a sua operadora e peça informações sobre o seu plano atual. Pergunte sobre a quantidade de dados de navegação, velocidade e etc…

Com essas informações em mãos, controle o seu acesso para evitar que o limite seja atingido, ou pelo menos para aumentar a duração do mesmo.

Caso você esteja ciente do seu limite, mas mesmo assim acaba atingindo-o rapidamente e tendo a velocidade de internet reduzida, considere mudar urgente para uma internet ilimitada.

Dessa forma, você irá pagar um valor fixo para navegar à vontade, podendo baixar vídeos, fotos e demais arquivos sem se preocupar com limites. Consulte grátis a cobertura de Internet Ilimitada em sua região.

Então, conseguiu resolver?

Esperamos que sim!

Caso o problema tenha persistido, aprenda como deixar a internet mais rápida utilizando 9 métodos confiáveis.

Até a próxima!

Sobre Explica Telecom 361 Articles

Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!