Loja virtual grátis X paga – conheça as principais diferenças!

loja-virtual-gratisEm tempos de crise financeira, o melhor a se fazer é realizar investimentos onde as chances de sucesso são maiores. Quando se trata de escolher entre uma loja virtual grátis ou paga, não é diferente. As diferenças entre as duas modalidades podem significar o sucesso ou fracasso dos negócios.

Para auxiliá-lo nessa decisão, listamos alguns atributos importantes e as diferenças nas duas versões.

Principais atributos para uma loja virtual

1- Qualidade e estabilidade

Nada é mais preocupante do que uma página que volta e meia está fora do ar. Quando isso ocorre em um e-commerce, ainda corre-se o risco de perder clientes e renda, certo?

Não por acaso listamos este item em primeiro lugar; ele é realmente mais importante! Pode sim haver uma loja virtual grátis de qualidade e hospedada em um bom servidor. Porém, certamente terá alguma limitação que deve ser conhecida de antemão (atributos a seguir). Conhecer exatamente qual o grau de confiança da empresa desenvolvedora, comentários de outros usuários e capacidade do servidor, são alguns requisitos básicos ao se contratar uma loja virtual.

Independente de ser uma loja virtual grátis ou paga, é preciso ter a garantia da prestação de um serviço de qualidade. E que de fato esteja disponível aos visitantes.

Por que criar uma loja virtual para a sua empresa?

2- Suporte adequado

Quem deseja ter uma loja virtual precisa contar com uma empresa de credibilidade e suporte adequado. Problemas de servidor ou configuração da loja podem acontecer a qualquer momento, e seu cliente não pode ser prejudicado. Afinal, o objetivo da loja virtual é estar sempre disponível, certo? A loja virtual grátis não possui suporte telefônico 24h, ao contrário da maior parte dos serviços pagos.

3- Espaço disponível e acessos

Para ter um bom e-commerce é preciso inserir muito conteúdo no seu site. Imagens do produto (diversos ângulos), editoriais e textos explicativos são alguns exemplos. Isto ajuda na decisão de compra do cliente (aumenta a conversão) e no rankeamento do Google. Ou seja, contribui para que você apareça no alto do resultado das pesquisas de seus potenciais clientes.

A loja virtual grátis costuma limitar os conteúdos que se deseja aplicar, priorizando materiais escritos ao invés de imagens. Já as lojas pagas podem ou não limitar o espaço disponível, conforme plano escolhido.

Além disso, em dado momento sua loja começará a receber maior movimentação, o que sem dúvida é algo muito desejado. Quando trata-se de uma versão grátis, há um limite da quantidade de visitas. Isto impossibilita uma grande ascensão em um curto período de tempo.

4- Liberdade para veiculação de anúncios

Além da venda de seus produtos, algumas plataformas oferecem a opção de incluir anúncios em seu site. Isto permite aumentar as fontes de renda, principalmente quando sua loja possuir muitos acessos.

A loja virtual grátis, porém, obriga a divulgação de anúncios nas páginas, sem permitir nenhum filtro sobre eles. Imagine ser obrigado a anunciar algo em que não se acredita ou sequer tem ligação com o produto ou serviço que você oferece. Pode ser desagradável e até mesmo nocivo aos negócios.

Algumas plataformas pagas possuem a opção de incluir anúncios, conforme escolha e filtros definidos pelo proprietário da loja.

5- Integração com diversas ferramentas

O cliente deseja ter à sua disposição o maior número de facilidades possíveis. As lojas virtuais devem ter navegação intuitiva e diversas funcionalidades, como cálculos de fretes, mecanismos que possibilitem divulgação em redes sociais, dentre outras.

A loja virtual grátis não possui boa parte destas funções, exigindo pagamento para qualquer integração necessária. Como algumas são essenciais às vendas, como a forma de pagamento e envio, acaba saindo caro!

As versões pagas já têm integrações incluídas nos planos.

Conheça a melhor plataforma E-commerce do mercado.

6- Estatísticas como estratégia de vendas

Conhecer os números do seu negócio é essencial para acompanhar e melhorar o resultados, não é mesmo?

Se pretende lançar uma loja virtual, é essencial acompanhar de perto a evolução de acessos, usuários, conversão e ticket médio. E isso é só o começo, pois as estatísticas são diversas!
Uma loja virtual grátis não permite o acompanhamento de dados e estatísticas, na maioria das vezes. Isto dificulta o gerenciamento das vendas e melhoria da experiência do usuário.

Já as versões pagas possuem painel de controle detalhado com as informações mais importantes. E ainda estão integradas com o Google Analytics, principal ferramenta para monitoramento de sites.

Conclusão: vale a pena ter uma loja virtual grátis?

Em um primeiro momento, pode-se achar que dois produtos são semelhantes. Mas com uma análise mais detalhada, as vantagens e desvantagens ficam evidentes. A loja virtual grátis pode parecer tentadora para quem tem urgência em aumentar vendas sem precisar investir muito. Porém, a decisão de ter uma loja virtual deve ser avaliada com cuidado, para não prejudicar a imagem da sua empresa. Escolher a versão mais barata ou grátis pode acabar saindo mais caro, com a necessidade de “trocar o pneu com o carro andando”. Você terá retrabalho e ainda arcará com o desgaste dos seus clientes que sofrearam com as limitações da plataforma grátis.

Loja Virtual Paga ou Grátis, qual a melhor?

Em suma, vejam um breve comparativo com todos atributos:

Loja Virtual PagaLoja Virtual Grátis
Estabilidade      
Suporte      
Espaço e acessos      
Veiculação de anúncios      
Integração com ferramentas        
Estatísticas      

 

Quer saber mais? Descubra como abrir uma loja virtual em 5 passos.

Sobre Explica Telecom469 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário