Melhor internet móvel: 3 itens para você avaliar e escolher a melhor operadora!

melhor internet móvel

Quando escolhemos um plano de celular, a primeira pergunta costuma ser “possui um bom pacote de dados?” E realmente o celular é muito mais do que um meio de efetuar ligações. E para te ajudar a escolher o plano ideal, confira três itens para avaliar ao escolher a melhor internet móvel.

Internet móvel no Brasil

A OpenSignal, empresa que analisa a qualidade das operadoras móveis ao redor do mundo, disponibiliza um relatório periodicamente com análises sobre a cobertura das redes móveis no Brasil. Uma nova edição foi liberada em Janeiro de 2018. O estudo destaca que o 4G melhorou bastante em nosso país, estando disponível cerca de 70% do tempo.

Mas, afinal, qual a melhor internet móvel?

Vamos mostrar aqui 3 itens básicos para avaliar ao escolher a melhor internet móvel. Vamos as análises:

1 -Velocidade

O quadro abaixo destaca as velocidades de download das principais operadoras de Telecom do Brasil. Observem os números:

Velocidade
OperadorasDownload
3G4G
Claro4.26 Mb/s28.56 Mb/s
Vivo3.32 Mb/s22.71 Mb/s
Oi2,61 Mb/s14,42 Mb/s
TIM3,81 Mb/s14.07 Mb/s

Analisando os dados da tabela, podemos perceber que, no aspecto velocidade, a operadora que se sobressaiu foi a Claro. De modo geral, o Brasil registrou taxa média de 19,7 Mb/s no download, um bom número se levarmos em conta que a média mundial é de 2 Mb/s a menos. A Claro, porém, surpreendeu ao se sobressair com números mais altos que as demais.

A Vivo, vencedora em 2016, ficou em segundo lugar em 2017 e novamente em segundo lugar em 2018.

Todas as operadoras, exceto a Oi, apresentaram aumento de velocidade em relação às medições passadas por conta da ampliação do serviço.

2 – Latência

Outro aspecto sempre avaliado para a escolha da melhor internet móvel é a latência. De forma simples, latência é sinônimo de atraso, é uma expressão de quanto tempo leva para um pacote de dados ir de um ponto designado para o outro (do seu computador até este site por exemplo). Quanto menor a latência, melhor.

Observem o quadro comparativo abaixo:

Latência
Operadoras3G4G
Oi149,79 ms60,78 ms
Tim118,07 ms57,04 ms
Claro106,36 ms58,17 ms
Vivo119,99 ms61,97 ms

Em se tratando de latência, a TIM foi a melhor no 4G, porém não possui um desempenho tão significativo no 3G.
A Claro  é a vencedora com a menor potência no 3G.

3 – Disponibilidade do Serviço

Outro ponto avaliado pela OpenSignal que também deve passar pelo seu crivo de qualidade é a disponibilidade do serviço. Foi rastreado as porcentagens de tempo que os usuários tiveram no acesso às redes 4G. Os resultados foram os seguintes:

Disponibilidade

TIM71,87%
Vivo61,84%
Claro58,26%
Oi53,90%

Conclusão

Esses números indicam que, em termos gerais, o 4G no Brasil melhorou muito, mas ainda fica devendo em alguns pontos, especialmente em disponibilidade.

Para realizar o estudo, a OpenSignal, coletou dados entre 1º de setembro e 30 de novembro de 2017.

Para escolher a melhor internet móvel é importante que você selecione quais dos itens citados no artigo faz mais sentido para você. Por exemplo, se a velocidade de download é um ponto essencial para você, o ideal é optar por umas das operadoras que mais se destacaram nessa característica. Mas se há outro ponto mais importante, se aprofunde na pesquisa até achar a melhor internet móvel para você.

Agora você precisa conhecer quais operadoras estão disponíveis na sua região. Para isso, basta consultar o Simulador de Cobertura do Explica Telecom.

Clique no botão abaixo e boa escolha!

  CONSULTAR COBERTURA!

Sobre Explica Telecom476 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!