Portabilidade fixo: o que é?

Vamos conhecer entender nesse post, um pouco mais sobre a portabilidade fixo.

A portabilidade numérica é uma facilidade que possibilita ao cliente de serviços de telefonia fixa manter o número do telefone ao mudar de operadora, localização ou serviço. Mas só é possível portar um número de uma operadora para outra, se você mantiver o cadastro dentro da mesma área de registro (mesmo DDD).

O que é a portabilidade do fixo?

É um serviço de telefonia fixa que faz com que o cliente mantenha o número do telefone, independente da operadora que o serviço esteja vinculado. Portanto, a portabilidade fixo é um recurso que permite ao cliente a permanecer com seu número fixo, mesmo que troque de operadora telefônica.

Existem 3 categorias de portabilidade numérica. São elas:

  1. Portabilidade de Operadora de Serviço: permite que o cliente mude de operadora e mantenha o seu número telefônico, sem mudar de endereço. Apenas é feita a troca de operadora telefônica.
  2. Portabilidade de Localização: permite que o cliente mantenha o número de telefone ao mudar-se para um novo endereço, sem mudar de operadora. Há somente a mudança de endereço e operadora telefônica, o número do telefone se mantém inalterado.
  3. Portabilidade de Serviço: permite que o cliente mantenha o número de telefone ao mudar o seu plano de serviço, ou seja, pode passar de um plano de pré-pago para pós-pago ou vice-versa. Altera-se o tipo da sua conta telefônica sem que haja alteração do número.

Arraste e encontre o plano de telefone fixo mais econômico!

Preço até: R$

icon (1)


Todos os clientes podem alterar o endereço, tipo de serviço telefônico e operadora telefônica sem alterar o número de seu telefone fixo.

Mas por que mudar de operadora?

  • Você pode querer mudar porque está insatisfeito com seu atendimento atual prestado pela operadora de telefone fixo.
  • Redução de custos em telefone fixo. A maioria das operadoras tem planos excelentes para aquisição de novos clientes. Logo uma das melhores formas de ECONOMIZAR NO TELEFONE FIXO é exatamente mudando de operadora e mantendo seu número.
  • Melhoria de qualidade no sinal ou serviço prestado.

Conheça seus direitos em relação à portabilidade fixo:

  • Mudar de endereço, sem mudar de operadora, desde que seja na mesma Área Local e que a operadora tenha cobertura técnica;
  • Mudar de operadora sem mudar de endereço, mantendo o número do telefone fixo atual, desde que não haja pendências financeiras do cliente junto a operadora “antiga” que a operadora “nova” possua cobertura técnica no local;
  • Mudar de endereço e de operadora, desde que na mesma Área Local e desde que os requisitos acima sejam atendidos;
  • Mudar de plano de serviço sem mudar de operadora.

Veja abaixo os 3 passos para solicitar a portabilidade do seu telefone fixo:

1º Verifique quais operadores têm cobertura na sua região;

 Selecione quais as operadoras você tem interesse;

Atenda a ligação e solicite sua portabilidade.

Para solicitar a portabilidade do seu telefone fixo, é necessário que você migre para outra operadora, com isso você deve informar seus dados pessoais, telefone e operadora atual. Confirmados os dados, a nova operadora agendará a habilitação desse serviço e fornecerá um número de protocolo para que você possa acompanhar seu pedido.

Para mais informações acesse: “Como solicitar portabilidade fixo”.

Quanto custa fazer portabilidade do fixo?

Esse serviço de portabilidade pode ser cobrado pelas operadoras desde que o valor máximo seja de R$ 4,00 por solicitação.

Para mais informações veja nosso post: “Quanto custa fazer portabilidade fixo”.

Sobre Explica Telecom476 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário