O que é roaming de voz e como ele é cobrado em suas ligações?

o que é roaming de voz nacional

Sabe quando você faz uma viagem, nacional ou internacional, e consegue realizar ligações mesmo estando em uma região com DDD diferente ou fora da área de cobertura da sua operadora?

Isso acontece graças ao roaming de voz que viabiliza as suas chamadas. Ou seja, ele é um recurso que permite que você faça chamadas de voz, mesmo quando estiver em uma área com DDD diferente do seu.

Para entender melhor, veja agora os tipos de roaming de vozcomo a cobrança é feita.

o que é roaming nacionalO que é Roaming nacional?

roaming nacional nada mais é do que uma taxa de deslocamento para ligações feitas de um celular para outro, com áreas de cobertura diferentes, mas dentro do mesmo país.

Arraste e descubra qual o plano controle ideal para você!

Franquia até: GB
Preço até: R$

Como funciona o roaming nacional quando…

1. Você está em uma cidade com o mesmo código de área (DDD) que a sua:

Para as chamadas entre celulares, esta é uma ligação local comum e não há qualquer cobrança extra nem para ligar nem para receber a chamada.

Por exemplo: se você ligar do Rio de Janeiro/RJ para Niterói/RJ, não haverá nenhuma cobrança extra, pois o código de área das duas cidades é o mesmo, 21.

2. Recebe uma ligação quando está em uma área com DDD diferente:

Quem recebe a ligação paga pelo deslocamento, caso esteja fora da sua área de registro.

Imagine que a pessoa que ligou não sabe que você viajou. A rede de telefonia precisa “encontrá-lo” para entregar essa chamada.

Por exemplo: se o seu DDD for do Rio de Janeiro/RJ e você atender a uma chamada quando estiver em São Paulo/SP, você pagará pela taxa de deslocamento (roaming).


Leia também:

Como ativar o roaming em seu celular e falar de qualquer cidade do país

Controle, pré pago ou pós pago: o que são e qual desses tipos de plano é melhor pra você?

Consulta Portabilidade: faça agora e online. É grátis!


3. Está em uma área com DDD diferente e faz uma chamada para um nº com o código de onde você está:

Você pagará o custo de uma ligação local, tanto que não é necessário colocar o DDD antes do número, mas também poderá ser cobrado um adicional por chamada.

Por exemplo: você está em Rio de Janeiro/RJ mas seu DDD é de  São Paulo/SP, mas você liga para um número do Rio de Janeiro/RJ, você pagará apenas o custo de uma ligação local.

4. Está em uma cidade com DDD diferente e liga para um nº da sua cidade:

Neste caso você pagará por uma ligação de longa distância. É necessário colocar o DDD antes do número e também poderá haver uma cobrança adicional por chamada.

Por exemplo: se o seu DDD é de Brasília/DF e, ao viajar para Goiânia/GO, você faz uma chamada para um número com DDD de Brasília/DF, você pagará por uma ligação de longa distância.

o que é roaming internacionalO que é Roaming Internacional?

Roaming Internacional são taxas de deslocamento cobradas por sua prestadora quando você realiza ligações e utiliza seus serviços enquanto viaja para outro país.

Além de gastar com outros custos de uma viagem internacional, você deve ir preparado para pagar altas taxas de roaming internacional, caso deseje realizar ligações ou conectar-se à internet.

Para não ficar na mão, você pode contratar um plano pós pago, para pagar por essas taxas somente no próximo mês. Caso prefira um conjunto de serviços de telefonia e internet móvel por um valor fixo, a melhor opção pode ser um plano controle.

A forma que o roaming internacional é cobrado varia de operadora para operadora. Mas não se preocupe, estamos preparando um outro post para aprofundarmos neste assunto.


Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender o que é roaming e qual a diferença entre roaming nacional e roaming internacional de voz.

Sobre Explica Telecom476 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!