O que é Service Desk e como utilizar na minha casa?

O que é service Desk


De forma bem simples, Service Desk é o atendimento de informática por telefone. Na prática, significa que a cada dúvida sobre como utilizar o computador ou outro dispositivo (como celular e tablet), é possível ligar para um especialista e receber ajuda pelo telefone.


O que é Service Desk?

Como vimos, Service Desk é o serviço para solucionar dúvidas de usuários pelo telefone. No mundo corporativo existem dois termos que são parecidos e geram muitas dúvidas: Service Desk e Help Desk. Veja a diferença entre eles:

Service Desk x Help Desk

Enquanto o Help Desk é um atendimento direto ao usuário, de forma a resolver o problema e registrar o atendimento, o Service Desk vai além. Ele trata questões mais complexas que envolvem a gestão estratégica e planejada de serviços de TI (Tecnologia da Informação).

Os passos para solucionar uma questão no Service Desk são: usuário faz um registro, equipe analisa e acompanha o atendimento e soluciona os problemas relacionados ao atendimento. Sempre mapeando os dados e informações do atendimento, da prestação ao cliente e dando um feedback para análise e registro final.

Já os passos para solucionar uma questão no Help Desk são: usuário aciona o técnico, técnico analisa a prioridade e a solicitação entra na fila.

Nesse sentido, o Service Desk é um nível acima do Help Desk e é destinado para dúvidas mais complexas.

Esses termos são bem comuns no mundo corporativo. Mas você sabia que existe Service Desk também para residências? Conheça um pouco mais sobre o que é Service Desk para casas:

Service Desk para sua casa

Já imaginou ter um especialista em informática à sua disposição? Da mesma maneira que existe o serviço de Service Desk para empresas, também existe para residências. Isso significa ter assistência profissional a cada dúvida ou dificuldade enfrentada para utilizar o computador.

O atendimento residencial de Service Desk também pode ser chamado de Suporte Técnico de Internet, help desk, assistência a informática e alguns outros termos. Então, sempre que você escutar esses termos, lembre-se que é exatamente o que iremos tratar agora.

Conheça as principais diferenças entre o Service Desk para você e o Service Desk para empresas:

Service Desk Para Casa
Service Desk Para Empresas
AcionamentoVia Telefone: cliente liga para receber o SuporteVia Chamado: funcionário utiliza e-mail ou sistema próprio para solicitar o suporte
AtendimentoVia Telefone: na mesma ligação que o suporte é solicitado a dúvida já é solucionadaVia Telefone, online ou presencial: dependendo do contrato o atendimento pode ser feito de várias formas
Tempo de atendimentoAtendimento imediatoO pedido irá entrar em uma fila que será filtrada de acordo com o nível de urgência

service desk

Como utilizar Service Desk na minha casa?

Gostou de saber que existe Service Desk para usuários finais? Ao contratar esse serviço você terá acesso a um profissional qualificado que estará à disposição para solucionar quaisquer dúvidas que possam surgir sobre a utilização do computador, celular, tablet e muito mais.

Mas qual é o processo para utilizar o service desk na minha casa? Confira abaixo:

1 – Escolha a empresa que mais combina com você

Quer conhecer um pouco mais sobre os pontos que você precisa ficar atento para escolher a melhor empresa de service desk para você? Confira o post Suporte de internet: 4 dicas para escolher a melhor assistência.

2 – Assine o suporte mensal

A melhor maneira de contratar Service Desk para sua família é através do plano mensal. Dessa forma, independente de quantos acionamentos forem necessário, você terá sempre um profissional à disposição.

3 – Ligue para o suporte sempre que surgir uma dúvida

Dependendo da empresa escolhida, o acionamento pode ser feito por outros meios. No entanto, o mais comum é haver um número 0800 para o cliente ligar sempre que surgir uma dúvida sobre a utilização do computador.

4 – Fale com o especialista

Ao efetuar a ligação, um profissional treinado estará pronto para solucionar suas dificuldades. Suas dúvidas serão solucionadas na própria ligação e, dependendo da qualidade da empresa, não costuma demorar mais de 15 minutos.

O processo é muito simples, certo? Conheça mais sobre o assunto no post Suporte técnico em informática: o que é e como saber se você precisa?

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