O que é Streaming? – Descubra a nova forma de ver filme e ouvir música

O que é streamingVocê sabe o que é streaming? Independente da resposta, sugiro que você leia esse post até o final para saber o significado dessa novidade, como ela funciona na prática e ver alguns exemplos de como e onde assistir filmes, séries e programas de TV no seu celular, computador ou tablet!

O que é Streaming

Para entender o que é streaming, você precisa saber como ele funciona. De maneira bem simples a tecnologia streaming é uma forma de transmissão instantânea de dados. Na prática, isso significa que não é necessário baixar (fazer download) de um vídeo para assistir. Com essa tecnologia é possível ver (ou ouvir) o conteúdo enquanto o download está sendo realizado.

Nos primórdios da internet, para ver ou ouvir qualquer coisa, era necessário baixar o arquivo (e isso valia até mesmo para fotos!). Mas há alguns anos o streaming entrou na jogada e mudou a forma de consumir conteúdo online para sempre.

Funciona da seguinte maneira: os dados são recebidos e a mídia é reproduzida à medida que chega ao usuário. Dependendo da largura de banda (também conhecida como velocidade da internet) é possível assistir um filme inteiro sem qualquer interrupção.

Como funciona o Streaming?

O funcionamento da tecnologia streaming é muito simples, veja abaixo o processo:

1 – Computador se conecta ao servidor que começa a lhe mandar o arquivo;

2 – O computador começa a receber o arquivo e constrói um buffer (memória temporária) onde começa a salvar a informação;

3 – Quando o buffer já está preenchido com parte do conteúdo, o computador (ou qualquer outro dispositivo) começa a mostrar a mídia e ao mesmo tempo continua o download.

O que é streaming - infográfico (1)

Mais simples impossível, certo?

Streaming de Vídeo

Afinal, o que é streaming de vídeo? É exatamente o mesmo que foi explicado ali em cima, somente com o conteúdo final sendo um vídeo ou filme. Hoje quando falamos em Streaming de Vídeo estamos falando, basicamente, de conteúdo on demand. Ou seja, assinar uma plataforma para assistir os melhores filmes e séries quando e onde quiser. Ou então alugar os últimos lançamentos com apenas um clique. Veja mais detalhes:

Muitas pessoas ligam streaming de vídeo à Netflix, certo? Mas nem sempre foi assim. Quando essa tecnologia começou a se tornar popular, o YouTube era referência. O primeiro vídeo publicado nessa plataforma foi em 2005 e tem apenas 18 segundos. O assunto? A visita de um jovem ao Zoológico:

Oi! Então, aqui estamos nós – nos elefantes. A coisa legal sobre esses caras é que eles têm trombas bem, bem grandes.

Desde 2005 a tecnologia e, consequentemente, os conteúdos evoluíram muito! Hoje temos várias opções de empresas que oferecem streaming de filmes, séries, programas de TV e esportes.

E a tendência é que os conteúdos on demand em geral cresçam cada vez mais. A prova é que em janeiro de 2017, os DVDs e Blu-rays deixaram de ser o meio mais lucrativo para distribuição de mídia no Reino Unido, sendo ultrapassados pelo download digital e streaming.

Streaming de Música

Aposto que você já sabe o que é streaming de música. É o mesmo que os itens falados acima, só que em vez de ver um conteúdo, desta vez você vai ouvi-lo! Talvez essa seja a mídia que mais se modificou com o passar dos anos.

Vamos fazer uma viagem no tempo: lembre-se de você ouvindo música no início dos anos 2000. Posso apostar que era uma mistura de CDs com download de músicas no Emule, ou outro site de download. A plataforma em que você ouviria essas músicas varia entre o som da sala, um discman e um MP3. Acertei?

O que é streaming - ouvir música no passado

Dessa época para hoje muito evoluiu na forma de ouvir música. Principalmente pois a indústria percebeu que jamais conseguiria vencer o formato digital e o compartilhamento ilegal de música. Por isso, se viu obrigada a formatar uma nova maneira de oferecer esse conteúdo. E eis que chegamos ao streaming online de música.

Existem várias plataformas de streaming de música. A escolha deve ser baseada em vários fatores, desde preço e acervo até usabilidade do usuário. Comece sua escolha lendo esse post: Spotify versus Vivo Música by Napster: qual o melhor streaming musical?

Streaming das Operadoras

A “guerra” entre operadoras e serviços de streaming já é algo conhecido por quase todo mundo. E a solução que as empresas encontraram para vencer essa batalha foi a melhor possível! Elas começaram a criar plataformas de streaming próprias. E quem ganhou fomos nós!

TV Everywhere

As operadoras começaram oferecendo serviço de TV Everywhere: plataformas que agrupam streaming de vários canais diferentes. Já vamos explicar com calma.

Você conhece o Oi Play, NET Now, Sky Play e TV On da Algar Telecom? Esses são os principais exemplos de TV Everywhere das operadoras. Funciona da seguinte maneira: se você é cliente de TV por assinatura de uma determinada operadora, você também tem direito a assistir online à programação dos canais disponíveis na sua grade.

Aqui está um exemplo: você é cliente de TV por assinatura da Oi; no plano escolhido, tem os canais da Rede Telecine; sem pagar nada a mais por isso, você tem direito a usufruir do Telecine On Demand. Ou seja, assistir parte da programação dos canais Telecine no celular, computador e tablet.

Vários canais oferecem essa comodidade. Confira alguns: Telecine, HBO, Globo, Discovery, etc. Um benefício incrível desse tipo de conteúdo é a programação ao vivo. Poucos serviços de streaming oferecem essa opção e as operadoras apostam muito nisso.

Plataforma de streaming própria

Além da comodidade citada acima, algumas operadoras estão entrando de cabeça no mundo digital e entregando mais para seus clientes. Elas estão começando a oferecer serviços de streaming similares ao Netflix. Ou seja, video on demand com programação de filmes e séries mediante pagamento de assinatura mensal.

O Claro Vídeos é o exemplo mais conhecido dessa modalidade de serviço. E agora a Algar Telecom está prestes a lançar o VID+, plataforma que está sendo chamada de Netflix brasileiro.

Se você leu esse post até o final, tenho certeza que conteúdo on demand é muito importante para você. Por isso, você precisa escolher a sua operadora de TV por assinatura e banda larga de acordo com o que elas podem te oferecer nesse aspecto.

Verifique a cobertura para sua região e mantenha isso em mente na hora de escolher!

Sobre Explica Telecom 431 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!