O que é vírus de computador e como evitar?

Você sabe o que é vírus de computador?

Embora não seja um causador de doença, o vírus de computador pode ocasionar um verdadeiro estrago.

Para ficar livre desse mal que coloca em risco a sua segurança na internet é preciso conhecer os principais tipos de vírus de computador e o que fazer para manter dados e arquivos protegidos.

O que é vírus de computador?

Entender o que é vírus de computador é fácil, pois a lógica é mesma de um vírus comum:

São males (softwares maliciosos) que propagam com facilidade e colocam em risco a integridade dos infectados (computadores).

Esse software malicioso é desenvolvido por programadores desonestos, que na maioria das vezes têm como objetivo roubar dados e informações de uma conta.

Uma vez instalado em uma máquina, além de comprometer a “saúde” e a utilidade dela, o vírus de computador pode tornar seus dados e arquivos vulneráveis a ciberataques.

5 principais tipos de vírus de computador

1. Rootkit

Rootkit é um conjunto de programas e técnicas inserido por um invasor e instalado através da execução de outro arquivo malicioso.

Ele é capaz de esconder garantir a presença de um invasor ou de outro programa malicioso em um computador desprotegido.

2. Bot

O Bot é um programa similar aos worms, que entra no computador através de e-mails, conteúdos baixados e compartilhamento de arquivos. Ele possui ferramentas de comunicação com o invasor e permite que o computador seja controlado de forma remota.

Um equipamento infectado com esse tipo de vírus, geralmente é chamado de zumbi, devido ao dono do computador não ter mais controle sobre as ações do mesmo.

3. Cavalo de Troia (Trojan)

O famoso Cavalo de Troia pode chegar ao seu dispositivo através de conteúdos baixados em sites não confiáveis, redes sociais e e-mails suspeitos.

Por isso, nunca instale programas piratas, pois a maioria está infectada com esse tipo de vírus.

Quando executado, o Cavalo de Troia cria uma porta de entrada para que hackers consigam controlar remotamente seu computador. Além disso, ele é capaz de alterar e remover arquivos, furtar informações e instalar outros softwares maliciosos no equipamento.

4. Spyware

Os vírus espiões entram no seu computador com um único objetivo: monitorar sua navegaçãodescobrir informações a respeito do seu comportamento na internet.

Apesar de não contribuir significativamente para a lentidão ou perda da vida útil do seu computador, um spyware pode enviar seus dados (como idade, renda, escolaridade, intenção de compra) para grandes companhias de marketing.

5. Worms

Os Worms são os vírus mais comuns na internet. Seu principal objetivo é se reproduzir e infectar o maior número de computadores disponíveis.

Vários vírus desse tipo podem danificar o computador por sua infestação em massa nos arquivos do sistema, enquanto outros roubam suas informaçõesas enviam para a internet.

Comparativo entre softwares maliciosos:

Fonte: Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil

Leia também:

11 dicas de segurança na internet que você deve parar de ignorar imediatamente

Como bloquear sites e impedir o acesso de crianças a conteúdo impróprio

5 coisas que você faz que comprometem a velocidade da sua internet

O que pode ocorrer caso seu computador seja infectado?

Inúmeras coisas, como:

  • compartilhamento  de dados como CPF, números de cartões de crédito, senhas e arquivos;
  • compras realizadas em seu nome;
  • fotos e vídeos pessoais, poderão ser acessados sem sua permissão, por pessoas desconhecidas;
  • ações no computador e na internet poderão ser monitoradas e até vendidas.

Para proteger seu computador e evitar que ele seja vítima de um software malicioso, veja 11 dicas de segurança na internet que você deve parar de ignorar imediatamente.

Até breve!

Sobre Explica Telecom469 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!