Pré-pago ou Pós-pago: aprenda a escolher o melhor para você

pré pago ou pós pagoO plano Pré-pago é aquele em que o consumidor adquire créditos nos pontos de recarga e os serviços solicitados são descontados do valor recarregado. Sendo assim, é indicado para pessoas que navegam pouco fora de casa.

Já no Pós-pago, o cliente paga a mensalidade depois que utiliza os serviços. Essa modalidade, é indicada para quem fica muito tempo fora de casa, e gosta de estar sempre conectado.

 

Como funcionam os planos Pré e Pós-pagos

Para descobrir se o melhor tipo de plano para você é o Pré-pago ou Pós-pago é importante entender como eles funcionam e definir qual se adequa melhor às suas necessidades. Confira mais detalhes sobre cada um deles.

Pré-pago

Nos planos Pré-pago, o cliente faz recargas prévias para usar os serviços, podendo escolher o valor dos créditos de acordo das opções ofertadas pela operadora. Os créditos adquiridos podem ser usados para contratar pacotes de ligações, mensagens e internet e são encontrados em versões diárias, semanais ou mensais, dependendo da operadora.

É importante ter em mente que essa modalidade costuma oferecer franquias menores quando comparada ao Pós-pago. Por isso, é ideal para quem não utiliza muito os dados móveis e quer evitar contas no fim do mês.

Vale lembrar, que nos planos Pré-pagos, caso você fique sem créditos e seu pacote acabe, você não consegue fazer ligações nem acessar a internet. Sendo assim, é importante tem muita atenção com o seu saldo para não ficar na mão quando precisar.

Pós-pago

Já nos planos Pós-pago, o pagamento é feito depois que se usa os serviços, por meio de faturas. As franquias de internet e ligações são mensais e tendem a ser maiores nesse tipo de plano. Sendo assim, eles são recomendados para quem navega com mais intensidade e não pode ficar desconectado.

Uma ramificação dos planos Pós-pagos é o Plano Controle. Nele, a fatura também só é paga depois de usar os serviços, entretanto, ele apresenta algumas diferenças, confira:

  • Controle: O cliente recebe uma conta mensal com um valor fixo. Porém, ao chegar no limite da franquia contratada, os serviços são suspensos ou há redução da velocidade de internet e só ficam disponíveis novamente no próximo mês. Nesse caso, não há surpresas no fim do mês.
  • Pós-pago: É a modalidade com as maiores franquias de internet e também costuma oferecer mais benefícios. Nela, quando se chega no limite da franquia contratada, não há reduções de velocidade nem bloqueios. Porém, o valor excedido é cobrado na fatura do próximo mês.

Encontre o plano ideal

Ficou mais fácil escolher entre o plano Pré-pago ou Pós-pago agora, certo? Conheça as ofertas das operadoras disponíveis na sua localidade com o Comparador de Planos de Celular e encontre a mais adequada para as suas necessidades e seu bolso!

Comparar planos de celular

Sobre Explica Telecom476 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!