Como aumentar consideravelmente a visibilidade da sua empresa na internet

aumentar-visibilidade-da-empresaIndependentemente do tamanho da sua empresa ou do ramo no qual ela atua, é essencial conquistar seu espaço no mercado, certo?

Sabe aquela frase “Só é lembrado quem é visto”? Então, ela se encaixa perfeitamente neste caso. Para fazer com que seu potencial cliente se interesse pelo seu produto ou serviço, a sua empresa deve estar presente onde ele estiver. Dessa forma, quando este cliente pensar em uma solução parasua necessidade, logo se lembrará da sua empresa e recorrerá a ela!

Por que aumentar a visibilidade da empresa na internet?

A resposta é simples: 90% dos brasileiros pesquisam primeiro pela internet antes de comprar um produto ou contratar qualquer serviço, e a forma mais rápida e eficaz de ser encontrado na web é possuindo um endereço online!

Mas o que fazer para aumentar a visibilidade da empresa na internet? Nós reunimos os 8 passos principais que irão te ajudar significativamente nisso. Confira:

Como aumentar a visibilidade da empresa na internet em 8 passos

 1. Acompanhe seus concorrentes

O primeiro passo para aumentar a visibilidade da sua empresa, sendo na internet ou não, é averiguar o que sua concorrência tem feito de melhor para se destacar. Vale lembrar que tentar fazer igual não irá alavancar suas vendas, nem aumentar a visibilidade do seu negócio. A análise da concorrência deve ser feita de modo que você consiga observar:

  • o que o seu cliente necessita que ainda não vem sendo atendido pelos seus concorrentes;
  • principais aspectos que podem te diferenciar dos seus concorrentes, ex: atendimento de melhor qualidade, preço, formas de pagamento, etc.

2. Estude seu público-alvo

Para que você consiga aumentar de verdade a visibilidade da sua empresa, uma das “missões” mais primordiais de todo o processo é  estudar seu público-alvo.

Não se pode planejar e criar absolutamente nada sem antes se perguntar: para quem eu estou fazendo, qual é o perfil dessa pessoa e o que a interessa mais? Portanto, antes de iniciar qualquer estratégia para amentar a visibilidade da empresa, pergunte, pesquise e faça um estudo para descobrir o perfil dos seus potenciais clientes, contendo informações como:

  • principais necessidades;
  • gênero;
  • localização;
  • poder aquisitivo;
  • e média de idade.

3. Crie um site

Criar um site é fundamental para ser visto e lembrado pelos seus clientes. Sua empresa provavelmente será vista porque seu potencial cliente estará pesquisando pelo que você oferece na internet. E com certeza dará maior credibilidade à sua empresa ao ver que ela possui um site. Ou seja, ter um site é muito mais que ter um endereço online, ele é a porta de entrada para o sucesso de qualquer negócio.

Se você tem um restaurante, uma padaria, livraria, ou seja qual for o seu segmento, possuir um site profissional irá aumentar significativamente a visibilidade do seu negócio!

4. Insira um formulário de cadastro no seu site

Com um formulário de cadastro em seu site é possível criar listas segmentadas com os e-mails cadastrados. Essa é uma das maneiras mais fáceis de armazenar o contato dos visitantes que desejam saber mais sobre seus produtos e/ou serviços.

5. Invista em campanhas de e-mail marketing para aumentar a visibilidade da empresa

Sabe aquela promoção super especial que você preparou e gostaria que muitas pessoas aproveitassem? Ou aquelas novidades que chegaram no seu estabelecimento, que você gostaria muito que todos os seus clientes soubessem? Eles podem receber todas essas novidades imediatamente!

As campanhas de e-mail marketing permitem que você envie novidades e comunicados para a sua lista de e-mails que foi gerada no formulário de cadastro no seu site. Este método é extremamente útil para quem não deseja pagar a confecção e distribuição de banners informativos, ou para quem não tem tido resultados positivos com esse tipo de publicidade.

6. Cadastre sua empresa nos mapas e redes geossociais

Se você possui um estabelecimento e quer que seus potenciais clientes o localizem com facilidade, sem precisarem passar por um motor de busca (Google, Bing, etc), a melhor maneira é aparecer nos serviços de mapas online e redes geossociais. Dessa forma, qualquer pessoa que estiver procurando estabelecimentos no mapa irá encontrar a sua empresa.

Serviços de mapas e redes geossociais mais conhecidos:

  • Google Maps (mapa online) “Encontre empresas locais, visualize mapas e obtenha rotas de tráfego no Google Maps.”
  • Waze (trânsito e navegação online) “Um dos maiores aplicativos de trânsito e navegação do mundo baseado em uma comunidade.”
  • Foursquare (rede geossocial) “Encontre os melhores lugares para comer, beber, fazer compras ou visitar em qualquer cidade do mundo.”

7. Tenha um perfil nas redes sociais mais utilizadas pelo seu cliente

Faça uma pesquisa das redes sociais mais utilizadas pelos seus clientes e crie um perfil já! Lembrando que isso não significa que você poderá ficar enviando mensagens com promoções, nem marcar inúmeras pessoas em suas publicações, achando que isso atrairá seu público. A rede social deve ser apenas um meio de interagir de forma POSITIVA com seus clientes, e não um canal para importuná-los diariamente.

Se você tiver um salão de beleza, por exemplo, poderá utilizar o WhatsApp para agendar serviços para seus clientes.

8. Não se esqueça do “público mobile”

Ao tentar criar um site sozinho, muita gente não se atenta ao modelo ideal e acaba se esquecendo que o site deve ser exibido de forma harmoniosa não só em computadores, mas nos celulares também! Veja por que:

O celular se tornou, pela primeira vez, o principal meio de acesso à internet nos domicílios brasileiros, superando os computadores de mesa, segundo estudo divulgado pelo IBGE em Abril de 2016. O número de residências com acesso à internet pelo celular saltou de 16,8 milhões em 2014 para 29,6 milhões em 2016. Dos domicílios conectados à internet, 80,4% acessam pelo telefone móvel.

Escolha uma plataforma que irá garantir a você um modelo harmonioso e responsivo (ideal para smartphones e tablets) para aumentar a visibilidade da empresa, em vez de fazer com que seus visitantes abram uma página desconfigurada e confusa, ocasionando a desistência por parte do mesmo.

Pronto para ver seu negócio crescer significativamente na internet? Pois bem, as dicas foram dadas… Agora é só partir para a ação! Boas vendas!!

Quer saber como criar um site? Leia o artigo: Aprenda como criar um site profissional sozinho.

 

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