Quanto custa tv por assinatura?

Quanto custa TV por assinatura? Bem, não existe uma resposta certa para essa pergunta.

O valor da fatura irá depender de vários fatores, tais como: a quantidade de canais, quantidade de canais em HD, quantidade de serviços adicionais, etc.

Venha conhecer mais sobre esse assunto!

 

Formas de cobrança usadas no Brasil

Instalação

As cobranças de instalação variam de acordo com a operadora.

O prazo de instalação deve ser acordado entre você e a empresa e não poderá atrasar mais que 48 horas em relação à data marcada.

Fundamentação Legal: Art. 9 da Resolução nº 411/2005.

Mensalidade

As operadoras que vendem TV por assinatura oferecem seus serviços na forma de pacotes ou planos. Os pacotes são formados por grupos de canais; já os planos de serviços correspondem aos pacotes somados a outras comodidades, como canais a la carte (contratação de um determinado canal) ou pay-per-view (contratação de um programa específico ou de uma partida de futebol, por exemplo). Nos casos de contratação do canal a la carte ou pay-per-view, o consumidor terá acrescentado ao valor de sua assinatura o valor dessa compra avulsa.

A prestadora não pode alterar o pacote de canais contratado e deve disponibilizar, também, os canais de programação e distribuição obrigatória, conforme estabelecido na legislação. Para a distribuição desses canais, não pode haver ônus ou custos adicionais para os consumidores.

A prestadora não pode discriminar os serviços oferecidos aos consumidores em razão do plano de serviço contratado. Assim, opções como a contratação de canais avulsos ou a instalação de ponto-extra, quando disponíveis, devem ser oferecidas nas mesmas condições a qualquer pessoa. Entretanto, caso a prestadora não possua viabilidade técnica ou cabeamento no endereço solicitado pelo consumidor, ela não tem obrigação de disponibilizar os serviços.

Ponto Adicional

As prestadoras precisam comercializar o ponto principal do serviço, ou seja, o primeiro ponto de acesso à programação contratada com a prestadora e instalado no endereço do assinante.

Se você quiser contratar um ponto-extra, a prestadora poderá cobrar pela instalação e por reparos na rede interna e no decodificador. Não pode haver cobrança de valor adicional pela programação exibida nos pontos-extras instalados no mesmo endereço residencial, mesmo em caso de contratação de canais avulsos.

O ponto de extensão, por outro lado, não é comercializado. Assim, o consumidor de TV por assinatura que optar por instalá-lo deverá fazê-lo por conta própria.

O conteúdo contratado por você deve estar disponível de forma integral em todos os pontos-extras ou de extensão interligados ao ponto principal.

Fundamentação Legal: Arts. 29, 30, 31 da Resolução nº 488/2007.

Comparativo TV’s por assinatura

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), hoje no Brasil existem pelo menos 14,3 milhões de domicílios com TV por assinatura. E esse número continua crescendo a cada ano.

A maior parte das assinaturas se encontra na região Sudeste, que reponde por 64% dos domicílios. Contudo, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste são as que apresentam as maiores taxas de crescimento, com 50,6%, 43,9% e 39,7%, respectivamente. Em se tratando de densidade de assinantes, ou seja, o percentual de domicílios com assinatura em relação ao número total de residências, o Distrito Federal é o campeão, com uma abrangência de 44,2%.

Planos Oferecidos pelas Operadoras

Claro TV

A Claro disponibiliza cinco pacotes principais: TV Mix Digital, TV Top HD Max, TV Light Digital, TV Mix HD e TV Top HD.

Dentro de cada um dos planos, há opções personalizadas, com valores diferenciados, de acordo com o seu perfil de consumidor. A maioria deles diz respeito aos canais de cinema, como Telecine, Max e HBO, e futebol.

NET

A NET é uma das mais antigas e tradicionais operadoras de TV por assinatura do país. A empresa disponibiliza um total de seis planos, sendo quatro deles com conteúdos em HD.

O principal diferencial da operadora é o NET Now. A ferramenta está disponível apenas para os assinantes dos pacotes HD. Além de lançamentos em filmes e séries pagos à parte, disponibiliza conteúdos gratuitos para os consumidores.

Oi

A Oi oferece três planos de TV por assinatura: Start HD, Mix, HD e Total HD.

Os planos têm foco em conteúdo de cinema, como filmes, documentários e séries. Conteúdos relacionados aos canais HBO, Telecine, além de filmes e séries em HD, estão entre os principais atrativos da empresa.

SKY

Entre todas as operadoras, a SKY é a que oferece o maior número de pacotes fixos para os consumidores. No total são 16 opções, sendo sete delas voltadas para conteúdos em HD. Além disso, é possível encontrar pacotes como foco em canais esportivos, por exemplo, além de outros direcionados para o público que gosta de cinema e entretenimento.

Vivo TV

A Vivo oferece quatro planos de TV por assinatura: Super HD, Ultra HD, Ultimate HD e Full HD.

A Vivo possui um serviço de Vídeo On Demand que oferece uma locadora virtual com mais 1,5 mil títulos, sendo 200 deles em alta definição. Acesso a widgets e a redes sociais (Twitter, Facebook e Flickr) são outros diferenciais.

Conclusão

Agora você já sabe quais pontos irão influenciar na resposta à pergunta “quanto custa TV por assinatura”. Mas para escolher o melhor plano de TV por assinatura para sua família, você precisa conhecer a cobertura de cada operadora. Para isso, basta inserir o endereço desejado no Simulador de Cobertura do Explica Telecom. Inicie a simulação abaixo:

  Consulte Cobertura

 

 

Sobre Explica Telecom476 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!