MH Magazine WordPress Theme

Help desk: entenda o que é e como ele pode te ajudar

Não sabe o que é Help Desk? Aqui vamos te falar direitinho o que é e para que ele serve. Vamos te falar também as situações em que ele pode te ajudar. Confira!

help desk O que é help desk?

Help Desk é um termo em inglês que em tradução literal significa balcão de ajuda. Ele se refere a um serviço de atendimento a usuários que procuram ajuda e assistência técnica para a resolução de problemas com informática, telefonia e outros.

Esse serviço apresenta uma grande flexibilidade e, por esse motivo, pode ser feito tanto pessoalmente quanto via telefone. Normalmente, ele é utilizado para centralizar o recebimento de solicitações, reclamações e pedidos de ajuda dos clientes.

Ele recebe diversos outros nomes, como SAC, Central de Serviços ou Service Desk, que possui uma abrangência um pouco maior. Apesar de haver algumas peculiaridades que podem diferenciar cada um desses atendimentos, o foco central de todos eles é o mesmo: resolver os problemas dos usuários.

Este serviço é dividido em basicamente três níveis de atendimento:

  1. Solucionar e direcionar: a pessoa destinada a solucionar os problemas faz isso fornecendo informações e esclarecimentos. Os responsáveis por direcionar, recepcionam o problema, registram os detalhes e encaminham para a área apropriada.
  2. Aqui fica uma equipe com mais conhecimentos sobre o problema. Para tentar solucionar o que não foi possível no nível 1.
  3. Neste nível você encontra os especialistas. Eles são bem mais capacitados que os profissionais encontrados nos níveis anteriores. Podem ser fabricantes ou desenvolvedores de algum software hardware, consultores contratados ou outros profissionais especializados.

Como instalar aplicativos: aprenda agora para Android e iOS


Como o Help Desk pode me ajudar?

O Help Desk pode facilitar a sua vida porque com ele você pode poupar uma viagem até uma assistência técnica. Você consegue resolver o seu problema e tirar suas dúvidas sem precisar sair de casa.

Algumas assistências voltadas para produtos de informática, por exemplo, conseguem acessar o seu computador remotamente e solucionar alguns problemas sem que você precise levar o seu produto até uma loja especializada ou receber um técnico em casa.

Este tipo de serviço também é muito útil para orientar qual ajuda externa o cliente realmente precisa procurar. Caso a equipe do Help Desk não consiga solucionar o problema ou não seja de sua alçada, eles vão conseguir te indicar qual o melhor caminho a tomar e quem procurar para que tudo se resolva o mais rapidamente possível.

Por que as empresas devem ter um Help Desk?

É muito importante para uma organização oferecer esse tipo de serviço pois ele é uma ponte direta de contato com os clientes. Através dele, a empresa consegue gerar uma sensação de confiabilidade em seus clientes, pois eles saberão que aquela empresa é capaz de resolver qualquer problema que ele possa vir a ter com um produto adquirido.

Agora você já sabe a quem recorrer quando tiver algum problema com um produto ou serviço: ao Help Desk!

Quer saber como você pode economizar a bateria do seu notebook? Confira nosso artigo, você encontrará diversas dicas ótimas!

 

Sobre Explica Telecom 361 Articles

Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!