O que é on demand? Entenda como funciona e conheça as principais plataformas

o que é on demand

Certamente você já deve ter utilizado algum serviço on demand ou conhece alguém que tenha.

Mas você sabe exatamente o que é on demand?

Nós explicamos pra você!

O que é on demand?

On demand quer dizer “sob demanda“, ou seja, é algo que funciona baseado na necessidade e/ou na encomenda de alguém.

Os serviços on demand, geralmente requerem uma assinatura mensal ou anual, ou pelo menos um cadastro feito pelo titular ou portador do serviço.

Na maioria das vezes, o cliente deve primeiramente registrar-se no site ou aplicativo e escolher seu tipo de conta (grátis ou premium) para começar a usufruir do serviço.

Após fazer o login na plataforma, vários conteúdos/serviços são exibidos e você pode escolher qual deles deseja e acessá-los imediatamente, como acontece na Netflix, por exemplo.

Leia também:

Tipos de serviços on demand

Existem vários tipos de serviços on demand, como de hospedagem, transporte, alimentação, vídeo, música e outros.

Assistir a filmes que acabaram de sair do cinema ou não sempre foi possível com os canais pagos. Mas a diferença do serviço on demand é justamente a possibilidade de escolher o que quer ver ou receber, na hora desejada.

Um bom exemplo disso é que antes um assinante de TV paga só conseguia assistir aos filmes que estavam na programação dos canais. Hoje, as próprias operadoras de TV já possuem plataformas de vídeo on demand, para que o assinante escolha o filme que deseja assistir, quando e onde quiser.

Resultado de imagem para alugando filmes gif

Um vantagem das plataformas online de serviços on demand é a facilidade de acessar ao conteúdo/serviço que você deseja, sem precisar sair de casa.

Apesar de também ser um serviço baseado na demanda do cliente, a locadora de vídeo tradicional, por exemplo, perde muito quando comparada às plataformas online de video on demand.

Antes, se alguém quisesse alugar um filme, teria que dirigir-se até uma locadora,  passar longos minutos dentro dela: escolhendo o filme, aguardando na fila para alugar e pagar e só depois poderia levar o título desejado para casa.

Principais plataformas de serviços on demand no Brasil

Plataformas de vídeo on demand

 Netflix, NOW, Oi Play, TV On e YouTube são plataformas de video on demand via streaming que permitem que os usuários assistam a filmes, séries, documentários e outros conteúdos a qualquer momento e em dispositivos como smartphones, SmarTVs, notebooks, tablets e afins.

Plataformas de música on demand

Deezer, Spotify e Vivo Música by Napster são plataformas de música on demand que permitem aos usuários ouvir música online ou offline em dispositivos como smartphones, SmarTVs, notebooks e tablets.

Plataformas de transporte, alimentação e hospedagem:

Uber Cabify são plataformas que oferecem serviços de transporte. Por meio delas, o usuário solicita a qualquer momento e online um motorista particular.


Ifood e HelloFood permitem que o usuário verifique restaurantes e demais estabelecimentos que atendem em sua localização, além de permitirem que ele solicite online a entrega.


 Airbnb é um outro exemplo de serviço on demand, mas voltado para hospedagem. Através do site ou aplicativo, o usuário consegue entrar em contato com pessoas que disponibilizam suas casas para aluguel por temporada e afins.

Conclusão

Podemos dizer que serviços on demand são muito mais do que serviços… são verdadeiras soluções que mudaram radicalmente (e pra melhor) a vida de todas as pessoas que os utilizam.

Caso você ainda não tenha utilizado, fique de olho nas novidades e experimente novas possibilidades.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido as suas dúvidas sobre o que é on demand. Esse assunto ainda será muito abordado aqui no Explica Telecom.

Se você gosta muito de filmes e séries, veja os 10 serviços de streaming de filmes que você precisa conhecer.

Até breve! 😉

Sobre Explica Telecom 378 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!