TV streaming: conheça essa tecnologia

tv streamingPara entender o que é tv streaming, vamos te explicar melhor o que é a tecnologia streaming, quais serviços podemos usufruir com essa tecnologia e como ela funciona.

Também vamos te apresentar alguns serviços de streaming das principais operadoras e te ajudar a encontrar um que combine com você.

O que é streaming?

Streaming é uma forma de consumir conteúdo online. Ele serve tanto para vídeo, quanto para música. No primeiro caso, os dois principais exemplos são o YouTube e a Netflix. Já para streaming de áudio, a plataforma mais conhecida é o Spotify. Certamente você já ouviu falar sobre eles, certo?

Para você entender melhor, o termo streaming, em inglês, significa córrego que faz alusão à fluxo. Mas que tipo de fluxo seria esse? Fluxo de dados ou conteúdo multimídia. O streaming foi criado para melhorar a usabilidade de quem quer consumir conteúdo online. Com ele é possível assistir a filmes, séries, programas de esporte, sem precisar fazer download do conteúdo.

Streaming x TV Everywhere

Existe também um outro conceito chamado “tv everywhere”, ou tv em todo lugar, no qual o cliente de TV por assinatura pode ver os conteúdos em outros aparelhos além da TV. Esse serviço é apenas mais uma forma de assistir aos conteúdos. As condições variam de acordo com cada operadora.

Ficou mais claro? Continue a leitura para entender mais.

Tipos de streaming

Operadoras

Algumas operadoras oferecem serviços de streaming em seus pacotes. Vale a pena conhecer quais são:

  • o VID + da Algar é uma ótima opção de serviço streaming. O plano possui duas opções: o “básico” e o “ideal”. Ambos permitem que o cliente assista aos conteúdos quando quiser e de onde estiver. Os preços dos planos são bem acessíveis e a programação de conteúdo é bem farta.
  • Now: a programação da operadora Net pode ser acessada também por outros dispositivos que não só a TV. Os assinantes têm acesso a programas dos canais que fazem parte do pacote contratado, sem custo adicional.
  • Vivo Play: o serviço não se limita apenas aos clientes da operadora Vivo. Ele está disponível para qualquer consumidor mediante assinatura mensal. É necessária  conexão de banda larga com velocidade recomendada igual ou superior a 2 Mbps.
  • Oi Play: é o portal de conteúdo online da Oi com programação bem diversificada. É um serviço disponível para clientes Oi Tv e para quem possui banda larga Oi, a partir de 5 Mega. Existem três tipos de planos que variam conforme as necessidades dos consumidores. Vale destacar que esse serviço também é ofertado para não clientes, falaremos mais abaixo sobre isso.
  • Claro Vídeo: a operadora Claro disponibiliza de forma gratuita para clientes dos planos pós-pago, controle e pré-pago (com promoção semanal contratada e ativa) filmes, séries, shows, desenhos e documentários em formato de assinatura, aluguel ou compra. Ou seja, você pode assinar um pacote fixo por mês ou consumir apenas o que achar interessante, no estilo pay-per-view.

Canais

Muitos canais popularmente conhecidos, possuem serviços de streaming. Vamos citar alguns:

  • Telecine Play: o Telecine Play é o serviço de vídeo sob demanda dos canais Telecine. O cliente pode assistir filmes que já estrearam nos canais da rede – Cult, Fun, Action, Pipoca, Premium e Touch –  na hora que quiser. O serviço está disponível apenas para assinantes do pacote Telecine, ou seja, você precisa ter, antes de tudo, uma assinatura de TV a cabo. Tem também o Telecine On Demand ou Telecine On, um serviço de locação de filmes que garante que o consumidor assista toda a programação do Telecine.
  • HBO Go:  O HBO Go funciona de forma muito parecida com o Telecine. Ele oferece para os clientes conteúdos disponíveis nos canais da rede HBO. Ele também é exclusivo para assinantes de alguma tv por assinatura que tenha o canal HBO.
  • TNT Go e Space Go: os dois serviços, que têm sites e aplicativos distintos, trazem filmes e séries da grade do TNT, TNT Séries e Space, bem como a transmissão da programação dos canais em tempo real. O conteúdo é gratuito para clientes de operadoras de TV por assinatura, que possuem o canal na programação.
  • App da Fox: como o nome adianta, reúne conteúdos dos canais Fox, como Fx, NatGeo e Fox Sports, disponibilizando programas de variedades e séries famosas. Está disponível para assinantes de TV paga que tenham acesso aos canais do grupo.

Streaming sem TV

Algumas operadoras oferecem serviços de streaming sem exigir do cliente que ele pague pelos serviços de TV.

Mas como assim? Por exemplo, a Oi, em seu pacote de serviços chamado “Oi Total Play”, oferece internet de 15 Mega, fixo ilimitado e conteúdo online de alguns streamings. Ou seja, ela não exige que o cliente contrate seus serviços de TV para desfrutar do streaming que oferece.

A Claro também é outra operadora que disponibiliza o “Claro Vídeo” para pessoas que se interessarem mesmo que não sejam clientes, pagando uma assinatura mensal.

A Vivo, como já falamos, oferece o “Vivo Play” para quem não é cliente da operadora, você pode adquirir o serviço à parte, pagando apenas por ele.

Se interessou pelo streaming?

Para desfrutar dessas maravilhas do streaming você precisa ter bons gigas de internet para não sofrer decepções quando estiver assistindo sua programação. Para isso, você precisa descobrir qual a cobertura de internet das operadoras na região de seu CEP:

  • Acesse nosso verificador de cobertura;
  • Veja se o endereço do mapa é o mesmo para onde você deseja saber a cobertura. Ajuste seu endereço, se necessário;
  • Clique em verificar cobertura;
  • Escolha se quer pesquisar os serviços para casa ou empresa;
  • Selecione as operadoras de seu interesse e preencha o formulário;
  • Aguarde uma ligação gratuita.

Confira junto à sua operadora se ela possui esse tipo de tecnologia. Se você não é cliente de alguma delas mas quer se tornar, aproveite a ligação de nossos atendentes para conhecer mais sobre os serviços e adquirir aquele que combina com você.

Conclusão

Deu para entender que com este serviço você pode assistir a filmes, séries na TV (e em outros dispositivos) e muito mais sem precisar fazer download, o acesso é instantâneo. Você está no controle da programação. É tudo muito prático e rápido.

Não se esqueça de verificar a cobertura em sua região!

Boa sorte!