Suporte técnico em informática: o que é e como saber se você precisa?

Suporte Técnico em Informática

Você já ouvir falar em Suporte Técnico em informática? Pode até ser que ainda não, mas posso garantir que você conhece várias pessoas que poderiam aproveitar (e muito!) esse serviço. Quem sabe é você quem está precisando?

Entenda como funciona, conheça os fornecedores e veja quando contratá-lo.

O que é suporte técnico em informática?

Ao contrário do tipo de suporte técnico que conhecemos, o Suporte Técnico em informática atende ao usuário (ou seja, você) e não o equipamento.

Esse serviço também é conhecido como help desk e oferece suporte de nível básico para quem tem dificuldade em utilizar equipamentos eletro-eletrônicos. Os serviços mais comuns são:

  • Instalação de equipamentos  como impressora, teclado e equipamento de fax;
  • Configuração de sistemas e programas como antivírus;
  • Orientações básicas na utilização de equipamentos de informática;
  • Resolução de problemas técnicos para  assegurar o bom funcionamento e utilização de computadores.

Para ficar mais claro veja a diferença entre Suporte Técnico e Suporte Técnico em informática:

Suporte Técnico

Suporte Técnico em Informática

ClientesPessoas com computadores, ou demais aparelhos eletrônicos, estragados, sendo necessário trocar ou consertar peças.Pessoas com dificuldade ou com dúvidas de como utilizar computadores e demais aparelhos eletrônicos.
Tipo de atendimentoCliente leva o computador ou celular para a assistência e espera o conserto.Atendimento online, pelo telefone ou presencial para solucionar dúvidas e dar instruções sobre o que fazer em diferentes situações.
Quando solicitarQuando os dispositivos estiverem com dano físico. Ex: Computador ou outro dispositivo não liga, peça estragada, tablet caiu e não funciona mais, etc.Quando estiver com dificuldade de utilizar ou problemas nos dispositivos (celular, tablet, GPS, etc).

Ex: configuração do celular não funciona, aplicativo não quer instalar, vírus no computador e etc.

Tempo de atendimentoO conserto de um computador ou tablet pode demorar meses.O atendimento é feito instantaneamente e estará finalizado em minutos.

Suporte técnico em informática

Quais empresas prestam suporte técnico em informática?

Normalmente grandes empresas oferecem esse serviço como um serviço de valor agregado.

Ou seja, você contratar um plano de internet, por exemplo, e pode solicitar o suporte de informática por um valor extra em forma de assinatura mensal. Esse modelo é mais comum na e contratação pelas operadoras.

Confira as principais  empresas que vendem suporte técnico em informática:

  • Solutions One com o Assist One Basic e Assist One Advanced;
  • Operadora Oi com o Suporte Computador;
  • Operadora Vivo com o Meu Guru;
  • Terra com o Terra Essenciais;
  • UOL com o UOL Assistência Técnica.

Como saber se eu preciso de suporte técnico em informática?

Você tem muita dificuldade de utilizar o computador e demais aparelhos eletro-eletrônicos?

Esse serviço pode ser ideal para você. Faça um teste e descubra se você precisa de  suporte técnico em informática:

  • Tem resistência para utilizar o computador?
  • Ao tentar realizar uma ação que ainda não conhece, você enfrenta dificuldade?
  • Pedir ajuda para amigos e familiares para utilizar o computador é algo comum?
  • Apesar de ser comum, você não se sente confortável pedindo ajuda várias vezes?
  • Você iria adorar ter um profissional à disposição para ajudar com todas as dúvidas de informática?

Respondeu sim para alguns  itens acima. Então você é um belo candidato para contratar suporte técnico em informática. Agora, conheça 4 dicas para escolher a melhor assistência.

Sobre Explica Telecom469 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!