Como ativar o roaming em seu celular e falar de qualquer cidade do país

como ativar o roaming

Chamamos de roaming a utilização de seu celular fora da cobertura contratada. Independente se sua operadora tem serviço ou não no local de origem. Se você mora em Belo Horizonte (31) e viaja para Montes Claros (38) por exemplo, já podemos considerar como roaming nacional.

Seguindo o exemplo, se sua operadora possui cobertura em Montes Claros, automaticamente você consegue fazer ligações e receber, sem interrupções. Mas e quando a sua operadora não cobre o local de origem? Isso você só vai descobrir consultando a sua operadora e/ou a consulta de coberturas de nosso blog.

Saiba como ativar o roaming nacional, também fora de sua cobertura e continue se comunicando constantemente pelo celular em suas viagens.

Como ativar o roaming?

A ativação do roaming para trânsito em cidades de cobertura da mesma operadora não é necessária. Essa ativação será feita quando você for para um local onde sua operadora não presta serviço de sinal.

Nestes casos, você usa a cobertura de uma outra operadora parceira. O que muda entre uma e outra é a parceria estabelecida, a tarifação e a disponibilidade.

Veja como ativar o roaming e como utilizar nas operadoras:

Algar Telecom

Roaming de voz: Para a ativação do roaming de voz, basta fazer a configuração de APN da Algar em seu celular. Os clientes da Algar Telecom podem efetuar ligações, fora da sua área de cobertura, em todo o local onde as operadoras parceiras possuem cobertura no Brasil. Nessa configuração não é necessário informar qual é a operadora visitada.

Roaming de dados: os pacotes de dados da Algar Telecom já permitem o uso em roaming. As opções de planos pós-pagos da operadora possuem pacote de dados.

Claro

Roaming de voz: para locais sem cobertura da Claro, basta fazer a configuração no aparelho (localização de nova rede) e falar pela rede da operadora parceira. Essa localização de nova rede é feita no menu configurações do seu celular. Também não é necessário selecionar qual a operadora visitada.

Roaming de dados: Fora da rede Claro, o roaming de dados não permitido.

Nextel

Roaming de voz: Também é permitido o uso de roaming fora da cobertura, onde o cliente consegue utilizar discando o código 99 antes do número.

Roaming de dados: os pacotes de dados da Nextel permitem o uso em roaming em consumo de excedentes. Ou seja, se você possui 2 GB de franquia, ela não estará disponível em roaming. Assim, sua velocidade em roaming será reduzida.

Oi

Roaming de Voz: A operadora considera a legislação da Anatel, em que o roaming fora da cobertura é obrigatório para cidades com menos de 30 mil habitantes. O cliente consegue fazer e receber ligações pela rede de operadoras parceiras.

Roaming de dados: O uso de dados fora da rede Oi não é permitido.

TIM

Roaming de voz: O cliente TIM pode fazer e receber ligações com o seu plano. O serviço é ativado automaticamente, mas se for cliente pessoa física, paga uma taxa de deslocamento. A operadora também considera a legislação da Anatel.

Roaming de dados: Fora da rede TIM, o roaming de dados não é ativado.

Vivo

A operadora Vivo não possui nenhuma alternativa para roaming de voz e/ou dados fora de sua cobertura.

Afinal, quanto custa o roaming?

Cada tipo de roaming tem uma tarifação. Cada operadora possui também as suas tarifas por minuto.

Roaming de outra cidade com o primeiro dígito do DDD igual ao da área de registro

Se o cliente está registrado na área 31 e está em uma cidade com DDD 3X, em todas as operadoras consultadas, exceto a Algar Telecom e TIM, os minutos são tarifados como excedentes locais. O cliente não paga para receber ligações em nenhum caso.

Roaming de outro estado, com o primeiro dígito do DDD diferente ao da área de registro

Se esse mesmo cliente está em um DDD, fora de MG (31 a 39), em todas as operadoras ele consome dos minutos excedentes e é cobrado o VCA (valor de chamada adicional), onde ele paga um adicional por cada minuto em ligação. Ele também é tarifado por receber ligações.

Claro, Nextel, Oi, TIM e VIVO oferecem pacotes de minutos para esse roaming.

Os clientes Algar Telecom pós-pago já tem em seus planos disponíveis a franquia de minutos para roaming de outro estado.

Roaming internacional

O cliente fora do país de registro precisa consultar a tabela que cada operadora possui com os países onde será possível ele utilizar a rede. Esse roaming precisa ser ativado com a central de atendimento das operadoras e tem um custo superior a qualquer roaming nacional.

Considerando que VC1 é o valor da tarifa local, considere a tabela a seguir, para analisar como é feita a cobrança desse roaming, para quem não possui um pacote de minutos em viagem:

 Área Registrada   Em outra cidade   Em outro estado  Em outro país
Tarifa VC1 VC2 VC3 + VCA VC4
Mudança no código 31 31 a 39 X1 a X9 Código Internacional
Paga pelo recebimento de ligações? Não Não Sim Sim
Debita dos bônus? Sim Não Não Não

*As informações comerciais foram consultadas em cada operadora em 13/04/2017, estando sujeitas à alterações.

LEMBRE-SE: quando a operadora oferece sinal de parceira, essa disponibilidade se estende por onde essa parceira possui sinal. Por exemplo: Se você é cliente da operadora X e a mesma tem parceria com a operadora Y, você vai poder falar em todo o território de cobertura ou X ou Y.

Se você precisa usar o celular em outras cidades, estados ou até mesmo país, já sabe como cada operadora poderá atendê-lo. Aproveite a oportunidade para consultar a cobertura de seu endereço.

Ah, e se esquecemos de alguma operadora, é só mandar que atualizamos o post para ficar ainda mais completo para você!

Sobre Explica Telecom 378 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!