MH Magazine WordPress Theme

Como comparar planos de celular?

Como comparar planos de celular?Antes de contratar um novo plano móvel, sempre bate aquela dúvida: como comparar planos de celular e saber qual deles será o melhor para você? São várias operadoras, tipos de planos, opções, ofertas… A tarefa de encontrar o plano perfeito pode ser desesperadora.

O pior de tudo é acabar com um plano que não tem nada a ver com o seu perfil e que vai te fazer gastar mais dinheiro. Ou ainda perder ofertas e benefícios que deixariam o seu dia a dia mais prático.

Por isso, decidimos criar este artigo com dicas imperdíveis para você saber como comparar planos de celular e tudo o que você deve pesquisar.

Vamos lá!

Como comparar planos de celular?

1 – Saiba quais são suas necessidades

Em primeiro lugar, se você ainda não sabe, existem alguns tipos de planos móveis:

  • Plano Controle
  • Plano Pós-pago
  • Plano Pré-pago

Saiba mais no artigo: Controle, pré pago ou pós pago: o que são e qual desses tipos de plano é melhor pra você?


É necessário que você entenda todas as suas necessidades do dia a dia para já ter em mente qual tipo de plano deverá contratar.

Por isso, pegue um papel e uma caneta e anote algumas informações como:

  • você usa muito a internet do celular durante o dia?
  • você faz muitas ligações?
  • você precisa mandar muito SMS?
  • e outras atividades específicas da sua rotina.

Quando tiver uma ideia sobre isso, você saberá qual tipo de plano precisa contratar e ainda terá já uma base para os próximos passos:

2 –  Internet

Como o uso da internet é muito importante para grande parte da população, é necessário definir que tipo de rede de dados você precisa: 3G ou 4G.

Você deverá pensar nos seus costumes e sua rotina para saber qual delas vai escolher. Além disso, precisa ver quais redes o seu aparelho de celular suporta.

Também é importante verificar as velocidades das operadoras. Separamos abaixo a velocidade de download das principais operadoras do Brasil, confira:

Velocidade
Operadoras Download
3G 4G
Claro 3,91 Mb/s 27,45 Mb/s
Vivo 3,39 Mb/s 21,29 Mb/s
Oi 2,63 Mb/s 14,61 Mb/s
TIM 3,46 Mb/s 12,05 Mb/s
 *Pesquisa feita em Jan/2017
Definido isso, você já pode começar a pesquisar os planos que ofereçam o tipo de rede que você quer (3G ou 4G), e os pacotes de dados que irão suprir suas necessidades. Se ainda tiver dúvidas, confira no seu plano atual qual é a sua média de gasto de dados por mês, assim conseguirá ter uma base para escolher.
Compare os planos e veja qual deles te dará o máximo de internet possível pelo custo mais justo.

3 – Minutos e Ligações

Apesar de hoje em dia passarmos o maior tempo utilizando a internet, não podemos nos esquecer da função principal do celular: fazer e receber ligações.

Por isso, é importante que você saiba informações como:

  • quantas ligações precisa fazer por dia;
  • se precisa fazer ligações locais ou para todo o Brasil;
  • quantos minutos costuma gastar em cada ligação;
  • se precisa fazer ligações para números fixos além de números móveis;
  • dentre outras!

Assim, já fica mais fácil saber o que você precisa e comparar quais planos e quais operadoras estão oferecendo os minutos e ligações que mais se adequam às suas necessidades, dentro do melhor valor para o seu bolso.

4 – Valores

Falando em bolso, não se esqueça de comparar os valores dos planos que possuem os serviços que você quer. Afinal de contas, tudo o que você escolheu e definiu até aqui tem que caber no seu orçamento.

O ideal aqui é escolher, dentro do que você pode pagar, o plano que irá te trazer mais vantagens e menos dor de cabeça. Coloque tudo na balança e ache o plano ideal.


Veja tudo que você precisa saber para escolher sua Operadora de telefonia móvel


5 – Serviços extras

Além dos serviços básicos que estão disponíveis em todos os planos de celular, os benefícios extras também são interessantes e podem pesar na sua escolha.

Algumas operadoras oferecem serviços como:

  • acesso a aplicativos de música e vídeo;
  • pacotes com torpedos gratuitos;
  • acesso gratuito (sem descontar dos dados) a algumas redes sociais, como o Whatsapp e Facebook.

Então quando for comparar os planos das operadoras, pense nesses detalhes. Talvez, algum benefício desses irá fazer a diferença para você e poderá até te fazer economizar no valor do plano.

Um exemplo: se você acessa muitas redes sociais no seu 3G, talvez possa contratar um plano que ofereça acesso grátis a elas e contratar menos pacotes de dados, barateando sua conta no final do mês.

6 –  Verificar a Cobertura

Por último, mas não menos importante, é saber se a operadora que você gostou possui cobertura na região que você vive e nos lugares que você costuma frequentar. Não adianta nada contratar um plano cheio de minutos grátis, mensagens e dados de internet, se você não vai conseguir usá-los!

Mas como saber a cobertura?

Simples: basta usar o Verificador de Cobertura e encontrar no mapa cada operadora que oferece serviço de telefonia móvel na sua região.

Agora você já sabe como comparar planos de celular e está apto a contratar o melhor plano para seu perfil. Verifique a cobertura na sua região e boa escolha!

  CONSULTAR COBERTURA!

 

Sobre Explica Telecom 361 Articles

Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!