TVs por assinatura – entenda cada tecnologia e saiba escolher

tvs por assinatura

Existem dois tipos de TVs por assinatura. A primeira tecnologia é cabeada e a segunda é via satélite. Antes de escolher qual operadora contratar, você precisa saber o tipo de tecnologia utilizada em cada uma. Confira abaixo mais informações e não tenha dúvida ao contratar.

TVs por assinatura a cabo

A tecnologia da TV a cabo funciona da seguinte maneira:

  • Através de um satélite, os canais são enviados das Programadoras (responsáveis pelos canais) para as Operadoras ( que transmitem a programação );
  • Em seguida, as Operadoras enviam os dados para sua casa via cabo.

Como você pode perceber, apesar de ser chamada de TV a cabo, parte da etapa desse tipo de tecnologia também é feita via satélite. O que muda é a forma com que a programação chega na sua casa.

TVs por assinatura via satélite

Também conhecido como “Direct To Home” (direto para a casa), o processo para a programação chegar até a sua casa é o seguinte:

  • As programadoras enviam informações às Operadoras via satélite;
  • As Operadoras enviam os dados para sua casa também através de um satélite.

O que determina a qualidade dessa tecnologia

Qual satélite é utilizado

Os principais satélites de transmissão são: Amazonas 3, NSS-806, C2, SES-4, SES-6, IS-805, IS-1R e C3. Cada operadora utiliza um ou mais satélites e, acredite ou não, isso pode influenciar na qualidade da imagem da sua TV.

Quantidade de transponders

Transponder é o conjunção de dois termos de elementos técnicos: transmitir e responder. Recebe sinais provenientes da Terra em uma frequência específica, os amplifica e converte para outra frequência, retransmitindo de volta para a Terra. Quanto maior a quantidade de transponders do satélite, melhor será a qualidade de imagem da sua TV.

Tipo de compactação de imagem

Com a compressão digital, um satélite típico pode transmitir cerca de 200 canais. Sem a compressão digital, ele pode transmitir apenas 30 canais. Por isso, o tipo de compactação precisa ser avaliada com muito cuidado: não pode compactar muito para não ficar com a imagem ruim, mas também não pode deixar o arquivo grande demais e diminuir a quantidade disponível.

Conheça mais detalhes de cada tecnologia.

Qual tecnologia utilizada em cada operadora?

Oi TV

O serviço de TV por assinatura da Oi é feito, principalmente, via satélite. O satélite da empresa é o SES-6, o mais novo entre todos os satélites de transmissão. Ele possui 28 transponders, o que possibilita a Oi oferecer vários canais e impede que o mau tempo influencie no sinal. As imagens da Oi são oferecidas em MPEG 4, um tipo de compactação que faz com que o som e imagem sejam de melhor qualidade. Esse tipo de compactação faz com que os canais normais fiquem com qualidade próximo à HD.

Além da tecnologia via satélite, a OI TV possui também serviço de TV a cabo. A TV a cabo da Oi é oferecida por fibra ótica. A fibra proporciona troca de canais instantânea, a alta velocidade da internet proporciona uma navegação veloz pelos aplicativos disponíveis no sistema da Oi Fibra. Com ela, você tem acesso a notícias, rádio e redes sociais, além de conteúdo pago, como uma espécie de locadora virtual. A grade de canais da fibra é igual ao oferecido aos clientes do satélite.

Conheça mais sobre a TV por assinatura da Oi.

TV Algar Telecom

A Algar Telecom também possui dois tipos de TV por assinatura. A primeira é via satélite e a segunda é via cabo. O serviço de TV via satélite da Algar Telecom utiliza o satélite Amazonas 4A, que também já foi utilizado pela Oi e atualmente é utilizado pela Vivo TV. Ele possui 24 transponders, o que possibilita a Algar oferecer boa quantidade de canais, qualidade e estabilidade de sinal.

Já a tecnologia via cabo da Algar Telecom oferece os mesmos canais e com o mesmo preço do plano de TV por assinatura na tecnologia satélite. A principal vantagem desse serviço é a estabilidade, pois o sinal não é impactado pelas condições climáticas. A partir do segundo semestre de 2017 a TV a cabo da Algar Telecom será contemplada com uma nova tecnologia de fibra ótica que irá melhorar ainda mais esse serviço.

Conheça mais sobre a TV por assinatura da Algar Telecom.

Vivo TV

A Vivo oferece TV por assinatura em várias modalidades: um deles é via satélite, herança da antiga “Telefonica” e que usa os satélites Amazonas 1, 2 e 3; o VIVO Fibra que traz uma grade completa de canais e tecnologia de ponta. O único ponto negativo é a baixa disponibilidade a nível nacional; e por último os pacotes da antiga GVT TV e sua base via satélite.

A composição dos pacotes de TV pode variar conforme a tecnologia utilizada.

Conheça mais sobre a Vivo TV.

NET TV

A NET é uma das mais antigas e tradicionais operadoras de TVs por assinatura do país.  A Net oferece TV por assinatura tanto via satélite quanto via cabo. A tecnologia via cabo da NET tem uma limitação de atendimento, pois está disponível somente nas grandes captais brasileiras. Entretanto, essa operadora oferece um serviço de muita qualidade. Já foram transmitidos eventos 3D, como a final da UEFA Champions League e os Jogos Olímpicos de 2012. Atualmente, as transmissões 3D são exclusivas no NET Now. Também está disponível transmissões com tecnologia 4K. O primeiro exemplo foi  um jogo da Copa do Mundo FIFA de 2014. Esse serviço é exclusivo para clientes com equipamento NET ULTRA HD e televisão 4K.

Claro TV

A Claro TV oferece serviço de TV por assinatura via satélite. Seu satélite StarOne C2 possui 16 transponders. Porém, a Claro TV investiu no lançamento de um novo satélite, o StarOne C4, o que aumentou a qualidade do serviço oferecido. A compressão de imagem utilizada é o MPEG-2 para canais em definição padrão e MPEG-4 para alta definição.

Conheça mais sobre a Claro TV.

Conclusão

Todas as empresas citadas acima apresentam boa qualidade de TV por assinatura e a contratação de qualquer uma delas seria uma boa opção para sua família.  Verifique a cobertura para sua cidade e contrate a melhor opção para você.

* Informações comerciais sujeitas a mudanças após a data deste post.

Sobre Explica Telecom469 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!