Vantagens e desvantagens de criar um site gratuito

site-gratuitoCriar um site não é mais um bicho de sete cabeças. As plataformas prontas e gratuitas estão cada vez mais ganhando espaço no mercado devido à facilidade do manuseio e investimento inicial inexistente. Entretanto, criar um site gratuito também possui desvantagens que podem ser prejudiciais para a imagem do seu negócio.

Quer saber mais? Neste artigo apresentaremos as vantagens e desvantagens de se criar um site gratuito na internet. Acerte na escolha e divulgação do seu negócio com qualidade e conquiste boas vendas. Vamos lá!

Fazer um site sem dor de cabeça, é possível?

Vantagens

É grátis e não possui mensalidade

Esta é, sem dúvidas, a principal vantagem dos serviços prontos e sem custo.

As plataformas gratuitas são ideais para quem deseja um site, mas não possui o orçamento necessário para investir em ferramentas avançadas e personalizadas. É também uma excelente pedida para quem não quer lidar com agências e/ou freelancers durante todo o desenvolvimento e manutenção do site.

Devo contratar um freelance ou uma plataforma de criação de sites?

Dispensa conhecimentos técnicos

Isso mesmo, não é necessário entender de programação! Você precisa apenas saber qual é o objetivo do site e organizar todo o material que deseja divulgar na internet.

Estas plataformas possuem um painel de fácil manuseio, permitindo que você mesmo crie, edite e publique informações sempre que desejar. E, claro, sem pagar nada por isso!

Domínios e hospedagens grátis

Os serviços são online, o que não necessita de hospedagem. Com isso, os domínios não possuem custo algum se tornando outra vantagem para quem deseja criar um site totalmente gratuito.

Desvantagens

Limitado

Por ser tratar de um site gratuito, os serviços são limitados.

Você não terá acesso aos mesmos recursos oferecidos nas versões pagas, como por exemplo, personalizar ou adicionar um tema que não esteja disponível na versão gratuita. Desta forma, você irá utilizar temas padrões e comuns aos demais usuários das plataformas.

Domínios padrões

Embora você não precise pagar por domínios e hospedagens conforme citado anteriormente, você terá o nome do seu site de acordo com o nome da plataforma em questão. Por exemplo, seusite.wix.com ou seusite.webnode.com.br.

Erros

Ao utilizar um serviço gratuito você corre o risco do site sair fora do ar e o seu negócio ficar à mercê do retorno da plataforma. Já em um serviço pago, é possível ligar para a empresa contratada e solicitar a solução imediata.

Você precisará de tempo

Pode parecer ser fácil o manuseio, mas nós sabemos que tempo é dinheiro e cada segundo faz uma grande diferença no mundo dos negócios. Nas plataformas gratuitas você precisará entender o funcionamento de cada recurso para realizar todos os ajustes necessários, formatação e design sempre que necessário.

Propagandas no seu site a qualquer momento

As plataformas disponibilizam o seu site de forma gratuita, mas em contrapartida possuem a permissão para exibir anúncios de parceiros em todas as suas páginas.

Qual opção devo escolher para o meu site?

Se você não possui investimento inicial para a criação de sites, as plataformas gratuitas são ideais para atender à sua necessidade de forma imediata.

Mas, se você deseja um site profissional e com a cara do seu negócio, contratar um serviço de hospedagem e criação personalizada é a melhor alternativa.

Quer saber mais sobre criação de sites? Aprenda a criar um site profissional sozinho.

Sobre Explica Telecom469 Artigos
Conteúdo prático e informativo sobre TV, internet e Telefone, sem complicações!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário